Es­cri­tor pu­bli­ca ro­man­ce ins­pi­ra­do em fac­tos re­ais

Jornal de Angola - - CULTURA -

A União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos re­a­li­za, no próximo dia 28, às 17 ho­ras, na sua se­de em Lu­an­da, o lan­ça­men­to da obra “Nel­son Ara­gão”, da au­to­ria de Hendrik Vaal Ne­to, in­se­ri­do nas ac­ti­vi­da­des cul­tu­rais des­ta ins­ti­tui­ção pa­ra ho­me­na­ge­ar Agos­ti­nho Ne­to.

Ba­se­a­do em fac­tos re­ais, o no­vo li­vro de Hendrik Vaal Ne­to, abor­da a re­pres­são co­lo­ni­al e a lu­ta pe­la In­de­pen­dên­cia Na­ci­o­nal.

De acor­do com Luís Fer­nan­do, au­tor do pre­fá­cio do li­vro, “quer em An­go­la, quer em Portugal, es­cri­to­res de, pe­lo me­nos, três ge­ra­ções re­tor­nam, vol­ta e meia, àque­la que pa­re­ce eri­gir-se co­mo uma das fon­tes mais ins­pi­ra­do­ras des­sa ten­ta­ção ir­re­pri­mí­vel dos hu­ma­nos de re­cu­pe­rar pas­sa­dos com dor, al­gu­ma obs­cu­ri­da­de e uma teia mal men­su­ra­da de estórias in­com­ple­tas.”

“Hendrik Vaal Ne­to foi, tam­bém ele, be­ber à nas­cen­te pa­ra dar-nos no­ta fic­ci­o­na­da de uma co­mo­ve­do­ra an­dan­ça ge­ra­ci­o­nal, tí­pi­ca da­que­le ci­clo de re­bel­dia fe­cun­da, vés­pe­ras ten­sas do de­ci­si­vo ano de 1961 com as su­as sa­cu­di­de­las se­quen­ci­a­das em Ja­nei­ro, Fe­ve­rei­ro e Mar­ço”, es­cre­veu o es­cri­tor Luís Fer­nan­do, no pre­fá­cio do re­fe­ri­do li­vro que vai apre­sen­tar na UEA.

Hendrik Vaal Ne­to nas­ceu na ci­da­de da Ga­be­la, na pro­vín­cia do Cu­an­za Sul, a 22 de No­vem­bro de 1944. Fi­lho de fun­ci­o­ná­rio pú­bli­co, co­lo­ca­do em vá­ri­as lo­ca­li­da­des no in­te­ri­or do ter­ri­tó­rio ao lon­go da sua car­rei­ra des­de os anos 30, Hendrik Vaal Ne­to te­ve a pos­si­bi­li­da­de de per­cor­rer An­go­la em to­da a sua imen­si­dão, con­vi­ven­do com a re­a­li­da­de co­lo­ni­al e so­li­da­ri­zan­do-se com as mais so­fri­das. Mas o apro­fun­da­men­to des­sa co­a­bi­ta­ção com as po­pu­la­ções deu-se, so­bre­tu­do, du­ran­te a lu­ta de li­ber­ta­ção na­ci­o­nal, na qu­al par­ti­ci­pou a vá­ri­os ní­veis, tan­to no in­te­ri­or co­mo no ex­te­ri­or do país.

O li­vro “Ga­mal” é fru­to des­sa ex­pe­ri­ên­cia. Ou­tras obras do au­tor são “Va­gue­an­do” (co­lec­tâ­nea de po­e­mas e pro­vér­bi­os an­go­la­nos em lín­guas na­ci­o­nais), “Ro­que” (ro­man­ce de um mer­ca­do de Lu­an­da), “Es­tig­mas Sa­gra­dos” (tex­tos so­bre a lu­ta de li­ber­ta­ção), “Flor de Cac­tos” (po­e­má­rio) e “Ma­ka­la” (ro­man­ce).

KINDALA MA­NU­EL

Au­tor trans­cre­ve fac­tos re­ais em li­vro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.