Lan­gui­nha es­co­lhe jo­ga­do­res

ÚL­TI­MA ELI­MI­NA­TÓ­RIA DO CAN Se­lec­ção Na­ci­o­nal em­bar­ca vi­a­ja quar­ta-feira pa­ra as Ilhas Co­mo­res

Jornal de Angola - - DESPORTO - AN­TÓ­NIO CRISTÓVÃO |

O se­lec­ci­o­na­dor Si­mão Lan­gui­nha anun­ci­ou on­tem, no fi­nal de trei­no re­a­li­za­do no Es­tá­dio da Gló­ria, a lis­ta dos 18 jo­ga­do­res pa­ra o de­sa­fio fren­te às Ilhas Co­mo­res, no próximo dia 1 de Ou­tu­bro na ci­da­de de Mo­ro­ni, re­fe­ren­te à segunda mão da ter­cei­ra e úl­ti­ma eli­mi­na­tó­ria de apu­ra­men­to pa­ra a fa­se fi­nal da 12ª edi­ção da Ta­ça de Áfri­ca das Na­ções (CAN), a de­cor­rer no próximo ano, em Ma­da­gás­car.

Re­al­ce na lis­ta de con­vo­ca­dos pa­ra o mé­dio Fi­e­te dos San­tos, ape­sar de sus­pen­so pe­la Con­fe­de­ra­ção Afri­ca­na de Futebol (CAF), por acu­mu­la­ção de car­tões ama­re­los. Si­mão Lan­gui­nha le­va ain­da os guarda-re­des Nse­sa­ni dos San­tos e Job Ka­ma­lan­dua, os de­fe­sas Adal­mi­ro Pa­che­co, Ca­pi­tão Jo­sé, Ben­gi­no Ben­ja­min, Eu­cli­des Moi­sés, Mi­guel Da­ni­el e Pe­dro Agos­ti­nho, os mé­di­os Or­lan­do Se­ca­li, Abí­lio Con­trei­ras, Abel Si­mão, Fer­nan­do Du­ar­te, Ra­mi­ro Pau­lo, Ma­la­sa Lu­pi­ni e os avan­ça­dos Jel­son Mi­vo, Claú­dio Vi­e­gas e Me­lo­no Da­la.

A Se­lec­ção Na­ci­o­nal se­gue na pró­xi­ma quar­ta-feira à tar­de via Nai­ro­bi, Qué­nia, pa­ra a ci­da­de de Mo­ro­ni, on­de de­ci­de no dia 1 de Ou­tu­bro às 15h00, a qua­li­fi­ca­ção pa­ra a fa­se fi­nal do CAN'2017.

No úl­ti­mo trei­no da se­ma­na re­a­li­za­do on­tem nas ins­ta­la­ções da Aca­de­mia de Futebol de An­go­la (AFA), o téc­ni­co re­par­tiu os jo­ga­do­res em três gru­pos, pa­ra as cor­rec­ções dos mo­vi­men­tos nas jo­ga­das com­bi­na­das de­fen­si­vas e ofen­si­vas e fi­na­li­za­ção.

Lan­gui­nha in­ter­rom­peu vá­ri­as ve­zes os exer­cí­ci­os pa­ra cha­mar aten­ção aos atle­tas, prin­ci­pal­men­te pa­ra cor­ri­gir o po­si­ci­o­na­men­to quan­do a equi­pa na­ci­o­nal es­tá em pro­ces­so de­fen­si­vo, após um ata­que ou con­tra-ata­que rá­pi­do da equi­pa ad­ver­sá­ria.

Pa­ra o che­fe da equi­pa téc­ni­ca dos Sub-17, os ad­ver­sá­ri­os tam­bém têm qua­li­da­de, por is­so os Pa­lan­qui­nhas es­pe­ram en­fren­tar al­gu­mas di­fi­cul­da­des: “As Co­mo­res tam­bém têm os seus atri­bu­tos. Não é um ad­ver­sá­rio qual­quer. A ba­se trei­na em aca­de­mi­as de Fran­ça. Não po­de­mos con­si­de­rar um ad­ver­sá­rio fra­co.”

A Se­lec­ção Na­ci­o­nal vol­ta a tra­ba­lhar na segunda e terça-feira às 9h30, no Es­tá­dio da Gló­ria, já em re­gi­me de con­cen­tra­ção nu­ma uni­da­de ho­te­lei­ra do bair­ro Benfica, an­tes da vi­a­gem pa­ra as Co­mo­res. No as­pec­to clí­ni­co, Agos­ti­nho Cos­ta, mé­di­co da Se­lec­ção Na­ci­o­nal, ga­ran­tiu on­tem no fi­nal do trei­no, que o gru­po es­tá bem de saú­de.

“Os jo­ga­do­res es­tão re­cu­pe­ra­dos. Al­guns se res­sen­ti­ram de do­res de­vi­do à in­ten­si­da­de da pre­pa­ra­ção e o can­sa­ço.”

Ques­ti­o­na­do so­bre a si­tu­a­ção de Ke­vin, mé­dio do In­ter­clu­be, e do la­te­ral Ca­pi­tão Jo­sé (AFA), Agos­ti­nho Cos­ta de­cla­rou que o pri­mei­ro pre­ci­sa de re­a­li­zar al­guns exa­mes mé­di­cos e o se­gun­do es­tá re­cu­pe­ra­do da le­são.

O la­te­ral Adal­mi­ro, Nse­sa­ni (guarda-re­des) e Eu­cli­des (de­fe­sa cen­tral), que fo­ram pou­pa­dos na ses­são de segunda-feira, trei­na­ram on­tem sem pro­ble­mas, en­quan­to Ca­pi­tão fez um tra­ba­lho de fi­si­o­te­ra­pia e Ke­vin as­sis­tiu ao trei­no no ban­co dos suplentes.

O 1º de Agos­to pre­ten­de man­ter o ci­clo vi­to­ri­o­so até ao tér­mi­no do cam­pe­o­na­to, de­pois do triun­fo fren­te ao Por­ce­la­na do Cu­an­za Nor­te, na sua ca­mi­nha­da ru­mo à con­quis­ta do tí­tu­lo da mai­or pro­va fu­te­bo­lís­ti­ca na­ci­o­nal, per­di­do há dez anos.

Jo­ga­do­res e equi­pa téc­ni­ca não me­dem es­for­ços pa­ra o al­can­ce do tão de­se­ja­do tro­féu. O de­sa­fio de sábado com o Des­por­ti­vo da Huí­la, a con­tar pa­ra a 25ª jor­na­da, no Es­tá­dio do Fer­ro­via, e os res­tan­tes cin­co, são im­por­tan­tes pa­ra as as­pi­ra­ções dos ru­bros e ne­gros na com­pe­ti­ção.

“Não exis­te a pa­la­vra der­ro­ta no nos­so di­ci­o­ná­rio. É im­pen­sá­vel vol­tar a per­der na com­pe­ti­ção, por­que com­pro­me­te­ria os nos­sos in­ten­tos”, des­ta­cou o trei­na­dor-ad­jun­to dos mi­li­ta­res, Fi­li­pe N’zan­za, ao Jor­nal de An­go­la.

Uma even­tu­al vitória di­an­te do Des­por­ti­vo da Huí­la gal­va­ni­za o gru­po de jo­ga­do­res pa­ra aqui­lo que são os pro­pó­si­tos da equi­pa na pre­sen­te tem­po­ra­da: “Se ven­cer­mos na Huí­la se­rá ou­ro so­bre azul. Es­ta­mos a tra­ba­lhar uma equi­pa forte e ca­paz de pon­tu­ar no re­du­to dos ad­ver­sá­ri­os.”

De­pois de ter fa­lha­do por le­são o jo­go com o Por­ce­la­na, Gel­son de­ve re­gres­sar à ti­tu­la­ri­da­de fren­te ao plan­tel às or­dens de Ivo Tra­ça, já que es­tá re­cu­pe­ra­do do pro­ble­ma mus­cu­lar. O go­le­a­dor da for­ma­ção mi­li­tar, me­lhor mar­ca­dor do Gi­ra­bo­la com 19 go­los, faz trei­no de gi­ná­sio e cor­ri­das li­gei­ras.

“Se con­ti­nu­ar nes­te rit­mo, pen­so que es­ta­rá em con­di­ções de ali­nhar di­an­te do Des­por­ti­vo. Nes­ta fa­se do cam­pe­o­na­to, per­der um jo­ga­dor com as ca­rac­te­rís­ti­cas do Gel­son se­ria uma gran­de bai­xa pa­ra a equi­pa”, dis­se Fi­li­pe N’zan­za.

No trei­no des­ta ma­nhã, o téc­ni­co Dra­gan Jo­vic vai in­ci­dir a pre­pa­ra­ção da equi­pa na me­lho­ria dos as­pec­tos téc­ni­cos e tác­ti­cos, no cam­po do ex-RI/20, às 8h00, nu­ma ses­são de trei­no de du­as ho­ras.

An­tes do ar­ran­que da pre­pa­ra­ção, o ti­mo­nei­ro mi­li­tar re­a­li­za a ha­bi­tu­al con­fe­rên­cia de 20 mi­nu­tos, com os jo­ga­do­res no cen­tro do ter­re­no.“É fun­da­men­tal man­ter­mos o diá­lo­go an­tes de ini­ci­ar­mos os tra­ba­lhos, pa­ra abor­dar­mos o pro­gra­ma de pre­pa­ra­ção, bem co­mo os ob­jec­ti­vos a se­rem al­can­ça­dos no cam­pe­o­na­to.Tem si­do a ro­ti­na nor­mal de tra­ba­lho to­dos os di­as.”

O co­man­dan­te do cam­pe­o­na­to de­ve vi­a­jar ama­nhã pa­ra a ci­da­de do Lu­ban­go, no má­xi­mo da for­ça, no in­tui­to de dis­cu­tir os três pon­tos em dis­pu­ta. Fis­sy é a úni­ca con­tra­ri­e­da­de no plan­tel. O de­fe­sa re­cu­pe­ra de uma en­tor­se no tor­no­ze­lo es­quer­do.

JO­SÉ SO­A­RES

Trei­na­dor ex­pli­ca aos atle­tas o po­si­ci­o­na­men­to a as­su­mir nas mo­vi­men­ta­ções

M.MACHANGONGO

N’zan­za ris­ca der­ro­ta do vo­ca­bu­lá­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.