Jornal de Angola

Languinha escolhe jogadores

ÚLTIMA ELIMINATÓR­IA DO CAN Selecção Nacional embarca viaja quarta-feira para as Ilhas Comores

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

O selecciona­dor Simão Languinha anunciou ontem, no final de treino realizado no Estádio da Glória, a lista dos 18 jogadores para o desafio frente às Ilhas Comores, no próximo dia 1 de Outubro na cidade de Moroni, referente à segunda mão da terceira e última eliminatór­ia de apuramento para a fase final da 12ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a decorrer no próximo ano, em Madagáscar.

Realce na lista de convocados para o médio Fiete dos Santos, apesar de suspenso pela Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF), por acumulação de cartões amarelos. Simão Languinha leva ainda os guarda-redes Nsesani dos Santos e Job Kamalandua, os defesas Adalmiro Pacheco, Capitão José, Bengino Benjamin, Euclides Moisés, Miguel Daniel e Pedro Agostinho, os médios Orlando Secali, Abílio Contreiras, Abel Simão, Fernando Duarte, Ramiro Paulo, Malasa Lupini e os avançados Jelson Mivo, Claúdio Viegas e Melono Dala.

A Selecção Nacional segue na próxima quarta-feira à tarde via Nairobi, Quénia, para a cidade de Moroni, onde decide no dia 1 de Outubro às 15h00, a qualificaç­ão para a fase final do CAN'2017.

No último treino da semana realizado ontem nas instalaçõe­s da Academia de Futebol de Angola (AFA), o técnico repartiu os jogadores em três grupos, para as correcções dos movimentos nas jogadas combinadas defensivas e ofensivas e finalizaçã­o.

Languinha interrompe­u várias vezes os exercícios para chamar atenção aos atletas, principalm­ente para corrigir o posicionam­ento quando a equipa nacional está em processo defensivo, após um ataque ou contra-ataque rápido da equipa adversária.

Para o chefe da equipa técnica dos Sub-17, os adversário­s também têm qualidade, por isso os Palanquinh­as esperam enfrentar algumas dificuldad­es: “As Comores também têm os seus atributos. Não é um adversário qualquer. A base treina em academias de França. Não podemos considerar um adversário fraco.”

A Selecção Nacional volta a trabalhar na segunda e terça-feira às 9h30, no Estádio da Glória, já em regime de concentraç­ão numa unidade hoteleira do bairro Benfica, antes da viagem para as Comores. No aspecto clínico, Agostinho Costa, médico da Selecção Nacional, garantiu ontem no final do treino, que o grupo está bem de saúde.

“Os jogadores estão recuperado­s. Alguns se ressentira­m de dores devido à intensidad­e da preparação e o cansaço.”

Questionad­o sobre a situação de Kevin, médio do Interclube, e do lateral Capitão José (AFA), Agostinho Costa declarou que o primeiro precisa de realizar alguns exames médicos e o segundo está recuperado da lesão.

O lateral Adalmiro, Nsesani (guarda-redes) e Euclides (defesa central), que foram poupados na sessão de segunda-feira, treinaram ontem sem problemas, enquanto Capitão fez um trabalho de fisioterap­ia e Kevin assistiu ao treino no banco dos suplentes.

O 1º de Agosto pretende manter o ciclo vitorioso até ao término do campeonato, depois do triunfo frente ao Porcelana do Cuanza Norte, na sua caminhada rumo à conquista do título da maior prova futebolíst­ica nacional, perdido há dez anos.

Jogadores e equipa técnica não medem esforços para o alcance do tão desejado troféu. O desafio de sábado com o Desportivo da Huíla, a contar para a 25ª jornada, no Estádio do Ferrovia, e os restantes cinco, são importante­s para as aspirações dos rubros e negros na competição.

“Não existe a palavra derrota no nosso dicionário. É impensável voltar a perder na competição, porque compromete­ria os nossos intentos”, destacou o treinador-adjunto dos militares, Filipe N’zanza, ao Jornal de Angola.

Uma eventual vitória diante do Desportivo da Huíla galvaniza o grupo de jogadores para aquilo que são os propósitos da equipa na presente temporada: “Se vencermos na Huíla será ouro sobre azul. Estamos a trabalhar uma equipa forte e capaz de pontuar no reduto dos adversário­s.”

Depois de ter falhado por lesão o jogo com o Porcelana, Gelson deve regressar à titularida­de frente ao plantel às ordens de Ivo Traça, já que está recuperado do problema muscular. O goleador da formação militar, melhor marcador do Girabola com 19 golos, faz treino de ginásio e corridas ligeiras.

“Se continuar neste ritmo, penso que estará em condições de alinhar diante do Desportivo. Nesta fase do campeonato, perder um jogador com as caracterís­ticas do Gelson seria uma grande baixa para a equipa”, disse Filipe N’zanza.

No treino desta manhã, o técnico Dragan Jovic vai incidir a preparação da equipa na melhoria dos aspectos técnicos e tácticos, no campo do ex-RI/20, às 8h00, numa sessão de treino de duas horas.

Antes do arranque da preparação, o timoneiro militar realiza a habitual conferênci­a de 20 minutos, com os jogadores no centro do terreno.“É fundamenta­l mantermos o diálogo antes de iniciarmos os trabalhos, para abordarmos o programa de preparação, bem como os objectivos a serem alcançados no campeonato.Tem sido a rotina normal de trabalho todos os dias.”

O comandante do campeonato deve viajar amanhã para a cidade do Lubango, no máximo da força, no intuito de discutir os três pontos em disputa. Fissy é a única contraried­ade no plantel. O defesa recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Treinador explica aos atletas o posicionam­ento a assumir nas movimentaç­ões
JOSÉ SOARES Treinador explica aos atletas o posicionam­ento a assumir nas movimentaç­ões
 ?? M.MACHANGONG­O ?? N’zanza risca derrota do vocabulári­o
M.MACHANGONG­O N’zanza risca derrota do vocabulári­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola