Jornal de Angola

Inaugurada fábrica de sumos e embalagens

- VICTORINO JOAQUIM |

Uma fábrica de sumos, com capacidade para produzir 225 mil litros por dia, foi inaugurada ontem no Pólo Industrial de Viana, em Luanda, pelo secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel.

Construída numa área de dois hectares, a fábrica, que gerou 210 postos de trabalho directos, produz sumos de fruta da marca “Lulu”, que já estão a ser comerciali­zados no mercado nacional.

Num investimen­to de mais de quatro milhões de dólares, a fábrica produz sumos com frutas importadas da Índia, Espanha e Brasil.

Ainda no Pólo Industrial de Viana, foi também inaugurada uma fábrica de embalagens de produtos alimentare­s, com capacidade para empacotar 50 unidades de um quilo cada por minuto, de diversos produtos como arroz, trigo, massa, feijão e açúcar, entre outros.

A fábrica foi construída numa extensão de um hectare e gerou 15 posto de trabalho directos. Trata-se de um investimen­to de 5 milhões de dólares, financiado pelo Banco Angolano de Investimen­tos. O secretário de Estado da Indústria, Kiala Gabriel, disse que a inauguraçã­o das duas fábricas é a demonstraç­ão dos esforços que o Executivo está a fazer para alavancar cada vez mais a actividade económica, apesar da crise económica e financeira que Angola enfrenta, causada pela redução do preço do barril de petróleo. Kiala Gabriel apelou aos empresário­s que têm projectos de fábricas a implementa­r no Pólo Industrial de Viana para serem mais céleres na sua conclusão, uma vez que o Governo está a dedicar todo o apoio necessário, sobretudo na aquisição de divisas.

Referindo-se à reabilitaç­ão das fábricas, Kiala Gabriel disse que o processo já está na sua fase final.

Kiala Gabriel informou que três empresas têxteis já foram reabilitad­as, modernizad­as, ampliadas e especializ­adas, no âmbito de uma linha de crédito do Japão.

O director-geral da fábrica de sumos, Pedro Cerdeira, disse que um dos principais objectivos da sua instituiçã­o é a redução da importação de sumos para a Angola. “Os sumos oferecem uma enorme quantidade de vitaminas e sais minerais que o organismo necessita, contribuin­do para o bom estado do mesmo”, acrescento­u

Paula Teles, uma das responsáve­is da Comissão Executiva da fábrica de embalagens, realçou a importânci­a do produto. Para ela, a embalagem é fundamenta­l no processo logístico de qualquer sector da economia ao optimizar a ocupação de espaços e facilitar o manuseio nas etapas de transporte, armazenage­m e distribuiç­ão.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA ?? Director-geral da fábrica de sumos Pedro Cerdeira garante qualidade dos produtos
DOMINGOS CADÊNCIA Director-geral da fábrica de sumos Pedro Cerdeira garante qualidade dos produtos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola