Jornal de Angola

Um milhão de ovos até Dezembro

- DOMINGOS DOS SANTOS |

A Fazenda Pérola do Kicuxi pretende atingir até o final do ano uma produção de um milhão de ovos por dia para responder à grande procura do produto no mercado nacional, disse, na segunda-feira, a sua administra­dora Elizabete Dias dos Santos.

A empresária, que falava no final da reunião que o ministro da Agricultur­a, Marcos Alexandre Nhunga, manteve com os agentes do sector, disse que a actual produção avícola é de 830 mil ovos por dia. “O nosso objectivo é terminar 2016 com uma produção de um milhão de ovos por dia. A fazenda tem um efectivo de mais de um milhão de aves, mas a nível de aves a produzirem são 830 mil ovos por dia”, disse.

A Fazenda Pérola do Kicuxi, explicou, é um projecto completame­nte integrado, onde há a produção de ovos, abate de frango de corte, galinha rija e cereais. A nível de abate de frango de corte é a única unidade a funcionar no país com uma produção de 100 toneladas de frango por mês,

“É uma produção simpática. Temos todas condições para implementa­ção de um projecto sustentáve­l, mas que requer a intervençã­o do Executivo”, frisou. Apesar de todas as dificuldad­es provocadas pela crise, Elizabete Dias dos Santos considera terem tido a sorte de contaram já com uma cadeia produtiva que permite dar alguma sustentabi­lidade ao projecto avícola.

Nos últimos tempos tem-se registado enchentes nos pontos de venda de ovos da Fazenda Pérola de Kicuxi, hoje apontado como um produtor com capacidade para continuar abastecer o mercado com o produto.

“Da nossa parte, a produção de ovos está garantida. Há apenas uma carência provocada pelo encerramen­to da actividade dos outros produtores”, frisou Elizabete Dias dos Santos, para acrescenta­r que, se tivesse havido um plano de contingênc­ia, a Fazenda Pérola de Kicuxi estava em condições de assegurar a continuida­de da produção dos outros agentes avícolas no sentido de não fecharem as suas portas. “Nessa altura, por muito que se faça já não se vai a tempo, por se tivermos em conta todo ciclo produtivo, os ovos só iam começar a ser produzidos em Janeiro de 2017. Por isso, essa é uma situação que requer alguma sensibilid­ade e ajustament­o. Se comíamos cinco ovos, vamos passar a comer um”, explicou.

A Fazenda Pérola de Kicuxi conta com 410 trabalhado­res nacionais e 40 expatriado­s.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Empresária Elizabete Dias dos Santos da Fazenda Pérola do Kicuxi está optimista
VIGAS DA PURIFICAÇíO Empresária Elizabete Dias dos Santos da Fazenda Pérola do Kicuxi está optimista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola