Um mi­lhão de ovos até De­zem­bro

Jornal de Angola - - DESPORTO - DOMINGOS DOS SAN­TOS |

A Fa­zen­da Pérola do Kicuxi pre­ten­de atin­gir até o fi­nal do ano uma pro­du­ção de um mi­lhão de ovos por dia pa­ra res­pon­der à gran­de pro­cu­ra do pro­du­to no mer­ca­do na­ci­o­nal, dis­se, na segunda-feira, a sua ad­mi­nis­tra­do­ra Eli­za­be­te Di­as dos San­tos.

A em­pre­sá­ria, que fa­la­va no fi­nal da reu­nião que o mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra, Mar­cos Ale­xan­dre Nhun­ga, man­te­ve com os agen­tes do sec­tor, dis­se que a ac­tu­al pro­du­ção aví­co­la é de 830 mil ovos por dia. “O nos­so ob­jec­ti­vo é ter­mi­nar 2016 com uma pro­du­ção de um mi­lhão de ovos por dia. A fa­zen­da tem um efec­ti­vo de mais de um mi­lhão de aves, mas a ní­vel de aves a pro­du­zi­rem são 830 mil ovos por dia”, dis­se.

A Fa­zen­da Pérola do Kicuxi, ex­pli­cou, é um pro­jec­to com­ple­ta­men­te in­te­gra­do, on­de há a pro­du­ção de ovos, aba­te de fran­go de cor­te, ga­li­nha ri­ja e ce­re­ais. A ní­vel de aba­te de fran­go de cor­te é a úni­ca uni­da­de a fun­ci­o­nar no país com uma pro­du­ção de 100 to­ne­la­das de fran­go por mês,

“É uma pro­du­ção sim­pá­ti­ca. Te­mos to­das con­di­ções pa­ra im­ple­men­ta­ção de um pro­jec­to sus­ten­tá­vel, mas que re­quer a in­ter­ven­ção do Exe­cu­ti­vo”, fri­sou. Ape­sar de to­das as di­fi­cul­da­des pro­vo­ca­das pe­la cri­se, Eli­za­be­te Di­as dos San­tos con­si­de­ra te­rem ti­do a sor­te de con­ta­ram já com uma ca­deia pro­du­ti­va que per­mi­te dar al­gu­ma sus­ten­ta­bi­li­da­de ao pro­jec­to aví­co­la.

Nos úl­ti­mos tem­pos tem-se re­gis­ta­do en­chen­tes nos pon­tos de ven­da de ovos da Fa­zen­da Pérola de Kicuxi, ho­je apon­ta­do co­mo um pro­du­tor com ca­pa­ci­da­de pa­ra con­ti­nu­ar abas­te­cer o mer­ca­do com o pro­du­to.

“Da nos­sa par­te, a pro­du­ção de ovos es­tá ga­ran­ti­da. Há ape­nas uma ca­rên­cia pro­vo­ca­da pe­lo en­cer­ra­men­to da ac­ti­vi­da­de dos ou­tros pro­du­to­res”, fri­sou Eli­za­be­te Di­as dos San­tos, pa­ra acres­cen­tar que, se ti­ves­se ha­vi­do um pla­no de con­tin­gên­cia, a Fa­zen­da Pérola de Kicuxi es­ta­va em con­di­ções de as­se­gu­rar a con­ti­nui­da­de da pro­du­ção dos ou­tros agen­tes aví­co­las no sen­ti­do de não fe­cha­rem as su­as por­tas. “Nes­sa al­tu­ra, por mui­to que se fa­ça já não se vai a tem­po, por se ti­ver­mos em con­ta to­do ci­clo pro­du­ti­vo, os ovos só iam co­me­çar a ser pro­du­zi­dos em Ja­nei­ro de 2017. Por is­so, es­sa é uma si­tu­a­ção que re­quer al­gu­ma sen­si­bi­li­da­de e ajus­ta­men­to. Se co­mía­mos cin­co ovos, va­mos pas­sar a co­mer um”, ex­pli­cou.

A Fa­zen­da Pérola de Kicuxi con­ta com 410 tra­ba­lha­do­res na­ci­o­nais e 40 ex­pa­tri­a­dos.

VIGAS DA PURIFICAÇÃO

Em­pre­sá­ria Eli­za­be­te Di­as dos San­tos da Fa­zen­da Pérola do Kicuxi es­tá op­ti­mis­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.