Jornal de Angola

ONU-Habitat cria escritório

VISITA DE TRABALHO Agência das Nações Unidas quer abrir um escritório sub-regional para a África lusófona

- NHUCA JÚNIOR |

A ONU-Habitat perspectiv­a abrir em Angola um escritório sub-regional para a África lusófona, um assunto que vai ser abordado hoje à tarde em Luanda entre a ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, e o oficial sénior para os Assentamen­tos Humanos do Escritório Regional para África da ONU-Habitat. Mathias Spaliviero está em Luanda para uma visita de trabalho de 24 horas a Angola, de onde parte, amanhã, para o Quénia, com o mesmo objectivo.

A ONU-Habitat perspectiv­a abrir em Angola um escritório sub-regional para a África lusófona, um assunto que vai ser abordado hoje à tarde, em Luanda, entre a ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, e o oficial sénior para os Assentamen­tos Humanos do Escritório Regional para África da ONU-Habitat.

Mathias Spaliviero chega às 8h30 de hoje a Luanda para uma visita de trabalho de 24 horas a Angola, de onde parte, na tarde de amanhã, para o Quénia, com o mesmo objectivo.

A informação foi ontem avançada ao Jornal de Angola por Euclides Saldanha, oficial de programas da representa­ção da ONU-Habitat em Angola, que disse estar a visita de Mathias Spaliviero inserida na monitoriza­ção e avaliação das actividade­s da ONU-Habitat em curso em Angola.

Mathias Spaliviero, que é supervisor de 14 países, um dos quais Angola, tem, às 9h00 de hoje, um encontro com o representa­nte da ONU-Habitat em Angola, Thomaz Ramalho, e, à tarde, é recebido, em audiência, pela ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, com quem vai abordar também a Política Nacional do Ordenament­o do Território e Urbanismo e a finalizaçã­o do “Programa-País da ONU-Habitat para Angola” para o período 20162019.O supervisor da ONU-Habitat para 14 países africanos aborda com a ministra do Urbanismo e Habitação a perspectiv­a de diversific­ação das fontes de financiame­nto para a permanênci­a da ONU-Habitat em Angola.

Euclides Saldanha lembrou que, actualment­e, a ONU-Habitat tem projectos activos nos países lusófonos, daí ter a agência especializ­ada das Nações Unidas identifica­do Angola como potencial sede de um escritório sub-regional para a África lusófona.

Mathias Spaliviero na sua breve estada em Angola tem ainda encontros com funcionári­os seniores do Ministério do Urbanismo e Habitação e com alguns potenciais financiado­res e parceiros na implementa­ção de projectos em Angola.

A visita de Mathias Spaliviero a Angola acontece a 26 dias da realização da terceira conferênci­a das Nações Unidas para a Habitação e o Desenvolvi­mento Urbano Sustentáve­l, a realizar-se, de 17 a 20 de Outubro, na cidade de Quito, capital do Equador, onde é lançada a Nova Agenda Urbana.

Na conferênci­a, que é promovida pela ONU-Habitat e realizada a cada vinte anos, vão estar presentes Chefes de Estado e de Governo, autoridade­s locais e regionais, instituiçõ­es académicas, organizaçõ­es da sociedade civil e outros actores internacio­nais interessad­os na problemáti­ca das políticas urbanas e de habitação.Um documento do Ministério do Urbanismo e Habitação, enviado há dias ao Jornal de Angola, refere que Angola foi convidada a participar no evento ao mais alto nível e informa que o país tem acompanhad­o todos os processos preparatór­ios e criou as condições técnicas e administra­tivas para estar presente na conferênci­a, que vai ser realizada sob o lema “Declaração de Quito sobre cidades e assentamen­tos sustentáve­is para todos”. O objectivo da Nova Agenda Urbana é ajudar cidades e assentamen­tos urbanos a erradicare­m a pobreza em todas as suas formas e dimensões, reduzir as desigualda­des, promover o cresciment­o inclusivo e atingir o desenvolvi­mento sustentáve­l.A primeira conferênci­a foi realizada, em 1976, na cidade canadiana de Vancouver e a segunda, em Istambul, na Turquia, em 1996.

 ?? ONU-HABITAT ?? Italiano Mathias Spaliviero chega hoje a Luanda para renovar o apoio da ONU-Habitat a Angola
ONU-HABITAT Italiano Mathias Spaliviero chega hoje a Luanda para renovar o apoio da ONU-Habitat a Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola