No­va em­bar­ca­ção de pes­ca in­dus­tri­al

IN­VES­TI­MEN­TO PRI­VA­DO Aqui­si­ção marca a en­tra­da das em­pre­sas na­ci­o­nais no sec­tor da pes­ca in­dus­tri­al

Jornal de Angola - - PARTADA - DOMINGOS DOS SAN­TOS |

Mais de três mi­lhões de dó­la­res foi o va­lor in­ves­ti­do pe­la Uni-An­go­la na aqui­si­ção de uma em­bar­ca­ção de fa­bri­co es­pa­nhol, com uma ca­pa­ci­da­de de cap­tu­ra de 400 to­ne­la­das de pes­ca­do. O con­tra­to de in­ves­ti­men­to foi as­si­na­do on­tem em Lu­an­da pe­la mi­nis­tra das Pes­cas, Vic­tó­ria de Bar­ros Ne­to, e pe­lo di­rec­tor-ge­ral da em­pre­sa, An­tó­nio Oli­vei­ra.

Mais de três mi­lhões de dó­la­res foi o va­lor in­ves­ti­do pe­la UniAn­go­la na aqui­si­ção de uma em­bar­ca­ção de fa­bri­co es­pa­nhol com uma ca­pa­ci­da­de de cap­tu­ra de 400 to­ne­la­das de pes­ca­do. O con­tra­to de in­ves­ti­men­to foi as­si­na­do on­tem em Lu­an­da pe­la mi­nis­tra das Pes­cas, Vitória de Bar­ros Ne­to, e pe­lo di­rec­tor-ge­ral da em­pre­sa, An­tó­nio Oli­vei­ra.

Com a aqui­si­ção da em­bar­ca­ção, que de­ve che­gar ao país nos pró­xi­mos dez di­as, a UniAn­go­la au­men­tou pa­ra três o nú­me­ro de bar­cos que pos­sui, sen­do dois de 400 to­ne­la­das e ou­tro de 600 to­ne­la­das.

“A UniAn­go­la já tem du­as em­bar­ca­ções e es­ta é mais uma que vem au­men­tar a nos­sa fro­ta e con­so­li­dar o in­ves­ti­men­to an­go­la­no nes­se seg­men­to. Não ha­via mui­tos in­ves­ti­men­tos de em­pre­sá­ri­os an­go­la­nos na pes­ca in­dus­tri­al e, nes­te mo­men­to, co­me­ça apa­re­cer um em­pre­sa­ri­a­do na­ci­o­nal com al­gu­ma es­tru­tu­ra e al­gum pe­so”, dis­se o di­rec­tor-ge­ral da UniAn­go­la.

Ape­sar do in­ves­ti­men­to, An­tó­nio Oli­vei­ra dis­se que a em­pre­sa es­tá a en­fren­tar di­fi­cul­da­des na ob­ten­ção de di­vi­sas, pe­lo que re­cor­re a to­dos os mé­to­dos pos­sí­veis pa­ra man­ter o ne­gó­cio. “A pes­ca é uma ac­ti­vi­da­de que de­pen­de de com­pra de ma­té­ri­a­pri­ma qua­se to­da no ex­te­ri­or e de mui­tos téc­ni­cos ex­pa­tri­a­dos, por­que es­ta­mos num pro­ces­so de for­ma­ção do pes­so­al na­ci­o­nal”, es­cla­re­ceu.

Pa­ra a im­ple­men­ta­ção do seu pro­jec­to no do­mí­nio das pes­cas, a UniAn­go­la be­ne­fi­ci­ou de in­cen­ti­vos con­ce­di­dos pe­lo Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças, no­me­a­da­men­te uma re­du­ção de 65,5 por cen­to do pa­ga­men­to do im­pos­to in­dus­tri­al por um pe­río­do de oi­to anos.

A em­pre­sa viu tam­bém re­du­zi­do em 65,5 por cen­to o pa­ga­men­to do im­pos­to so­bre apli­ca­ção de ca­pi­tais, pe­lo mes­mo pe­río­do, re­la­ti­va­men­te aos lu­cros e di­vi­den­dos dis­tri­buí­dos aos só­ci­os e a re­du­ção des­sa mes­ma per­cen­ta­gem do im­pos­to de si­sa, du­ran­te oi­to anos, re­la­ti­va­men­te à aqui­si­ção ou cons­ti­tui­ção de di­rei­tos re­ais so­bre os ter­re­nos e imó­veis ads­tri­tos ao pro­jec­to de in­ves­ti­men­to. An­tó­nio Oli­vei­ra re­co­nhe­ce ser al­to o pre­ço do pei­xe no mer­ca­do na­ci­o­nal, jus­ti­fi­ca­do com o au­men­to dos cus­tos ope­ra­ci­o­nais. Ape­sar des­ses cus­tos, o di­rec­tor-ge­ral da Uni-An­go­la dis­se que o aces­so aos in­cen­ti­vos e bo­ni­fi­ca­ções so­bre os combustíveis vai con­tri­buir pa­ra bai­xar gran­de par­te dos cus­tos, o que te­rá efei­to tam­bém no con­su­mi­dor fi­nal. “Te­mos vin­do a bai­xar o pre­ço do nos­so pro­du­to por­que os cus­tos tam­bém têm es­ta­do a bai­xar”, ga­ran­tiu, acres­cen­tan­do que pa­ra a dis­tri­bui­ção do pes­ca­do nas res­tan­tes pro­vín­ci­as con­tam com uma re­de de re­ven­de­do­res au­to­ri­za­dos pa­ra o des­do­bra­men­to da ope­ra­ção. Com a com­pra da em­bar­ca­ção fo­ram cri­a­dos 40 pos­tos de tra­ba­lho di­rec­tos, dos quais 34 an­go­la­nos e seis ex­pa­tri­a­dos de na­ci­o­na­li­da­des es­pa­nho­la, por­tu­gue­sa e in­do­né­sia. “A mão-de-obra ex­pa­tri­a­ta vai ser subs­ti­tuí­da pau­la­ti­na­men­te pe­la na­ci­o­nal”, con­cluiu.

DOMBELE BER­NAR­DO

In­cen­ti­vos fis­cais têm con­tri­bui­do pa­ra a re­du­ção do pre­ço do pei­xe no mer­ca­do na­ci­o­nal

MARIA AUGUSTA

Di­rec­tor-ge­ral da em­pre­sa An­tó­nio Oli­vei­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.