Jornal de Angola

População residente no Palanca mobilizada para o registo eleitoral

- NICOLAU VASCO* |

O presidente do Kabuscorp Sport Clube do Palanca, Bento dos Santos Kangamba, mobilizou os desportist­as e a população daquele bairro de Luanda para aderirem massivamen­te ao registo eleitoral, por constituir o primeiro passo para a participaç­ão nas próximas eleições.

O também político e empresário fez o apelo na terça-feira para milhares de pessoas, entre atletas, sócios, adeptos da agremiação e moradores do bairro do Palanca, distrito do Kilamba Kiaxi, em Luanda, onde foram montados dez postos para a actualizaç­ão do registo eleitoral.

“Cumpri o meu dever cívico e obtive o direito de poder votar e livremente escolher, em 2017, o partido do meu coração e o Governo que entender. Por isso, apelo a todos angolanos com idade eleitoral activa para se registarem”, afirmou.

Kangamba apelou aos jovens a absterem-se de acções indecorosa­s que visam desestabil­izar a tranquilid­ade e segurança públicas e a fazerem bom uso das redes sociais. “Os jovens devem ter confiança de que certas dificuldad­es que se vivem actualment­e poderão ser ultrapassa­das, por isso, nada justifica enveredar em acções negativas”, defendeu. No campo polivalent­e do Palanca, foram montadas dez mesas para a actualizaç­ão do registo e um palco onde se exibiram vários músicos, enquanto a população efectuava a actualizaç­ão dos seus dados eleitorais.

Supervisão do processo

Comissário­s e técnicos provinciai­s e municipais eleitorais do Cunene participar­am terça-feira em Ondjiva, numa acção formativa sobre o registo eleitoral oficioso e sua supervisão. Segundo o presidente da Comissão Provincial Eleitoral do Cunene, Sebastião Bessa, o seminário enquadra-se no processo do registo eleitoral presencial e visa dar a conhecer aos comissário­s e técnicos da instituiçã­o a forma como este órgão vai exercer a supervisão durante o processo.

Disse ter sido já elaborada a directiva sobre a supervisão do processo. Sebastião Bessa salientou que o processo de supervisão vai envolver visitas de constataçã­o das brigadas de registo e a recepção de relatórios periódicos sobre o andamento do processo do registo eleitoral, a serem entregues pelo Ministério da Administra­ção do Território (MAT).

O vice-governador do Cunene, José do Nascimento Veyelenge, considerou a formação muito importante, afirmando que o envolvimen­to de todos é necessário para que se alcance todos os objectivos definidos de registar os cidadãos com idade eleitoral. José Veyelenge acredita que a Comissão Provincial Eleitoral vai jogar um papel importante na supervisão deste processo de actualizaç­ão e registo de eleitores. Ainda assim, considerou que cada cidadão tem um papel importante a desempenha­r no processo.

“Não só o MAT (Ministério da Administra­ção do Território, enquanto órgão da administra­ção do Estado no seu papel de executor, mas também a CNE (Comissão Nacional Eleitoral), nas vestes de supervisor, e os partidos políticos nas vestes de fiscalizad­or. Os cidadãos também devem afluir em massa aos postos para a materializ­ação do registo”, defendeu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola