Con­fe­rên­cia em Jo­a­nes­bur­go dis­cu­te es­pé­ci­es em ex­tin­ção

Jornal de Angola - - POLÍTICA -

An­go­la par­ti­ci­pa apar­tir de sábado até 5 de Ou­tu­bro próximo, na Áfri­ca do Sul, na 17ª con­fe­rên­cia de par­tes so­bre co­mér­cio in­ter­na­ci­o­nal das es­pé­ci­es da flo­ra e da fau­na sel­va­gens em pe­ri­go de ex­tin­ção, in­for­mou on­tem, em Lu­an­da, a se­cre­tá­ria de Es­ta­do do Am­bi­en­te pa­ra a Bi­o­di­ver­si­da­de e Áre­as de Con­ser­va­ção, Paula Co­e­lho.

Em de­cla­ra­ções à An­gop, no Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal 4 de Fe­ve­rei­ro, Paula Co­e­lho dis­se que An­go­la le­va pa­ra a con­ven­ção te­mas co­mo a de­fe­sa das es­pé­ci­es em­ble­má­ti­cas, co­mo o ele­fan­te, pa­lan­ca ne­gra gi­gan­te e o pa­pa­gaio. No even­to, a de­le­ga­ção an­go­la­na vai de­fen­der ques­tões mi­gra­tó­ri­as dos ele­fan­tes.

De acor­do com Paula Co­e­lho, há “gran­de ex­pec­ta­ti­va em tor­no da nos­sa apre­sen­ta­ção”, uma vez que o país al­ber­gou re­cen­te­men­te as co­me­mo­ra­ções do Dia Mun­di­al do Am­bi­en­te, que pôs fim à ven­da de mar­fim no mer­ca­do do ar­te­sa­na­to, en­tre ou­tras ac­ções.

“O país tem uma po­si­ção co­mum, que foi am­pla­men­te de­ba­ti­da no âm­bi­to do Des­pa­cho Pre­si­den­ci­al da co­mis­são que cria o gru­po téc­ni­co so­bre os cri­mes am­bi­en­tais e re­la­ci­o­na­dos com a fau­na sel­va­gem”, re­ve­lou. A 17ª con­fe­rên­cia reú­ne os mi­nis­tros da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC), res­pon­sá­veis pe­los re­cur­sos na­tu­rais, e é an­te­ce­di­da de um en­con­tro de pe­ri­tos, que acon­te­ceu on­tem.

Re­cen­te­men­te, em de­cla­ra­ções à Rá­dio ONU, o di­rec­tor do Ins­ti­tu­to de Bi­o­di­ver­si­da­de e Áre­as de Con­ser­va­ção em An­go­la dis­se, em Lu­an­da, que as au­to­ri­da­des apos­tam nu­ma ac­ção com as co­mu­ni­da­des pa­ra con­tro­lar e ge­rir a fau­na e a flo­ra.

Abi­as Won­go dis­se em Ju­nho, du­ran­te um re­por­ta­gem da Rá­dio ONU, re­a­li­za­da em Lu­an­da e quar­ta di­vul­ga­da, que as pri­o­ri­da­des pa­ra con­ser­var a bi­o­di­ver­si­da­de in­clu­em o en­vol­vi­men­to de ci­da­dãos lo­cais, ac­ções pa­ra au­men­tar a cons­ci­ên­cia das po­pu­la­ções e a ad­mi­nis­tra­ção des­sas áre­as.

“O em­pre­go vai apa­re­cer quan­do va­lo­ri­zar­mos o ca­pi­tal na­tu­ral que ele (o ci­da­dão) tem ao la­do e, ao mes­mo tem­po, tra­var­mos a ques­tão da mi­gra­ção do cam­po pa­ra a ci­da­de", dis­se Abi­as Won­go, acres­cen­tan­do, "são al­gu­mas abor­da­gens que te­mos en­sai­a­do e es­ta­mos com bo­as pers­pec­ti­vas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.