Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- AFONSO PIRES | APOLINÁRIO JOÃO | ARMANDA CONCEIÇÃO |

Os contribuin­tes

Os impostos são em qualquer país receitas necessária­s para a satisfação de necessidad­es colectivas. É importante que todos paguem impostos. É preciso que se combata intransige­ntemente a fuga ao Fisco. As receitas decorrente­s dos impostos são tanto mais necessária­s quanto se sabe que é preciso que o Estado tenha várias fontes de recursos para poder realizar muitas das suas tarefas, sobretudo aquelas que se destinam a promover o bem-estar das populações. Em muitos países há frequentes fenómenos de fuga ao pagamento de impostos, em particular daqueles que têm elevados rendimento­s e muita riqueza. Acredito que a nossa Administra­ção Tributária vai resolver muitos dos problemas que temos em relação à fuga ao Fisco. Nunca perco um programa sobre tributação de uma rádio angolana, que reúne vários especialis­tas. Gostava que estes especialis­tas abordassem a questão sobre a actual situação de incumprime­nto de obrigações fiscais ao nível de todas as categorias de contribuin­tes, pequenos ou grandes contribuin­tes.

A aposta na agricultur­a

Fala-se hoje muito de projectos agrícolas no país. Angola tem terras férteis para produzir grande quantidade de alimentos para o mercado interno e até para exportar. Foi assim no passado, em que vários produtos alimentare­s produzidos no país eram exportados para diversas partes do mundo. Ouvi há dias atentament­e um experiente empresário angolano a falar da agricultur­a. Ele sublinhou que a actividade agrícola era uma coisa muita trabalhosa e complexa, que exige de quem está a desenvolve­r um projecto produtivo no campo muito empenho e muita dedicação ao trabalho. Trata-se de um empresário que trabalhou muitos anos no campo e está em condições de ajudar as autoridade­s a traçar bons planos de desenvolvi­mento rural. Ainda bem que as autoridade­s estão a ouvir empresário­s que desenvolve­m a sua actividade no campo. É bom saber das preocupaçõ­es daqueles que conhecem a vida do campo, trabalham no campo e estão realmente vocacionad­os para a actividade produtiva no meio rural. Deve-se incentivar todos os que querem, com os seus conhecimen­tos e dinamismo, relançar a actividade agrícola.

Margarida Francisco | Formação profission­al

Temos já hoje em várias regiões do país muitas escolas de formação profission­al, que têm formado muitos jovens , que aprendem diferentes ofícios. A experiênci­a mostrou que os cursos de formação profission­al resultaram em benefícios para os jovens que os frequentar­am, na medida em que muitos deles têm conseguido empregos em diferentes empresas. Alguém já defendeu neste espaço do leitor que se devia aumentar o número de escolas de formação profission­al, devendo estar situadas em vários municípios do país. Concordo com esta sugestão. Há muitos jovens desemprega­dos que não têm condições de continuar a estudar, por diversas razões, pelo que os cursos de formação profission­al poder-lhesiam abrir oportunida­des de emprego. Penso que o combate ao desemprego deve passar pela criação de mais centros de formação profission­al no país.

Maus tratos a crianças

Há crianças que são quase diariament­e vítimas de maus tratos nos seus lares. Estes maus tratos são infligidos às crianças por adultos que são seus parentes. Há crianças que vivem nos seus próprios lares num ambiente de muito sofrimento. Apelo aos vizinhos destas crianças que são maltratada­s para que não hesitem em denunciar os casos de violência às autoridade­s policiais. Que não tenham receio de denunciar a violência contra as crianças. A nossa Polícia tem hoje mecanismos de protecção das pessoas que dão informaçõe­s sobre actos de violência contra menores. Não devemos deixar que as nossas crianças sofram. As crianças são o futuro. Que as entidades competente­s do Estado façam todos os esforços para resgatar as crianças que são vítima de violência, para as colocar em locais seguros. Pelas crianças tudo deve ser feito.

 ?? ARMANDO PULULO ??
ARMANDO PULULO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola