Jornal de Angola

Estados Unidos enviam aviões à Coreia do Sul

-

Os Estados Unidos enviaram ontem para a Coreia do Sul outro bombardeir­o supersónic­o como nova advertênci­a à Coreia do Norte, numa altura de grande tensão na península, devido ao teste nuclear e os contínuos avanços técnicos no arsenal militar de Pyongyang.

O avião supersónic­o B-1B Lancer aterrou na base norte-americana de Osan, em Pyeongtaek, procedente da base de Guam no Pacífico, informaram as Forças dos EUA na Coreia do Sul (USFK).

Os dois bombardeir­os partiram de Guam para a Coreia do Sul, mas um deles teve que regressar, revelou à Agência Efe uma porta-voz das USFK em Seul, sem especifica­r o motivo. Os EUA já tinham enviado na semana passada a Osam dois B-1B Lancer, que realizaram um voo de teste sobre a Coreia do Sul como sinal de advertênci­a, quatro dias após o quinto teste nuclear de Pyongyang.

“A chegada do novo bombardeir­o é apenas mais um recurso da ampla gama de opções que temos para resistir ao comportame­nto agressivo da Coreia do Norte”, indicou o tenente-general Thomas W. Bergeson da Força Aérea dos EUA.

A península coreana está a passar por uma grave crise de segurança desde o quinto teste nuclear da Coreia do Norte e o seu lançamento de mísseis balísticos e SLBM (lançados a partir de um submarino). O tenente-general Lee Wang-Keun, comandante de operações da Força Aérea sul-coreana, alertou para o perigo de uma grande guerra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola