Es­ta­dos Uni­dos en­vi­am aviões à Co­reia do Sul

Jornal de Angola - - OPINIÃO -

Os Es­ta­dos Uni­dos en­vi­a­ram on­tem pa­ra a Co­reia do Sul ou­tro bom­bar­dei­ro su­per­só­ni­co co­mo no­va ad­ver­tên­cia à Co­reia do Nor­te, nu­ma al­tu­ra de gran­de ten­são na pe­nín­su­la, de­vi­do ao tes­te nu­cle­ar e os con­tí­nu­os avan­ços téc­ni­cos no ar­se­nal mi­li­tar de Pyongyang.

O avião su­per­só­ni­co B-1B Lan­cer ater­rou na ba­se nor­te-ame­ri­ca­na de Osan, em Pye­ong­ta­ek, pro­ce­den­te da ba­se de Gu­am no Pa­cí­fi­co, in­for­ma­ram as For­ças dos EUA na Co­reia do Sul (USFK).

Os dois bom­bar­dei­ros par­ti­ram de Gu­am pa­ra a Co­reia do Sul, mas um de­les te­ve que re­gres­sar, re­ve­lou à Agên­cia Efe uma por­ta-voz das USFK em Seul, sem es­pe­ci­fi­car o mo­ti­vo. Os EUA já ti­nham enviado na se­ma­na pas­sa­da a Osam dois B-1B Lan­cer, que re­a­li­za­ram um voo de tes­te so­bre a Co­reia do Sul co­mo si­nal de ad­ver­tên­cia, qu­a­tro di­as após o quin­to tes­te nu­cle­ar de Pyongyang.

“A che­ga­da do no­vo bom­bar­dei­ro é ape­nas mais um re­cur­so da am­pla ga­ma de op­ções que te­mos pa­ra re­sis­tir ao com­por­ta­men­to agres­si­vo da Co­reia do Nor­te”, in­di­cou o te­nen­te-ge­ne­ral Tho­mas W. Ber­ge­son da For­ça Aé­rea dos EUA.

A pe­nín­su­la co­re­a­na es­tá a pas­sar por uma gra­ve cri­se de se­gu­ran­ça des­de o quin­to tes­te nu­cle­ar da Co­reia do Nor­te e o seu lan­ça­men­to de mís­seis ba­lís­ti­cos e SLBM (lan­ça­dos a par­tir de um sub­ma­ri­no). O te­nen­te-ge­ne­ral Lee Wang-Keun, co­man­dan­te de ope­ra­ções da For­ça Aé­rea sul-co­re­a­na, aler­tou pa­ra o pe­ri­go de uma gran­de guer­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.