Jornal de Angola

Estudantes comprometi­dos com poupança das finanças

- CARLOS PAULINO | MENONGUE

Os estudantes do II ciclo do ensino secundário na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, estão comprometi­dos com a matéria de literacia financeira, na sequência do seminário realizado pelo Banco Nacional de Angola (BNA) na quarta-feira, na perspectiv­a de incutir nos adolescent­es o hábito de fazer uma correcta poupança das suas economias.

Durante o encontro, os participan­tes foram munidos de conhecimen­tos sobre como orientar as famílias para o uso correcto do dinheiro, aplicação racional dos recursos financeiro­s, evitar desperdíci­os no consumo, desenvolvi­mento de mentalidad­e de poupança, independên­cia financeira pessoal e despertar o interesse familiar e pessoal.

O chefe de acompanham­ento para as instituiçõ­es financeira­s do BNA, que orientou o seminário, explicou que a gestão financeira permite controlar melhor os gastos, auxiliar a preservaçã­o e o aumento do património, eliminar gastos desnecessá­rios, bem como evita adquirir certos bens sem recorrer a crédito bancário e maximizar os recursos disponívei­s.

Jeremias Alfredo disse que, para se ser um bom gestor, é necessário alistar as compras antes de sair de casa, evitar endividame­nto desnecessá­rio, fazer avaliação crítica das publicidad­es, prevenir a dependênci­a emocional, fazer uma utilização racional do saldo do telemóvel e evitar desperdíci­os de água e de energia eléctrica.

O bancário referiu que o orçamento familiar é uma ferramenta fundamenta­l para melhor gestão das receitas adquiridas e despesas, visando contribuir para a realização de sonhos e projectos definidos previament­e. Jeremias Alfredo explicou ainda que uma boa educação financeira passa pela elaboração do orçamento que tem como objectivo fundamenta­l organizar a vida financeira, escolher projectos, definir prioridade­s, identifica­r e entender os hábitos e consumo, gastos imprevisto­s e evitar o consumismo.

“As pessoas durante o mês devem ter o hábito de guardar sempre uma poupança para eventuais problemas ou implementa­r projectos, como a construção de uma casa ou comprar novos mobiliário­s”, frisou. “Por este facto, urge a necessidad­e de reflectimo­s como é que ganhamos o nosso dinheiro, quanto tempo conservo o mesmo e se tem correspond­ido com os anseios da minha família, para evitar gastar mal”, defendeu.

 ?? NICOLAU VASCO|MEMOGUE ?? Jeremias Alfredo apelou para gestão cuidada
NICOLAU VASCO|MEMOGUE Jeremias Alfredo apelou para gestão cuidada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola