Mais re­cei­tas en­tram nos co­fres do Es­ta­do

NO SE­GUN­DO TRI­MES­TRE Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria au­men­tou o vo­lu­me de ar­re­ca­da­ção fis­cal

Jornal de Angola - - ECONOMIA - VE­NÂN­CIO VIC­TOR |

A Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria (AGT) ar­re­ca­dou pa­ra os co­fres do Es­ta­do mais de mil mi­lhões de kwan­zas, du­ran­te o se­gun­do tri­mes­tre do ano, o que re­pre­sen­ta um acrés­ci­mo de 469.964.050 kwan­zas em re­la­ção a igual pe­río­do an­te­ri­or.

Os da­dos cons­tam do co­mu­ni­ca­do saí­do da IV reu­nião or­di­ná­ria do Go­ver­no Pro­vin­ci­al de Ma­lan­je que en­cer­rou na quar­ta-fei­ra. O au­men­to das re­cei­tas tri­bu­tá­ri­as re­sul­tou das cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção so­bre o pa­ga­men­to de im­pos­tos le­va­das a ca­bo pe­la Se­gun­da Di­rec­ção Re­gi­o­nal Tri­bu­tá­ria.

O do­cu­men­to de­fen­de a ne­ces­si­da­de de ela­bo­ra­ção e apro­va­ção de uma es­tra­té­gia que vi­sa apro­xi­mar o ní­vel de ar­re­ca­da­ção, ade­quan­do as po­ten­ci­a­li­da­des da pro­vín­cia ati­nen­tes à ge­ra­ção das re­fe­ri­das re­cei­tas.

Du­ran­te a reu­nião, foi apre­ci­a­do e apro­va­do o pro­jec­to de re­lan­ça­men­to da fru­ti­cul­tu­ra fa­mi­li­ar que de­ve abran­ger cin­co dos 14 mu­ni­cí­pi­os que com­põem a pro­vín­cia de Ma­lan­je, no­me­a­da­men­te Kan­gan­da­la, Cahom­bo, Mas­san­go, Cam­bun­di-Ca­tem­bo e Qu­ri­ma.

Pa­ra o efei­to, ca­da agre­ga­do fa­mi­li­ar de­ve be­ne­fi­ci­ar en­tre 10 e 15 plan­tas fru­tí­fe­ras, com des­ta­que pa­ra às es­pé­ci­es de ci­tri­nos, man­gas, aba­ca­te, en­tre ou­tras.

A pre­ten­são do go­ver­no lo­cal é au­men­tar os ní­veis de pro­du­ção de fru­tas pa­ra a ge­ra­ção da ren­da fa­mi­li­ar, ten­do em con­ta o po­ten­ci­al da pro­vín­cia e o de­sem­pe­nho que te­ve no pas­sa­do no do­mí­nio da fru­ti­cul­tu­ra.

O pro­jec­to con­tem­pla mil fa­mí­li­as, 200 em ca­da um dos cin­co mu­ni­cí­pi­os, e es­tá or­ça­do em 32 mi­lhões de kwan­zas.

O Go­ver­no da Pro­vín­cia de Ma­lan­je pre­vê lan­çar em bre­ve o pro­jec­to em pa­ra­le­lo com a ce­ri­mó­nia da aber­tu­ra da Cam­pa­nha Agrí­co­la 2016-2017 na re­gião de Cam­bun­di-Ca­tem­bo, na re­gião Son­go. Na Lun­da Sul, a im­por­tân­cia do pa­ga­men­to de im­pos­tos no pro­ces­so de ar­re­ca­da­ção de re­cei­tas pa­ra o Es­ta­do foi re­co­nhe­ci­da pe­la go­ver­na­do­ra pro­vin­ci­al Cân­di­da Nar­ci­so, na quar­ta-fei­ra, em Sau­ri­mo, na aber­tu­ra da cam­pa­nha so­bre edu­ca­ção fis­cal. Cân­di­da Nar­ci­so es­cla­re­ceu que, sen­do o im­pos­to uma das fon­tes de ar­re­ca­da­ção de re­cei­tas, a ca­pa­ci­ta­ção da so­ci­e­da­de so­bre a im­por­tân­cia da edu­ca­ção fis­cal cons­ti­tui a mola im­pul­si­o­na­do­ra pa­ra a ma­te­ri­a­li­za­ção das me­di­das do Exe­cu­ti­vo pa­ra a di­ver­si­fi­ca­ção da eco­no­mia.

Mai­or de­sem­pe­nho

A go­ver­na­do­ra acres­cen­tou que a Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria (AGT), en­quan­to ins­ti­tui­ção que ge­re es­se pro­ces­so, tem a mis­são de pro­por e exe­cu­tar a po­lí­ti­ca tri­bu­tá­ria do Es­ta­do e as­se­gu­rar o de­sem­pe­nho in­te­gral do sis­te­ma fis­cal.

Com es­sas re­cei­tas, lem­brou, “o Es­ta­do pro­põe-se re­sol­ver os pro­ble­mas na pres­ta­ção dos ser­vi­ços bá­si­cos à po­pu­la­ção, so­bre­tu­do os ser­vi­ços pri­má­ri­os de saú­de, água, ener­gia eléc­tri­ca, es­co­las, vi­as de co­mu­ni­ca­ção e ou­tros”. O di­rec­tor re­gi­o­nal da Ad­mi­nis­tra­ção Ge­ral Tri­bu­tá­ria, Iná­cio Mo­rão, dis­se que o pro­gra­ma de edu­ca­ção fis­cal pre­vê a re­a­li­za­ção de pa­les­tras nas ins­ti­tui­ções pú­bli­cas, pri­va­das, es­co­las do I e IIº ci­clo e em uni­ver­si­da­des.

Pre­sen­tes na aber­tu­ra da cam­pa­nha so­bre edu­ca­ção fis­cal, es­ti­vam o Ar­ce­bis­po da Ar­qui­di­o­ce­se de Sau­ri­mo, Dom Ma­nu­el Im­bam­ba, o vi­ce-go­ver­na­dor pa­ra o sec­tor eco­nó­mi­co, Jor­ge Tei­xei­ra, o de­le­ga­do pro­vin­ci­al das Fi­nan­ças, mem­bros do go­ver­no pro­vin­ci­al, agen­tes eco­nó­mi­cos e fun­ci­o­ná­ri­os se­ni­o­res da Re­par­ti­ção Fis­cal da AGT na Lun­da Sul.

VIGA DA PU­RI­FI­CA­ÇÃO

Cam­pa­nhas de sen­si­bi­li­za­ção es­tão a con­tri­buir pa­ra a cap­ta­ção de mais re­cei­tas fis­cais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.