Cres­ce o nú­me­ro de con­su­mi­do­res de água po­tá­vel

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - AL­FRE­DO FER­REI­RA |

Mais do­ze mil ha­bi­tan­tes da pro­vín­cia do Ben­go vão be­ne­fi­ci­ar de água po­tá­vel, den­tro dos pró­xi­mos 12 me­ses, quan­do en­trar em fun­ci­o­na­men­to o sis­te­ma de abas­te­ci­men­to de água de Bu­la Atum­ba e Mu­xa­lu­an­do.

O vi­ce-go­ver­na­dor pro­vin­ci­al do Ben­go, Jo­sé Ma­jor Cam­pos, re­fe­riu on­tem que o pro­jec­to vi­sa fa­ci­li­tar o aces­so da po­pu­la­ção ao con­su­mo de água tra­ta­da, o que con­tri­bui­rá pa­ra re­du­zir o nú­me­ro de ca­sos de do­en­ças pro­vo­ca­das por pro­du­to im­pró­prio.

O vi­ce-go­ver­na­dor fa­la­va no ac­to de con­sig­na­ção do pro­jec­to das obras de re­for­ço do sis­te­ma de abas­te­ci­men­to de água de Bu­la Atum­ba e Mu­xa­lu­an­do, pre­si­di­da pe­lo se­cre­ta­rio de Es­ta­do das Águas, Luís Fi­li­pe da Sil­va.

Ma­jor Cam­pos su­bli­nhou que é im­por­tan­te que a po­pu­la­ção pas­se a ter cons­ci­ên­cia da ne­ces­si­da­de de con­tri­buir pa­ra a pre­ser­va­ção dos bens pú­bli­cos.

Na oca­sião, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do afir­mou que a água de­ve che­gar mais pró­xi­mo da po­pu­la­ção, dai as­se­gu­rar que o Exe­cu­ti­vo vai con­ti­nu­ar a apos­tar na re­a­bi­li­ta­ção e cons­tru­ção de cen­tros de cap­ta­ção e tra­ta­men­to.

Luís Fi­li­pe da Sil­va re­al­çou que o re­fe­ri­do pro­jec­to faz par­te do pla­no es­tra­té­gi­co de re­es­tru­tu­ra­ção, cons­tru­ção e am­pli­a­ção das re­des dos ser­vi­ços pú­bli­cos.

O se­cre­ta­rio de Es­ta­do das Águas ex­pli­cou que a sua vi­si­ta ao Ben­go mar­ca o iní­cio da exe­cu­ção dos pro­jec­tos que vão per­mi­tir o au­men­to da ca­pa­ci­da­de de ofer­ta e ex­pan­são dos ser­vi­ços de abas­te­ci­men­to de água.

Além dos sec­tor das Águas, es­tão em cur­so na re­gião di­ver­sas ac­ções de im­pac­to so­ci­al, pa­ra me­lho­rar a qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção, com des­ta­que pa­ra a re­a­bi­li­ta­ção e cons­tru­ção de es­co­las, pos­tos mé­di­cos e cen­tros de saú­de. Das obras em cur­so, re­al­ce tam­bém a re­a­bi­li­ta­ção das vi­as de aces­so.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.