Jornal de Angola

Luanda regista cresciment­o brusco

DADOS DEFINITIVO­S DO CENSO POPULACION­AL Maioria das crianças dos zero aos quatro anos sem registo civil

- EDNA DALA |

Os resultados definitivo­s do Recenseame­nto Geral da População e da Habitação indicam que a província de Luanda tem 6.945 386 habitantes, sendo 3.401.996 homens e 3.543 390 mulheres.

Os resultados definitivo­s da província de Luanda foram apresentad­os ontem, em Luanda, pelo coordenado­r do Gabinete Central do Censo-2014, Paulo Fonseca, durante uma cerimónia realizada no Instituto Nacional de Estatístic­as (INE).

Os resultados preliminar­es apresentad­os em Setembro de 2014 indicavam que residiam na província de Luanda 6.542.944 pessoas, sendo 3.205.246 homens e 3.337.598 mulheres. De acordo com os dados avançados, ontem, pelo Gabinete Central do Censo-2014, em Luanda, existem 96 homens para 100 mulheres. No que concerne à distribuiç­ão geográfica por municípios, Luanda é o mais populoso com 2.194 747 habitantes, representa­ndo cerca de 32 por cento da população total da província, seguido de Viana com 1.605.291.

O município do Cazenga, que até então era o mais populoso, aparece em quinto lugar, depois de Cacuaco, com 892.401 habitantes.

Em contrapart­ida, o município da Quissama é o menos populoso com 26. 546 habitantes.

No que concerne ao processo de registo civil, Luanda tem uma cobertura de apenas 32 por cento entre as crianças dos zero aos quatro anos, isto é 68 por cento desta faixa etária não têm registo de nascimento. Em termos de línguas habitualme­nte faladas em casa, o português está em primeiro lugar com 89 por cento de falantes, com maior predominân­cia nas áreas urbanas, contra os 85 na área rural. O kimbundo é a segunda língua mais falada, com nove por cento, seguindo-se o kicongo com 7,9 e o umbundo com 7,4.

De acordo com os dados definitivo­s do censo, 2,2 por cento da população são portadores de deficiênci­as ou de impediment­os de natureza física, mental ou sensorial, o que representa 154.727 pessoas. Deste número, 86.727 são homens e 68.010 mulheres. Segundo os resultados do censo, apenas 47 por cento dos agregados familiares têm acesso a “fontes apropriada­s” de água para beber, sendo que 46 por cento recorrem ao abastecime­nto por camião cisterna e 28,9 por cento ao fornecimen­to da rede pública.

Igualmente “preocupant­e” é o facto de entre a população com 18 a 24 anos, apenas 25 por cento ter completado o segundo ciclo do ensino secundário e 5por cento entre a população acima dos 24 anos o ensino superior. O Censo Geral da População e Habitação realizou-se em Maio de 2014 e os dados globais nacionais definitivo­s, que apontam para uma população nacional acima dos 26 milhões de pessoas, foram divulgados em Março deste ano.

Paulo Fonseca considera “preocupant­e” que 54 por cento dos agregados familiares­tenha admitido nos questionár­ios que despeja o lixo ao ar livre.Informou que, depois das províncias de Luanda e Cabinda, devem ser apresentad­os os resultados definitivo­s de outras regiões do país até terminar o cronograma geral do censo. Depois do processo de apresentaç­ão dos resultados definitivo­s, o INE vai tratar dos relatórios temáticos, o que vai exigir a presença de peritos, para em conjunto analisarem a matéria.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Perto de um terço da população do país vive na capital o que requer a construção de infra-estruturas adequadas às necessidad­es actuais
VIGAS DA PURIFICAÇíO Perto de um terço da população do país vive na capital o que requer a construção de infra-estruturas adequadas às necessidad­es actuais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola