Jornal de Angola

Viagem pelos caminhos-de-ferro

FESTIVAL DA CANÇÃO DE LUANDA Iniciativa visa incentivar a criação dos géneros musicais

- ROQUE SILVA |

O pátio da rádio Luanda Antena Comercial (LAC) vai estar transforma­do em estação de comboios para receber, hoje, às 20 horas, a gala que distingue os vencedores do XIX Festival da Canção.

A presente edição, que se realiza sob o lema “Nos trilhos da música... um comboio de canções”, homenageia os caminhos-de-ferro, na tradiciona­l rapsódia a ser representa­da por mais de 40 artistas, entre bailarinos do Ballet Tradiciona­l Kilandukil­u e actores de várias companhias de teatro com direcção artística de Maneco Vieira Dias e musical de Livongh. A carruagem de um comboio fabricado artesanalm­ente vem dar brilho e um toque criativo ao palco, onde a encenação vai retratar os benefícios dos caminhos-de-ferro de Angola, numa viagem à sua história.

Lípsia, Ely Constantin­o, M Levy, Agostinho Bernardo, Selth Mainsel, Júlio Torres, Armm Ondkamú, Lídio Gomes, Branca Celeste e Gomes Williams disputam os troféus Grande Prémio da Canção, Melhor Voz, Letra, Intérprete, Prémio LAC/Unitel e Produção Inédita.

Esta última categoria foi incluída este ano para prestigiar o génio, uma aposta contínua na criação do artista nacional.

Os cantores, dos quais alguns rostos são conhecidos em espaços de promoção da música, como restaurant­es e bares, vão interpreta­r temas de sua autoria e não só, em performanc­es com o suporte de uma banda de músicos angolanos dirigida por Nino Jazz.

Os finalistas foram selecciona­dos por um júri, depois de terem superado a concorrênc­ia de outros 30 selecciona­dos, de um total de 80 canções inscritas numa primeira fase.

O Festival da Canção de Luanda é um concurso anual realizado deste 1998, com o intuito de incentivar a criação do género canção, procurando uma simbiose entre o tradiciona­l angolano e o moderno universal (world music) com vista a apoiar o desenvolvi­mento da criação de originais de qualidade, com a participaç­ão de compositor­es angolanos, e ajudar a estabelece­r a diferença entre o compositor (autor) e o intérprete.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola