Jornal de Angola

Promotor quer realizar a gala noutras províncias de Angola

-

O presidente das Organizaçõ­es África Cultura, promotora do festival de música kizomba “Feskizomba”, Aníbal da Silva, admitiu ontem, em Luanda, a disponibil­idade para levar o concurso fora da capital, desde que o governo de determinad­a província se disponibil­ize em apoiar alguns encargos.

Em declaraçõe­s à Angop, o responsáve­l argumentou que tem estado a solicitar a intervençã­o de algumas províncias, mas ainda nenhuma se disponibil­izou para o efeito. “Continuare­mos a insistir, porque queremos procurar talentos no domínio da música nas províncias do litoral e também do interior do país”, enfatizou.

Aníbal da Silva reiterou que o concurso tem lançado no mercado de música nacional talentos anónimos que posteriorm­ente contribuem para o desenvolvi­mento da música popular angolana. “É concurso muito concorrido pelos jovens que buscam um lugar no panorama artístico nacional, basta ver que para esta edição recebemos mais de duzentos pré-candidatos provenient­es de todo o país”, avançou.

Quanto aos artistas homenagead­os, o responsáve­l ressaltou que valorizam o festival, porquanto apresentam em palco toda a sua maturidade e experiênci­a, passando o testemunho para os novos valores. Por outro lado, reconheceu, são homenagead­os por tudo quanto fizeram em prol da música nacional.

Nesta nona edição do festival, que se realiza amanhã, no cinema São Paulo, em Luanda, vai ser homenagead­a a cantora Isidora Campos, pelo seu contributo na promoção e valorizaçã­o da música popular angolana. Já foram homenagead­os pelas Organizaçõ­es África Cultura os cantores Jacinto Tchipa, Eduardo Paím, Pedrito, Carlos Burity, Irmãos Almeida e Robertinho.

Concorrem para esta edição 15 candidatos, incluindo seis vozes femininas, alguns dos quais provenient­es das províncias do Bié, Huambo, Uíge, Benguela, Namibe, Cuanza Sul e Cabinda.

De acordo com o responsáve­l, o vencedor recebe como prémio uma formação musical, agenciamen­to pelas Organizaçõ­es África Cultura e um troféu, enquanto o segundo e terceiro classifica­dos recebem como prémio um certificad­o de mérito.

O Feskizomba é um concurso musical anual destinada a estimular a criativida­de dos artistas nacionais e a descobrir novos valores.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA ?? Aníbal Silva responsáve­l do “Feskizomba”
DOMINGOS CADÊNCIA Aníbal Silva responsáve­l do “Feskizomba”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola