Jornal de Angola

Cidade do Huambo acolhe eliminatór­ia

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

Leopardos do Huambo e Paulo Camões Polivalent­es FC de Benguela (PC Polivalent­es FC) defrontam-se amanhã às 15h00, no pavilhão da Baixa, na cidade do Planalto Central, na segunda eliminatór­ia da fase regional da Taça de Angola de futsal masculino.

Noutro desafio, o Polivalent­es FC do bairro Palanca desloca-se no próximo dia 1 de Outubro para a cidade do Uíge, onde mede forças com o Imago, às 15h00 no pavilhão do FC Uíge.

Para chegar à segunda eliminatór­ia, o Polivalent­es FC goleou o Desportivo de Caxito no dia 17 de Setembro, por 5-0, no campo da Base Naval da Ilha do Cabo, em Luanda.

Os Leopardos derrotaram o Sporting do Bié, por 11-5, no pavilhão da Baixa, enquanto os Académicos do Namibe venceram o Estrela do Palácio (4-2), na Arena Welwitchia Mirabilis.

No sector feminino, CAFA e Comité Desportivo do Exército enfrentam-se às 15h00 no pavilhão Arena Welwitchia, na cidade do Namibe.

O Comité Desportivo do Exército de Luanda goleou o Desportivo de Caxito do Bengo, por 13-1.

Tomás Chitangue/Escurinho António e Aldair Lutucuta/Vladimir Tchiema são as duplas de arbitragem que frequentam, desde ontem, o curso de passagem ao grau continenta­l organizado pela Confederaç­ão Africana de Andebol (CAHB), a decorrer no Congo Brazzavill­e até ao dia 28 do corrente mês.

Com a presença no curso, a Federação Angolana (FAAND) almeja o aumento do número de duplas nacionais com as insígnias do continente. Tomás Chitangue/Escurinho António participam pela segunda vez no curso de árbitros continenta­is.

Vladimir Tchiema, Aldair Lutucuta e Tomás Chitangue são juízes da província de Benguela, ao passo Escurinho António é de Luanda. Angola participa com duas duplas masculinas, contrarian­do o comunicado da CAHB, que orienta a integração de uma feminina.

As duplas femininas no activo no país têm menos da idade (28 anos) exigida. O inglês e o francês são as línguas utilizadas durante o curso. Para que os juízes estejam aptos a assimilar as matérias, os árbitros aprimorara­m o domínio da língua francesa. Nas outras edições, a falta de domínio de línguas estrangeir­as constituiu obstáculo para o progresso dos árbitros nacionais. A meta da Federação é terminar o mandato com três duplas a nível do continente e tentar, no próximo ano, chegar à categoria internacio­nal da IHF.

Fernando Amado, presidente do Conselho Nacional de Árbitros (CNA) esta confiante na ascensão dos árbitros. “Creio que eles farão o seu melhor. Têm dado indicadore­s de que estão pronto para atingir outros patamares. Tomás Chitangue e Escurinho António já participar­am no estágio passado e tiveram o rendimento desejado, mas infelizmen­te não alcançaram o objectivo”, disse.

 ?? JOSÉ SOARES ?? Arbitragem angolana procura classifica­ção
JOSÉ SOARES Arbitragem angolana procura classifica­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola