Jornal de Angola

Rita de Cássia chega ao Girabola

- ANTÓNIO DE BRITO |

Com a qualificaç­ão inédita do Santa Rita de Cássia, a província do Uíge volta a fazer parte da geografia do Girabola, depois da última participaç­ão em 2014 representa­do pela União Sport Clube.

A equipa uigense, cujo nome é uma homenagem à santa italiana Rita de Cássia (1391-1457), considerad­a padroeira das “Causas Impossívei­s”, pela dedicação à cura de leprosos, tornou-se no quarto representa­nte da província a competir na maior prova do futebol nacional, depois do Futebol Clube do Uíge, Construtor­es (ex-MCH) e União Sport Clube.

Fundado a 29 de Agosto de 2015, o Santa Rita de Cássia começa a dar cartas na modalidade, fazendo a “dobradinha” na presente temporada. À conquista do Campeonato Provincial junta o título de vencedor da Série A do Zonal de Apuramento para o Girabola do próximo ano, ao totalizar oito pontos, os mesmos do Sporting de Cabinda, segundo classifica­do.

No confronto directo, a equipa do Uíge levou vantagem nos dois jogos frente à formação de Cabinda, ao vencer por 0-1 fora de casa e 3-0 no seu reduto. Em seis partidas disputadas, o conjunto orientado por Paulo Saraiva registou duas vitórias, dois empates e duas derrotas, com cinco golos e três sofridos.

“Estamos orgulhosos, cumprimos o objectivo que passava pela subida à primeira divisão. Ganhámos com mérito o provincial e o Zonal. Os meus jogadores foram briosos, existimos há 12 meses. O Santa Rita de Cássia começa a dar os primeiros passos no desporto angolano. Vamos continuar a trabalhar para fazermos uma boa figura no Girabola”, garantiu o técnico Paulo Saraiva, ao Jornal de Angola.

Na última jornada, Santa Rita e Cabinda Sport Clube empataram sem golos, ao passo que o Sporting de Cabinda derrotou, por 1-0, o Domant do Bengo. Com a derrota, o Domant terminou em terceiro na série, com sete pontos, os mesmos do Cabinda Sport Clube, na quarta posição. O Bravos do Maquis confirmou na Série B o oitavo regresso à I Divisão, depois de ter sido despromovi­do no ano passado. A formação maquisarde dominou a prova, ao totalizar cinco vitórias e três empates, que perfazem 18 pontos.

No fecho da competição, o Maquis derrotou o Polivalent­e do Cuanza Sul, por 3-2, e o Jackson Garcia de Benguela perdeu (1-2) na partida diante da Casa Militar do Cuando Cubango.

O JGM ocupou a segunda posição, com 13 pontos. Casa Militar (12), Jackson Garcia (seis) e Polivalent­e (quatro). Sporting de Cabinda e JGM do Huambo disputam na “Liguilha” que define a terceiro equipa apurada para o Girabola.

 ?? ANTÓNIO SOARES ?? Representa­nte do Uíge comandado por Paulo Saraiva espalhou classe no apuramento
ANTÓNIO SOARES Representa­nte do Uíge comandado por Paulo Saraiva espalhou classe no apuramento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola