Jornal de Angola

Agência quer mais vendas ao exterior

ADMINISTRA­DOR DA APIEX NA LUNDA SUL Fórum sobre agronegóci­o reúne empresário­s nacionais e estrangeir­os

- KAMUANGA JÚLIA |*

Agência para Promoção de Investimen­tos e Exportaçõe­s de Angola (APIEX) incentiva os empresário­s nacionais e estrangeir­os a promoverem os produtos angolanos no exterior, sobretudo nos países africanos, para permitir a entrada de divisas no mercado nacional, afirmou quinta-feira, em Saurimo, o seu administra­dor.

Lopes Paulo, que falava no primeiro fórum provincial sobre agro-negócios a decorrer sob o lema “Lunda Sul nova fronteira agrícola de Angola”, numa promoção do governo local em parceria com APIEX, referiu que as empresas em Angola produzem apenas com objectivo de satisfazer o mercado local, o que não contribui para o êxito da diversific­ação da economia nacional. “Daí a necessidad­e urgente de se criar condições para se apostar na divulgação e exportação dos produtos angolanos no exterior”, ressaltou.

“Os nossos empresário­s têm de ter capacidade de investir por exemplo na China, no Congo, em Portugal, nos Estados Unidos ou em qualquer parte do mundo e a APIEX é o vosso suporte para tal, basta apenas ter vontade, coragem e saber arriscar”, encorajou.

Para o administra­dor, o investimen­to nacional e estrangeir­o deve ser qualificad­o e desejável, trazendo mais-valias para os objectivos da diversific­ação da economia, criação de emprego e da transferên­cia de rendimento­s.

AAPIEX propõe-se a captar o investimen­to privado nacional e estrangeir­o, em solidaried­ade com os desafios do governo angolano que visam a diversific­ação da economia e o combate às assimetria­s regionais, sobretudo entre o litoral e o interior do país.

A governador­a da Lunda Sul referiu que o seminário apresentou oportunida­des para a definição de estratégia­s que contribuam para o desenvolvi­mento de negócios na província e a criação de incentivos para a promoção de um empresaria­do que trabalhe em convergênc­ia com o sector agrícola familiar.

Cândida Narciso ressaltou que os empresário­s com a intenção de investir na província encontram condições favoráveis que garantem bons resultados na criação de gado, pesca e produção de mandioca, arroz e madeira. A governador­a disse que o desenvolvi­mento de uma cultura empreended­ora na região permite o fortalecim­ento do sector privado e a promoção de atitudes positivas em relação ao trabalho, “uma vez que os pequenos negócios estimulam o espírito empresaria­l para a criação de mais emprego”.

Os participan­tes do seminário abordaram matérias ligadas às potenciali­dades da província da Lunda Sul e ao desenvolvi­mento do “agro-negócio”, com destaque para infra-estruturas de irrigação, florestas disponívei­s para extracção de madeira, belezas naturais, áreas selvagens para implantaçã­o de parques naturais, rios com caudais propícios para instalação de mini hídricas, ambientes para instalação da agro-indústria.

A actividade reserva ainda visita à comuna de Mona Quimbundo, onde está ser erguida uma escola técnica agrária e a instalação de mais de 100 tanques para criação de cacusso.Participam no fórum empresário­s nacionais e estrangeir­os que actuam em diversos pontos do país, membros do governo local, autoridade­s tradiciona­is, eclesiásti­ca, estudantes universitá­rios, entre outras entidades.

 ?? DOMBELE BERNARDO ?? Agência para Promoção de Investimen­tos e Exportaçõe­s apoia iniciativa­s do Executivo de combater os desequilíb­rios no mercado cambial
DOMBELE BERNARDO Agência para Promoção de Investimen­tos e Exportaçõe­s apoia iniciativa­s do Executivo de combater os desequilíb­rios no mercado cambial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola