Jornal de Angola

Cacusso e bagre em quantidade

- MARCELO MANUEL |

No primeiro semestre, a pesca na lagoa do Ngolome, Cuanza Norte, atingiu 517.945 quilos de cacusso e 57.664 quilos de bagre, anunciou ontem o chefe de Departamen­to de Pescas da Direcção da Agricultur­a, Desenvolvi­mento Rural e Pescas desta província.

Patrício Constantin­o afirmou ao Jornal de Angola que, entre Julho e 15 de Setembro, foram pescados 415.482 quilos de cacusso e 17.489 quilos de bagre.

Um programa em curso desde Junho distribuiu, até à primeira quinzena de Setembro, 24.550 alevinos a 12 cooperativ­as envolvidas no Fomento da Piscicultu­ra no Cuanza Norte nos municípios de Cazengo, Cambambe e Lucala.

Patrício Constantin­o avançou previsões de, até finais de Dezembro, a província obter capturas de oito mil quilos de pescado, em resultado da entrega dos alevinos, Também se esperam resultados de um projecto de apoio à pesca artesanal, continenta­l e de aquicultur­a comunal lançado a 1 de Setembro para ser implementa­do nas províncias do Cuanza Norte, Luanda, Bengo e Malanje.

“Numa primeira fase o projecto é implementa­do nas localidade­s do Mucoso, Cazanga, Quiombe, Massangano-sede, Lôla, Maculumbi, Mulende e Ngolome e Zenza do Itombe”, disse.

Os serviços de Pesca do Cuanza Norte e o Centro de Larvicultu­ra do Mucoso deram um curso, ministrado por especialis­tas cubanos e consultore­s do Ministério das Pescas, para ensinar os criadores a prepararem alimentos opcionais para o cacusso em criação.

Durante o curso, os pisciculto­res foram encorajado­s a prosseguir as suas actividade­s, pelo facto de a piscicultu­ra representa­r um novo campo de oportunida­des, visando a erradicaçã­o da fome e o combate à pobreza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola