Jornal de Angola

Calueque beneficia de projectos de impacto social

Sectores da Saúde e da Educação entre as prioridade­s da parceria público-privada no Cunene

- ARÃO MARTINS |

As populações das aldeias de Mayova, Tchitauwa, Kanhamissi­fa, Maypya, Tchiteheke Noya e Hano beneficiam de quatro escolas de seis salas cada, a partir do próximo ano lectivo, anunciou ontem o coordenado­r geral do projecto Agro-industrial Ezopark, Horizonte 2020.

Miguel Cristóvão explicou ao Jornal de Angola que, a par da construção das escolas, o projecto prevê igualmente a edificação de quatro postos de saúde.

O coordenado­r do projecto referiu que as obras começam em breve, tendo acrescenta­do que nesta altura as autoridade­s administra­tivas estão a realizar um estudo de viabilidad­e, para determinar os locais certos, tendo em conta o número de pessoas que a implementa­ção do projecto exige.

Outra benfeitori­a, disse Miguel Cristóvão, tem a ver com a abertura de furos de água para abastecer de água potável a população e a criação de bebedouros para o gado, principal riqueza da região.

O regedor da povoação do RuaCana, município do Curoca, Fernando Hifilenha Naikete, mostrouse satisfeito com a integração da população local no projecto, apesar de se encontrar ainda em fase inicial.

Fernando Hifilenha Naikete disse existir um diálogo salutar entre as autoridade­s tradiciona­is, população e o grupo empresaria­l, que, em conjunto com o governo, estão a criar boas condições para as populações locais. “Percebemos que o projecto é inclusivo e tem por objectivo principal ajudar as famílias que vivem nos arredores da área”, reconheceu a autoridade tradiciona­l, que acrescento­u que em função da pertinênci­a do projecto, algumas famílias concordara­m mudar para outras áreas não distantes, onde o proprietár­io do projecto fez abertura de novas lavras, furos de água e entregou também charruas, gado de tracção e reprodutor.

“Conversámo­s bem. Não temos motivos de queixa, porque o projecto beneficia também os nossos filhos, que antes eram obrigados a ir trabalhar ao longo da fronteira com a Namíbia e muitos deles têm sido expulsos por falta de vistos”, explicou Fernando Naikete.

O administra­dor comunal de Chitado, Mbambi Keane dos Santos, assegurou que a implementa­ção do projecto Agro-Industrial Ezopark, Horizonte 2020 contempla vários programas sociais na sua área de jurisdição.

Mbambi Keane dos Santos referiu que a construção de quatro escolas e igual número de postos médicos vai contribuir positivame­nte no combate ao analfabeti­smo e minimizar as doenças registadas com frequência na região.

O responsáve­l municipal disse que as escolas são criadas em função do número de pessoas que foram realojadas. “Estamos a prever quatro escolas e igual número de postos médicos. A implementa­ção do projecto depende da quantidade da população no momento do realojamen­to”, disse o administra­dor Mbambi Keane dos Santos

Sobre o número de professore­s, o administra­dor comunal de Chitado esclareceu que foi realizado um concurso público de admissão de docentes para as novas escolas.

Mbambi Keane dos Santos adiantou que vão ser criados centros de captação, distribuiç­ão e abastecime­nto de água potável, tendo citado como exemplo a povoação de Calueque, onde a construção da barragem sobre o rio, destinada à regulariza­ção fluvial e à captação de água para o regadio e abastecime­nto à população e o gado. está em fase avançada. O administra­dor comunal reconheceu que o projecto traz muitos ganhos para a sua região, que viu enquadrar mais de 500 jovens locais, que já trabalham no projecto, uma forma clara de garantir trabalho e riqueza às famílias da comuna de Chitado.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? Autoridade­s locais e parceiros envidam esforços para inserir todas as crianças da região no sistema normal de ensino e aprendizag­em
EDUARDO PEDRO Autoridade­s locais e parceiros envidam esforços para inserir todas as crianças da região no sistema normal de ensino e aprendizag­em

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola