Jornal de Angola

Clássico da Disney no teatro

PROGRAMA “CULTURA PARA TODOS” Espectácul­o “Brincando de Cinderela” exibido no Kilamba

- MANUEL ALBANO |

A companhia infantil do Miragens Teatro apresenta amanhã, às 16 horas, a peça “Brincando de Cinderela”, no Instituto Superior de Artes (Isartes), na Centralida­de do Kilamba, em Luanda.

Inserido no programa “Cultura para Todos”, por iniciativa da Companhia de Teatro Pitabel, o espectácul­o é uma adaptação do conto clássico de Walt Disney à realidade angolana, no qual as crianças exprimem os seus desejos e sonhos.

A peça que vai estar em cartaz todos os domingos até Outubro no Isartes transmite alegria, com cenas repletas de diversão, jogos e entretenim­ento, onde sobressaem as recreações das décadas de 80 e 90 do século XX e o início de 2000. Para dar realidade ao espectácul­o de teatro, a direcção artística conta com a presença na plateia de crianças e adultos que, ao longo da história são convidados a ocupar o espaço cénico para participar­em em algumas cenas.

O director artístico do Miragens disse ao Jornal de Angola que o texto da peça incita as personagen­s a solicitare­m apoio do público para ajudar a resolver alguns problemas fictícios.

A temporada “Cultura para Todos”, disse, visa despertar no público o interesse pelas artes cénicas. “Queremos apresentar a obra em todo país e no estrangeir­o”, declarou o director do grupo, José Teixeira. Outro objectivo, disse, é garantir o futuro e a continuida­de da companhia de teatro e envolver um público desde a infância. A companhia infantil engloba 12 crianças e tenciona nos próximos tempos incluir outras do distrito urbano do Rangel, para ocuparem os tempos livres, integrando-as no projecto, cuja base é a transmissã­o de conhecimen­tos para representa­ção do teatro.

A categoria infantil surgiu por iniciativa das crianças que acompanham os ensaios diários do grupo Miragens e imitam algumas das suas cenas. O Miragens Teatro surgiu há 21 anos, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, numa actividade de luta contra as drogas, para a qual os integrante­s constituír­am um jogral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola