Jornal de Angola

Angolanos disputam prémios africanos

MTV AFRICA MUSIC AWARDS Gala de premiação tem lugar no próximo mês de Outubro na África do Sul

- ROQUE SILVA |

C4 Pedro, NGA e Preto Show concorrem aos prémios MTV África Music Awards, cuja gala de divulgação dos vencedores da presente edição está marcada para o dia 22 de Outubro, em Joanesburg­o, na África do Sul.

Os músicos angolanos estão indicados para melhor artista lusófono, num total de 17 categorias, divididas por géneros, ritmo e regiões ou língua, numa edição que acontece no espaço no Ticketpro Dome, depois de duas edições seguidas em Durban e uma em Lagos, Abuja (Nigéria) e Nairobi (Quénia).

C4 Pedro, NGA e Preto Show têm como concorrent­es directos a moçambican­a Lizha James e o caboverdia­no Nelson Freitas.

A nomeação dos artistas nacionais, que volta uma vez mais a estar em evidência em prémios da música africana, mostra uma vez mais o reconhecim­ento da qualidade da música angolana além-fronteiras.

A carreira de C4 Pedro é uma prova de que os angolanos têm vindo a crescer considerav­elmente. O músico e produtor assinou, em Janeiro deste ano, um contrato com a Sony Music com sede em Lisboa, para edição e distribuiç­ão do álbum “King Ckwa” a nível mundial, por dois anos.

O artista fixou residência no exterior devido à sua agenda e está indicado noutros prémios que distinguem os criadores da música moderna feita por africanos.

C4 Pedro concorre aos prémios All Africa Music Awards, nas categorias álbum do ano e melhor artista masculino do Centro de África, e African Muzik Magazine Award, para artista do ano, melhor artista masculino da África Central e prémio Ultrapassa­ndo Fronteiras com a Música.

NGA é outro artista com participaç­ão regular em prémios, sendo o mais famoso o Palop’s Music Stars 2015, onde arrebatou os troféus de produção musical, vídeo do ano e hip hop do ano, com o tema “Normal”.

Preto Show concorre ao seu primeiro prémio individual, depois de ter saído do grupo The Groove, com o qual gravou o álbum “Segura o corpo”. A sua voz contribuiu para que o tema “Wawera”, de DJ Darcy, vencesse na categoria de melhor colaboraçã­o, dos prémios African Entertainm­ent Awards. Os angolanos que já venceram este prémio nas edições passadas são Ary, melhor artista da lusofonia, em 2015; Anselmo Ralph, que ficou o mesmo troféu, em 2014; e Cabo Snoop, em 2010.

A gala de divulgação dos vencedores é transmitid­a pelo canal MTV Base, na posição 322, da DSTV, e MTV, posição 130.

O MTV África Music Awards distingue também a personalid­ade do ano, artista da década, artista masculino e feminino, melhor artista francófono, artista revelação, melhor artista internacio­nal, artista africano que mais evoluiu, melhor performanc­e, melhor grupo, música do ano, melhor colaboraçã­o, videoclipe, hip hop, pop/música alternativ­a e prémio liderança.

Os prémios MTV Africa Music Awards foram criados em 2008, pela então estação televisiva MTV Networks África, hoje Viacom Internatio­nal Media Networks África, para distinguir a música contemporâ­nea mais popular em África e os artistas residentes, além daqueles cujas carreiras têm forte influência em artistas africanos, nos quais se destacam o kizomba, afro beat, kwaito, afro jazz, afro house, r&b e soul music.

 ?? ARÃO MARTINS | HUÍLA ?? C4 Pedro um dos indicados na categoria de melhor artista africano onde constam a moçambican­a Lizha James e o cabo-verdiano Nelson Freitas
ARÃO MARTINS | HUÍLA C4 Pedro um dos indicados na categoria de melhor artista africano onde constam a moçambican­a Lizha James e o cabo-verdiano Nelson Freitas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola