An­go­la­nos dis­pu­tam pré­mi­os afri­ca­nos

MTV AFRICA MU­SIC AWARDS Ga­la de pre­mi­a­ção tem lu­gar no pró­xi­mo mês de Ou­tu­bro na Áfri­ca do Sul

Jornal de Angola - - GENTE - RO­QUE SIL­VA |

C4 Pe­dro, NGA e Pre­to Show con­cor­rem aos pré­mi­os MTV Áfri­ca Mu­sic Awards, cu­ja ga­la de di­vul­ga­ção dos ven­ce­do­res da pre­sen­te edi­ção es­tá mar­ca­da pa­ra o dia 22 de Ou­tu­bro, em Jo­a­nes­bur­go, na Áfri­ca do Sul.

Os mú­si­cos an­go­la­nos es­tão in­di­ca­dos pa­ra me­lhor ar­tis­ta lu­só­fo­no, num to­tal de 17 ca­te­go­ri­as, di­vi­di­das por gé­ne­ros, rit­mo e re­giões ou lín­gua, nu­ma edi­ção que acon­te­ce no es­pa­ço no Tic­ket­pro Do­me, de­pois de du­as edi­ções se­gui­das em Dur­ban e uma em La­gos, Abu­ja (Ni­gé­ria) e Nai­ro­bi (Qué­nia).

C4 Pe­dro, NGA e Pre­to Show têm co­mo con­cor­ren­tes di­rec­tos a mo­çam­bi­ca­na Lizha Ja­mes e o ca­bo­ver­di­a­no Nel­son Frei­tas.

A no­me­a­ção dos ar­tis­tas na­ci­o­nais, que vol­ta uma vez mais a es­tar em evi­dên­cia em pré­mi­os da mú­si­ca afri­ca­na, mos­tra uma vez mais o re­co­nhe­ci­men­to da qua­li­da­de da mú­si­ca an­go­la­na além-fron­tei­ras.

A car­rei­ra de C4 Pe­dro é uma pro­va de que os an­go­la­nos têm vin­do a cres­cer con­si­de­ra­vel­men­te. O mú­si­co e pro­du­tor as­si­nou, em Ja­nei­ro des­te ano, um con­tra­to com a Sony Mu­sic com se­de em Lis­boa, pa­ra edi­ção e dis­tri­bui­ção do ál­bum “King Ckwa” a ní­vel mun­di­al, por dois anos.

O ar­tis­ta fi­xou re­si­dên­cia no ex­te­ri­or de­vi­do à sua agen­da e es­tá in­di­ca­do nou­tros pré­mi­os que dis­tin­guem os cri­a­do­res da mú­si­ca mo­der­na fei­ta por afri­ca­nos.

C4 Pe­dro con­cor­re aos pré­mi­os All Africa Mu­sic Awards, nas ca­te­go­ri­as ál­bum do ano e me­lhor ar­tis­ta mas­cu­li­no do Cen­tro de Áfri­ca, e Afri­can Mu­zik Ma­ga­zi­ne Award, pa­ra ar­tis­ta do ano, me­lhor ar­tis­ta mas­cu­li­no da Áfri­ca Cen­tral e pré­mio Ul­tra­pas­san­do Fron­tei­ras com a Mú­si­ca.

NGA é ou­tro ar­tis­ta com par­ti­ci­pa­ção re­gu­lar em pré­mi­os, sen­do o mais fa­mo­so o Pa­lop’s Mu­sic Stars 2015, on­de ar­re­ba­tou os tro­féus de pro­du­ção mu­si­cal, ví­deo do ano e hip hop do ano, com o te­ma “Nor­mal”.

Pre­to Show con­cor­re ao seu pri­mei­ro pré­mio in­di­vi­du­al, de­pois de ter saí­do do gru­po The Gro­o­ve, com o qu­al gra­vou o ál­bum “Se­gu­ra o cor­po”. A sua voz con­tri­buiu pa­ra que o te­ma “Wawe­ra”, de DJ Darcy, ven­ces­se na ca­te­go­ria de me­lhor co­la­bo­ra­ção, dos pré­mi­os Afri­can En­ter­tain­ment Awards. Os an­go­la­nos que já ven­ce­ram es­te pré­mio nas edi­ções pas­sa­das são Ary, me­lhor ar­tis­ta da lu­so­fo­nia, em 2015; An­sel­mo Ralph, que fi­cou o mes­mo tro­féu, em 2014; e Ca­bo Sno­op, em 2010.

A ga­la de di­vul­ga­ção dos ven­ce­do­res é trans­mi­ti­da pe­lo ca­nal MTV Ba­se, na po­si­ção 322, da DSTV, e MTV, po­si­ção 130.

O MTV Áfri­ca Mu­sic Awards dis­tin­gue tam­bém a per­so­na­li­da­de do ano, ar­tis­ta da dé­ca­da, ar­tis­ta mas­cu­li­no e fe­mi­ni­no, me­lhor ar­tis­ta fran­có­fo­no, ar­tis­ta re­ve­la­ção, me­lhor ar­tis­ta in­ter­na­ci­o­nal, ar­tis­ta afri­ca­no que mais evo­luiu, me­lhor per­for­man­ce, me­lhor gru­po, mú­si­ca do ano, me­lhor co­la­bo­ra­ção, vi­de­o­cli­pe, hip hop, pop/mú­si­ca al­ter­na­ti­va e pré­mio li­de­ran­ça.

Os pré­mi­os MTV Africa Mu­sic Awards fo­ram cri­a­dos em 2008, pe­la en­tão es­ta­ção te­le­vi­si­va MTV Networks Áfri­ca, ho­je Vi­a­com In­ter­na­ti­o­nal Me­dia Networks Áfri­ca, pa­ra dis­tin­guir a mú­si­ca con­tem­po­râ­nea mais po­pu­lar em Áfri­ca e os ar­tis­tas re­si­den­tes, além da­que­les cu­jas car­rei­ras têm for­te in­fluên­cia em ar­tis­tas afri­ca­nos, nos quais se des­ta­cam o ki­zom­ba, afro be­at, kwai­to, afro jazz, afro hou­se, r&b e soul mu­sic.

ARÃO MAR­TINS | HUÍ­LA

C4 Pe­dro um dos in­di­ca­dos na ca­te­go­ria de me­lhor ar­tis­ta afri­ca­no on­de cons­tam a mo­çam­bi­ca­na Lizha Ja­mes e o ca­bo-ver­di­a­no Nel­son Frei­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.