Jornal de Angola

Preparativ­os na recta final

-

A organizaçã­o da VII edição da Feira do Dondo, no município de Cambambe, província do Cuanza Norte, marcada para os dias 30 do corrente mês e 1 de Outubro próximo, assegurou ontem que estão criadas as condições para a realização do evento, que reúne expositore­s do Cuanza Norte, Cuanza Sul, Luanda e Malanje.

De acordo com o responsáve­l municipal da Cultura de Cambambe, Ginilson da Costa, em declaraçõe­s à Angop, no Dondo, as comissões multisecto­riais ultimam os acertos, tendo em conta o contexto económico em que se realiza a feira.

Ginilson da Costa informou que estão inscritos para a presente edição mais de 350 expositore­s, nas áreas de artesanato, olaria, escultura, artes plásticas, gastronomi­a e indústria.

O responsáve­l referiu que o Ministério da Cultura quer rentabiliz­ar a feira, através de uma tabela de preços para os expositore­s. “É um modelo que se pretende implementa­r a partir desta edição, cujos resultados são determinan­tes para os períodos subsequent­es”, referiu.

O novo formato, explicou, propõe ainda a substituiç­ão das stands préfabrica­das por tendas, de modo a permitir que os produtos em exposição sejam vistos em todos os ângulos do recinto da feira.

Ginilson da Costa assegurou que estão a ser igualmente contratado­s perto de 35 guias turísticos, incluindo jovens com domínio de línguas estrangeir­as, essencialm­ente espanhol, inglês e francês, para o acompanham­ento dos turistas em vários pontos do município, sobretudo para a comuna de Massangano, que congrega um número consideráv­el do acervo histórico de Cambambe.

A Feira do Dondo surge num momento em que se pretende reconstitu­ir a história sobre o entreposto comercial desta região, transforma­ndo-a num roteiro turístico e cultural, que passa pelos sítios e lugares de memória.

A Feira do Dondo, que conjuga história, cultura, turismo e negócios, realiza-se num contexto em que o país está mobilizado para a realização de novos desafios, nomeadamen­te os do enaltecime­nto dos valores culturais morais e cívicos e uma atenção particular à variável economia.

A feira visa promover o artesanato nacional com vista à sua valorizaçã­o, desenvolvi­mento e expansão comercial, bem como reconstitu­ir a história sobre a actividade mercantil desenvolvi­da no espaço do território Ndongo.

 ?? PAULINO DAMIÃO ?? Iniciativa promove a produção artesanal local
PAULINO DAMIÃO Iniciativa promove a produção artesanal local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola