Jornal de Angola

Trio da frente tem tarefa difícil

Corrida à conquista do título do Girabola segue agitada em três cidades

- ANTÓNIO DE BRITO |

Com os candidatos à conquista do título em acção, a 25ª jornada do Girabola Zap prossegue hoje, com o 1º de Agosto, líder da prova, a visitar o Desportivo da Huíla, à semelhança do segundo classifica­do, Recreativo do Libolo, que enfrenta em Saurimo o Progresso da Lunda Sul, enquanto o Petro de Luanda, terceiro colocado, recebe o Kabuscorp do Palanca. Entre os aflitos, o 4 de Abril defronta o Porcelana FC.

“Irmãos, irmãos, negócios à parte”, Desportivo da Huíla e 1º de Agosto medem forças às 15h30, no Estádio do Ferrovia, num desafio de elevado grau de dificuldad­es, já que ambas as equipas jogam uma cartada decisiva, a julgar seus objectivos na competição.

Os militares da Região Sul disputam a manutenção no campeonato, por estarem numa situação difícil na tabela classifica­tiva, ocupando a 12ª posição com 26 pontos, ao passo que a formação rubra e negra é obrigada a vencer para continuar na liderança isolada da prova, rumo à conquista do título que foge há dez anos.

Apesar da deslocação afigurar-se difícil, o 1º de Agosto parte com ligeiro favoritism­o, atendendo os excelentes resultados obtidos no reduto do adversário, onde em 11 deslocaçõe­s venceu cinco vezes, perdeu uma e empatou os restantes cinco desafios. Dos 23 jogos disputados entre si, a formação do Rio Seco leva clara vantagem sobre o Desportivo Huíla, com 15 vitórias, uma derrota e sete empates. No 1º de Agosto, Gelson volta a falhar o jogo com o Desportivo, depois de já o ter feito diante do Porcelana FC. O goleador e melhor marcador do Girabola, não recuperou da distinção muscular. Por acumulação de cartões amarelos, o médio Ibukun é outra contraried­ade no plantel às ordens de Dragan Jovic. No Desportivo da Huíla, o técnico Ivo Traça não tem qualquer percalço.

Progresso da Lunda Sul e Recreativo do Libolo medem forças, às 15h00 no Estádio Municipal das Mangueiras, com o campeão nacional em título a ter para já uma deslocação difícil à cidade de Saurimo. Com a permanênci­a já assegurada, a equipa de Kito Ribeiro atira a pressão para a formação do Cuanza Sul, que está pressionad­a a ganhar para continuar no trio de candidatos ao título. No confronto directo, o Libolo regista três triunfos (1-0, 2-1 e 2-1).

No dérbi da capital, Petro de Luanda e Kabuscorp do Palanca protagoniz­am às 18h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, o desafio mais aguardado da jornada. Sempre que se defrontam, petrolífer­os e palanquino­s proporcion­am aos seus adeptos duelos agradáveis e de desfecho imprevisív­el. Na primeira volta os tricolores venceram por uma bola sem resposta.Equilibrad­o pode ser o jogo entre o 4 de Abril e Porcelana, às 15h00 no Estádio Municipal de Menongue. Os dois conjuntos perseguem a permanênci­a na prova, com os cuanza-nortenhos a vencer, por 2-1, no primeiro turno do campeonato.

Amanhã, para o fecho da ronda, o Progresso Sambizanga recebe o Recreativo da Caála, às 15h30 no Estádio Nacional da Cidadela. A Académica do Lobito enfrenta o Sagrada Esperança, às 15h30 no Estádio do Buraco, e o ASA vai ter pela frente o Interclube, às 17h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros. Ontem, na abertura da jornada, o Benfica de Luanda derrotou o 1º de Maio de Benguela, por 1-0, com golo de Bena.

 ?? SANTOS PEDRO ?? 1º de Agosto e Recreativo do Libolo são pressionad­os pelo Petro de Luanda na corrida rumo à conquista do título da competição
SANTOS PEDRO 1º de Agosto e Recreativo do Libolo são pressionad­os pelo Petro de Luanda na corrida rumo à conquista do título da competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola