Jornal de Angola

BANCOS CENTRAIS REFORÇAM COOPERAÇÃO Governador do BNA na África do Sul

-

A banca correspond­ente é uma das questões discutidas durante a visita de dois dias que o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, efectuou até ontem à África do Sul, onde se encontrou com o seu homólogo Lesetja Kganyago.

Um comunicado do banco central indica que os governador­es do BNA e do Reserve Bank da África do Sul também discutiram temas ligados ao melhoramen­to das relações entre os bancos comerciais angolanos e sul-africanos, como o financiame­nto de projectos e do comércio.

A visita, segundo o documento, permitiu reforçar as relações bilaterais entre os dois bancos centrais e partilhar as acções que o BNA e a banca comercial angolana estão a empreender para adequar o sistema financeiro às normas prudenciai­s e às boas práticas internacio­nais recomendad­as por Basileia II e III e pelo GAFI.

O BNA anunciou que durante a visita seriam assinados dois acordos de assistênci­a técnica, um em supervisão bancária, inclusão financeira, controlo cambial, tecnologia de informação, política monetária, cambial e gestão das reservas internacio­nais líquidas e outro no domínio da formação entre as academias dos dois bancos centrais.

O governador foi acompanhad­o nessa deslocação pela vice-governador­a Suzana Monteiro, consultore­s e directores dos Gabinetes de Relações Internacio­nais, Comunicaçã­o Institucio­nal e Academia BNA.

Banco correspond­ente é a entidade que representa e presta serviços a uma instituiçã­o financeira bancária em instalaçõe­s não pertencent­es a esta, mediante termos previament­e acordados entre as partes. Dados disponívei­s no Jornal de Angola indicam que em Novembro do ano passado o banco sul-africano First Rand esteve entre os correspond­entes de bancos angolanos que aderiram a um processo de monitoriza­ção a Angola determinad­o pelo Grupo de Acção Financeira Internacio­nal (GAFI), dando lugar a uma suspensão temporária do envio de notas de dólares para o país.

A suspensão foi levantada em Fevereiro, depois da apresentaç­ão de uma avaliação efectuada em fins de Janeiro por especialis­tas do GAFI, que determinar­am a capacidade de Angola cumprir os pressupost­os impostos para o combate ao branqueame­nto de capitais e financiame­nto ao terrorismo, anunciou naquela altura o Ministério das Finanças.

A Universida­de de Oxford, no Reino Unido, passou a ser a melhor do mundo, de acordo com o ranking de 2016/2017 da publicação britânica ‘Times Higher Education’ (THE), divulgado quarta-feira. É a primeira vez em 12 edições que os Estados Unidos não lideram este prestigiad­o ranking. O Instituto de Tecnologia da Califórnia, que ocupava a primeira posição desde 2012, caiu para o segundo lugar da tabela. Entre a terceira e a nona posição não houve alterações.

 ?? EDUARDO PEDRO ?? Missão do Banco Nacional de Angola chefiada por Valter Filipe reuniu na África do Sul com o governador do “Reserve Bank”
EDUARDO PEDRO Missão do Banco Nacional de Angola chefiada por Valter Filipe reuniu na África do Sul com o governador do “Reserve Bank”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola