Edu­ca­ção é pri­o­ri­da­de do no­vo go­ver­na­dor

Jornal de Angola - - POLÍTICA - MARCELINO DUMBO

O no­vo go­ver­na­dor do Hu­am­bo, João Bap­tis­ta Kus­su­mua, apon­tou on­tem os sec­to­res da Edu­ca­ção, Saú­de, Ha­bi­ta­ção, Sa­ne­a­men­to Bá­si­co e Ener­gia e Águas co­mo pri­o­ri­da­des ime­di­a­tas do seu man­da­to.

João Bap­tis­ta Kus­su­mua anun­ci­ou tais pri­o­ri­da­des no ac­to for­mal da sua apre­sen­ta­ção co­mo 15º go­ver­na­dor da pro­vín­cia do Hu­am­bo aos mem­bros do go­ver­no e da so­ci­e­da­de ci­vil, nu­ma ce­ri­mó­nia ori­en­ta­da pe­lo mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio, Bor­ni­to de Sou­sa.

No­me­a­do na se­ma­na pas­sa­do pe­lo Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, o go­ver­na­dor en­ten­de que é com edu­ca­ção e saú­de que as po­pu­la­ções do pla­nal­to cen­tral po­dem as­pi­rar por uma vi­da me­lhor, vol­tar a co­lo­car a re­gião na ro­ta das prin­ci­pais pro­du­to­ras de gé­ne­ros ali­men­tí­ci­os do país e con­tri­buir pa­ra a re­du­ção da fo­me e da po­bre­za.

Nu­ma al­tu­ra em que a na­ção vi­ve um pe­río­do de cri­se fi­nan­cei­ra, João Bap­tis­ta Kus­su­mua de­fen­de que só com sen­ti­do de co­e­são, uni­da­de e pa­tri­o­tis­mo por par­te de to­dos os ha­bi­tan­tes da pro­vín­cia se­rá pos­sí­vel le­var avan­te, qu­er os pro­jec­tos já es­tru­tu­ra­dos pe­lo an­te­ri­or go­ver­no, qu­er os que pre­ten­de im­ple­men­tar na vi­gên­cia do seu man­da­to, cu­jo ob­jec­ti­vo fi­nal, dis­se, é pro­por­ci­o­nar uma vi­da ca­da vez me­lhor às po­pu­la­ções.

“O tem­po é cur­to pa­ra os de­sa­fi­os com que nos de­pa­ra­mos e por­que as po­pu­la­ções ho­je não que­rem de nós dis­cur­sos e opi­niões, mas sim ati­tu­des, o Exe­cu­ti­vo vai dar res­pos­tas prá­ti­cas e prag­má­ti­cas aos pro­ble­mas e às rei­vin­di­ca­ções le­gí­ti­mas das po­pu­la­ções do Hu­am­bo. Por is­so, é que con­ta­mos com to­dos, mas ab­so­lu­ta­men­te to­dos, na ma­te­ri­a­li­za­ção des­tes de­sa­fi­os, por­que fo­mos in­di­ca­dos e aqui es­ta­mos pa­ra tra­ba­lhar­mos com e pa­ra o nos­so po­vo”, dis­se.

A me­lho­ria dos ser­vi­ços de abas­te­ci­men­to de ener­gia e água a to­dos os seg­men­tos da so­ci­e­da­de do Hu­am­bo faz tam­bém par­te do “ca­va­lo de ba­ta­lha” de João Bap­tis­ta Kus­su­mua. O no­vo go­ver­na­dor diz­se co­nhe­ce­dor dos pro­jec­tos em cur­so pa­ra o sec­tor e es­pe­ra com o no­vo im­pul­so que vi­er da bar­ra­gem hi­dro­e­léc­tri­ca de Laú­ca me­lho­rar sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te a dis­tri­bui­ção de ener­gia e tam­bém de água, com a in­ten­si­fi­ca­ção e me­lho­ria dos pro­jec­tos pre­vis­tos no pro­gra­ma “Água pa­ra To­dos”.

Por seu tur­no, o go­ver­na­dor ces­san­te, Kun­di Paiha­ma, agra­de­ceu a po­pu­la­ção do Hu­am­bo pe­lo apoio pres­ta­do du­ran­te os dois anos e meio que go­ver­nou a pro­vín­cia e pe­diu que con­ti­nu­em a man­ter o mes­mo in­cen­ti­vo ao no­vo go­ver­na­dor, pois, dis­se, João Bap­tis­ta Kus­su­mua me­re­ceu a con­fi­an­ça do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos San­tos, e, por is­so, de­ve ter to­do o apoio dos qua­dros do Go­ver­no e da po­pu­la­ção do Hu­am­bo, pa­ra que a pro­vín­cia saia ven­ce­do­ra.

FRAN­CIS­CO LO­PES | HU­AM­BO

João Bap­tis­ta Kus­su­mua foi apre­sen­ta­do à po­pu­la­ção pe­lo seu an­te­ces­sor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.