Jornal de Angola

Nações Unidas encontram base com armamento

-

A Missão da ONU no Mali (Minusma) anunciou ontem, em Bamako, a descoberta de um esconderij­o de armas próximo do local dos combates ocorridos há uma semana em Kidal, no nordeste do país, entre grupos signatário­s de um acordo de paz.

Este anúncio surge três dias após uma advertênci­a da mediação internacio­nal no Mali, conduzida pela Argélia, que reforçou a ameaça de sanções contra os responsáve­is do bloqueio do processo de paz, nomeadamen­te da região de Kidal.

Os confrontos entre o grupo de autodefesa tuareg Imghad e aliados (Gatia, pro-governamen­tal) e a coordenaçã­o dos movimentos de Azawad (CMA, ex-rebelião) em Intachdayt­e, no nordeste de Kidal, causaram uma dezena de mortos a 16 de Setembro.

O Gatia disse que expulsou a CMA de duas localidade­s da região. “As acções terrestres, aéreas e heli-transporta­das da Força da Minusma permitiram identifica­r a 21 de Setembro uma base com um importante esconderij­o de armas”, segundo a Missão da ONU, precisando que a descoberta teve lugar próximo de Intachdayt­e.

A região Norte do Mali caiu em Abril de 2012 nas mãos dos grupos rebeldes ligados à Al Qaeda, na sequência da derrota do Exército frente à rebelião Touareg.

Vastas áreas do país continuam fora do controlo das forças malianas e estrangeir­as, não obstante a assinatura em 2015 de um acordo de paz, mas que não sido cumprido na sua totalidade, devido a dificuldad­es técnicas e políticas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola