Nações Unidas en­con­tram ba­se com ar­ma­men­to

Jornal de Angola - - MUNDO -

A Mis­são da ONU no Mali (Mi­nus­ma) anun­ci­ou on­tem, em Ba­ma­ko, a des­co­ber­ta de um es­con­de­ri­jo de ar­mas pró­xi­mo do lo­cal dos com­ba­tes ocor­ri­dos há uma se­ma­na em Ki­dal, no nor­des­te do país, en­tre gru­pos sig­na­tá­ri­os de um acor­do de paz.

Es­te anún­cio sur­ge três di­as após uma ad­ver­tên­cia da me­di­a­ção in­ter­na­ci­o­nal no Mali, con­du­zi­da pe­la Ar­gé­lia, que re­for­çou a ame­a­ça de san­ções con­tra os res­pon­sá­veis do blo­queio do pro­ces­so de paz, no­me­a­da­men­te da re­gião de Ki­dal.

Os con­fron­tos en­tre o gru­po de au­to­de­fe­sa tu­a­reg Imghad e ali­a­dos (Ga­tia, pro-go­ver­na­men­tal) e a co­or­de­na­ção dos mo­vi­men­tos de Azawad (CMA, ex-re­be­lião) em In­ta­ch­day­te, no nor­des­te de Ki­dal, cau­sa­ram uma de­ze­na de mor­tos a 16 de Se­tem­bro.

O Ga­tia dis­se que ex­pul­sou a CMA de du­as lo­ca­li­da­des da re­gião. “As ac­ções ter­res­tres, aé­re­as e he­li-trans­por­ta­das da For­ça da Mi­nus­ma per­mi­ti­ram iden­ti­fi­car a 21 de Se­tem­bro uma ba­se com um im­por­tan­te es­con­de­ri­jo de ar­mas”, se­gun­do a Mis­são da ONU, pre­ci­san­do que a des­co­ber­ta te­ve lu­gar pró­xi­mo de In­ta­ch­day­te.

A re­gião Nor­te do Mali caiu em Abril de 2012 nas mãos dos gru­pos re­bel­des li­ga­dos à Al Qa­e­da, na sequên­cia da der­ro­ta do Exér­ci­to fren­te à re­be­lião Tou­a­reg.

Vas­tas áre­as do país con­ti­nu­am fo­ra do con­tro­lo das for­ças ma­li­a­nas e es­tran­gei­ras, não obs­tan­te a as­si­na­tu­ra em 2015 de um acor­do de paz, mas que não si­do cum­pri­do na sua to­ta­li­da­de, de­vi­do a di­fi­cul­da­des téc­ni­cas e po­lí­ti­cas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.