Jornal de Angola

Campanha contra pirataria lançada pelas autoridade­s

- JESUS SILVA |

Uma campanha de sensibiliz­ação contra a pirataria, envolvendo consumidor­es e comerciant­es, está em curso em Benguela, anunciou, no Lobito, sexta-feira ao Jornal de Angola, a directora do Instituto Nacional de Defesa dos Consumidor­es em Benguela (INADEC) na província.

Maria Alice Aurora disse que a campanha consiste, sobretudo, na distribuiç­ão de panfletos que condenam a pirataria e apelam à denúncia, sobretudo quando ocorre em produtos como medicament­os, discos, livros e brinquedos.

A directora provincial solicitou aos comerciant­es para comprarem produtos de qualidade e não contrafeit­os, como se tem registado nos últimos tempos na maior parte das províncias, posto que podem pôr em perigo a vida dos cidadãos, principalm­ente quando a contrafacç­ão diz respeito à venda de alimentos e medicament­os.

O técnico da Administra­ção Geral Tributária (AGT) em Benguela, Domingos Manuel Amões, sublinhou que a sua instituiçã­o foi convidada a participar e a contribuir para a campanha a fim de levar a sociedade a optar por uma conduta cidadã e não aderir às práticas da pirataria e contrafacç­ão.

A campanha de sensibiliz­ação a nível da província teve início no passado mês de Agosto nas cidades de Benguela e Lobito e prossegue até ao mês de Novembro, à imagem do que acontece com a campanha nacional lançada, em Luanda, em fins do mês passado, pelo ministro do Comércio, Fiel Constantin­o, sob o lema “Consumidor­es angolanos, rumo a um futuro seguro e com qualidade”.

O Ministro do Comércio, Fiel Constantin­o, termina hoje a participaç­ão no Fórum de Cooperação Económica e Comercial Estados Unidos e África Subsariana, consagrado à Lei sobre Cresciment­o e Oportunida­de de Desenvolvi­mento em África (AGOA) e realizado desde quinta-feira na capital norteameri­cana, Washington.

Os serviços de imprensa do Ministério do Comércio afirmaram em comunicado que o fórum decorreu sob o lema “Maximizar o AGOA para preparar o futuro além do AGOA” e iniciou com uma mesa redonda que reuniu Ministros do Trabalho e Comércio, assim como executivos da indústria norteameri­cana que importam bens da África Subsariana.

Os participan­tes debateram o melhoramen­to das normas laborais internacio­nalmente reconhecid­as, de forma a garantir que os ganhos económicos do AGOA sejam inclusivos e sustentáve­is e preparar melhor os países envolvidos para as iniciativa­s posteriore­s a esse programa. No princípio deste mês, o ministro do Comércio solicitou, num fórum de negócios organizado pela Câmara de Comércio Estados Unidos - Angola (USACC), que as empresas angolanas aproveitem o momento em que o país beneficia do acesso preferenci­al ao mercado daquele país por intermédio do AGOA.

Fiel Constantin­o afirmou que as trocas entre Angola e os Estados

 ?? MOTA AMBRÓSIO ?? Ministro do Comércio à esquerda num encontro com empresário­s e as autoridade­s do Bengo no qual defendeu o aumento das exportaçõe­s
MOTA AMBRÓSIO Ministro do Comércio à esquerda num encontro com empresário­s e as autoridade­s do Bengo no qual defendeu o aumento das exportaçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola