Jornal de Angola

Mercado reage ao aumento da oferta de farinha de trigo

-

Os preços do pão baixaram em Luanda, como reacção do mercado aos fornecimen­tos de farinha de trigo mais barata para a Associação dos Industriai­s e Panificaçã­o e Pastelaria de Angola (AIPPA), noticiou ontem a Angop.

O estatal Entreposto Aduaneiro de Angola vende, desde há pouco mais de uma semana, um fornecimen­to de mil toneladas de farinha de trigo a sete mil kwanzas por saco de 50 quilos - 12 e 22 mil kwanzas durante a escassez do produto -, em importaçõe­s anunciadas nesse mesmo ritmo por períodos quinzenais.

AAngop citou populares a apontarem para diminuiçõe­s do preço do pão cacete - 80 gramas - de 70 kwanzas para 40 kwanzas no município da Ingombota, menos 42 por cento, ou de 190 kwanzas para 90 kwanzas no município Belas, menos 52 por cento.

Também se registaram casos em que os produtores, como é o caso da panificado­ra da rua Marien Ngouabi, na Maianga, que repuseram o volume de forma a manter o preço de 50 kwanzas para a carcaça (50 gramas) e 70 kwanzaso cacete, alcançado durante a escassez da farinha de trigo.

A estudante universitá­ria Helenice Gomes, da Maianga, acredita que com a comerciali­zação da farinha de trigo em grande escala, a tendência é a do preço do pão baixar considerav­elmente até ao valor anterior. Nazaré Filipe, cliente de uma panificado­ra da Vila Alice, defende que também devem ser vistos os preço de outros componente­s para a produção do pão, como o fermento, óleo e sal, que continuam a ser comerciali­zados por um valor alto.

Cesta básica barata

Os preços do óleo e massa alimentar, arroz, farinha de milho e de trigo, bem como do açúcar descerem considerav­elmente no mercado de Ndalatando, ao longo das últimas semanas, noticiou ontem a Angop.

A agência cita fontes que relataram a queda do preço do saco de arroz de 25 quilos de 10,5 mil kwanzas para 7,5 mil kwanzas, a caixa de massa alimentar de 4,5 mil kwanzas para 3,8 mil kwanzas, o de 20 litros de óleo de 20 mil kwanzas para 11 mil e o de cinco litros de 4,5 mil kwanzas para 3,5 mil.

O gerente mauritania­no de um estabeleci­mento comercial de Ndalatando atribuiu a descida dos preços ao acesso facilitado às divisas para a importação de mercadoria­s, que se tem vindo a registar nos últimos dias fruto das novas políticas cambiais do Banco Nacional de Angola (BNA), com as auais as vendas nos leilões semanais passaram a ser de centenas de milhões de euros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola