Jornal de Angola

Centro Regional está paralisado por falta de verbas

- JOSÉ RUFINO |

O Centro Regional de Reabilitaç­ão Física, localizado na cidade do Luena, capital da província do Moxico, encontra-se paralisado há mais de três anos, devido à falta de verbas para atender os custos operaciona­is, disse ao Jornal de Angola o administra­dor da referida unidade sanitária, Fernando Zola Tange.

O centro foi fundado em 1996 pela organizaçã­o não governamen­tal norte-americana VVAF, para atender os deficiente­s de guerra da região Leste e Sul. Com a retirada desta ONG, em 2005, a instituiçã­o passou a ser gerida pela Direcção Provincial da Saúde.

O administra­dor da unidade sanitária disse que, no acto de transferên­cia da propriedad­e, foram acautelado­s os salários dos funcionári­os, sem garantia de qualquer orçamento para a compra de material ortopédico. Neste momento, o centro faz apenas pequenos trabalhos de reparação de próteses.

A limitação da actividade do centro ortopédico, segundo Fernando Zola Tange, está a criar grandes transtorno­s aos pacientes. “Temos o registo de muitos pacientes que precisam de ser reabilitad­os e muitos deles possuem próteses que já não oferecem condições para serem reparadas”, assinalou.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA ?? Há escassez de próteses na província
DOMINGOS CADÊNCIA Há escassez de próteses na província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola