Cen­tro Re­gi­o­nal está pa­ra­li­sa­do por fal­ta de ver­bas

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - JO­SÉ RUFINO |

O Cen­tro Re­gi­o­nal de Re­a­bi­li­ta­ção Fí­si­ca, lo­ca­li­za­do na ci­da­de do Lu­e­na, ca­pi­tal da pro­vín­cia do Mo­xi­co, en­con­tra-se pa­ra­li­sa­do há mais de três anos, de­vi­do à fal­ta de ver­bas pa­ra aten­der os cus­tos ope­ra­ci­o­nais, dis­se ao Jor­nal de An­go­la o ad­mi­nis­tra­dor da re­fe­ri­da uni­da­de sa­ni­tá­ria, Fernando Zo­la Tan­ge.

O cen­tro foi fun­da­do em 1996 pe­la or­ga­ni­za­ção não go­ver­na­men­tal nor­te-ame­ri­ca­na VVAF, pa­ra aten­der os de­fi­ci­en­tes de guer­ra da re­gião Les­te e Sul. Com a re­ti­ra­da des­ta ONG, em 2005, a ins­ti­tui­ção pas­sou a ser ge­ri­da pe­la Di­rec­ção Pro­vin­ci­al da Saú­de.

O ad­mi­nis­tra­dor da uni­da­de sa­ni­tá­ria dis­se que, no ac­to de trans­fe­rên­cia da pro­pri­e­da­de, fo­ram acau­te­la­dos os sa­lá­ri­os dos fun­ci­o­ná­ri­os, sem ga­ran­tia de qual­quer or­ça­men­to pa­ra a com­pra de ma­te­ri­al or­to­pé­di­co. Nes­te mo­men­to, o cen­tro faz ape­nas pe­que­nos tra­ba­lhos de re­pa­ra­ção de próteses.

A li­mi­ta­ção da ac­ti­vi­da­de do cen­tro or­to­pé­di­co, se­gun­do Fernando Zo­la Tan­ge, está a cri­ar gran­des trans­tor­nos aos pa­ci­en­tes. “Te­mos o registo de mui­tos pa­ci­en­tes que pre­ci­sam de ser re­a­bi­li­ta­dos e mui­tos de­les pos­su­em próteses que já não ofe­re­cem con­di­ções pa­ra se­rem re­pa­ra­das”, as­si­na­lou.

DO­MIN­GOS CADÊNCIA

Há es­cas­sez de próteses na pro­vín­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.