Jornal de Angola

Brincadeir­as do passado são retratadas em contos

-

O livro dedicado a crianças “Duas Histórias de Encantar”, da autoria de Cremilda de Lima, com ilustraçõe­s de Ana Valente, é apresentad­o no dia 28, a partir das 18 horas, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

Editado pela Leya Texto Editores e apresentad­o por Kenia Camotim, o livro narra duas histórias, sendo que a primeira, “Uma Aventura nas Nuvens”, transporta-nos para uma viagem de avião, “o grande pássaro de ferro do qual se avista um mar de flocos de algodão formando animais, flores, anões e gigantes, um verdadeiro parque de diversões”, de acordo com um comunicado de imprensa.

O livro “Duas Histórias de Encantar” é uma viagem que também incluiu um “sonho” com os amigos Marta, Liliana e Rui, fazendo-os “flutuar nas nuvens”, em roda.

A segunda história, com o título “Brincadeir­as ao Luar”, passa-se no Morro da Maianga, onde os frutos ganham vida, dançam e brincam com as crianças.

O Sape-Sape brinca às escondidas, a Fruta Pinha brinca à roda, a Carambola joga às pedrinhas, o Caju e a Manga jogam à macaca.

A estes, juntam-se muitos outros frutos, como a Gajaja, Pitanga, Tambarino, Banana, Abacaxi, Romã, Laranja, Papaia, Nêspera e as Múcuas solitárias e tristes, no alto do Imbondeiro, que por magia do soba se soltaram e puderam saltar à corda.A esta roda juntou-se a Rukita, para júbilo da sua avó que não gostava que ela estivesse sempre agarrada aos jogos de computador. “Uma noite de luar em que não só os frutos brincam, jogam, divertem-se e a Lua sorri!... até os mais velhos estão encantados e voltam aos seus tempos de infância…”

Cremilda de Lima nasceu em Luanda e licenciou-se em Ciências da Educação (Opção Pedagogia) na Escola Superior de Educação de Leiria, em Portugal. É professora do Ensino Básico e membro da União dos Escritores Angolanos e da Associação Cultural e Recreativa “Chá de Caxinde”.

Entre as múltiplas obras publicadas incluem-se “A Colher e o Génio do Canavial”, “A Kyanda e o Barquinho do Fuxi”, “O Maboque Mágico”, “O Imbondeiro que queria ser Árvore de Natal”, “Kabulo o Rei”, “O Aniversári­o do Vovô Imbo”, “O Balão Vermelho”, “Os Patinhos no Parque”, “O Medo voou pela Janela”, “A Múcua que Baloiçava ao Vento”, “O Nguiko e as Mandiocas”, “O Sonho de um Roboteiro”, “Ulika e a Boneca”, Os Esquilos Super-Rápidos”, “Animais que Encantam”, “A Esfregona Dançarina”, “Os Kandengues Desfilam no Carnaval e “Tetembwa ya Dipanda”.

Um seminário subordinad­o ao tema “Construção da personagem à luz dos vários didactas teatrais” realiza-se a 1 e 2 de Outubro, no colégio Boa Visão, no bairro Grafanil, em Viana, numa iniciativa do grupo Mulongi Ia Mbote.

Em declaração ontem ao Jornal de Angola, Diego dos Santos, coordenado­r da actividade, disse que os temas vão ser discutidos por via de exercícios práticos, com bases teóricas de dramaturgo­s clássicos e modernos.

Durante os dois dias de debates, realçou, as questões a serem apresentad­as assentam nas técnicas de construção da personagem, do espectácul­o e processos de representa­ção com base nas teorias de Stanislavs­ki, Anne Bogart, Tadashi Suzuki, Antonin Artaud e Bertolt Brecht. Para a conversa, foi convidado o director do Enigma Teatro e estudante do Curso Superior de Artes Cénicas do (Isartes), Tony Frampênio. Encenador, dramaturgo e director artístico, Tony Frampênio tem formação em Teatro, Televisão e Cinema pela Escola brasileira (BRAAPA).

Frequenta o Curso de Teatro no Isartes e teve o seu primeiro contacto com a arte em 1992 no Seminário Maior de Luanda, onde estudou. É um dos artistas da classe do teatro da nova vaga com excelentes referência­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola