Fei­ra do Don­do es­tá can­ce­la­da

Jornal de Angola - - CULTURA -

Ques­tões téc­ni­cas es­tão na ba­se do can­ce­la­men­to da edi­ção 2016 da Fei­ra do Don­do, cu­ja aber­tu­ra es­ta­va mar­ca­da pa­ra ho­je, com tér­mi­no no do­min­go, na vi­la do Don­do, no mu­ni­cí­pio de Cam­bam­be, se­gun­do o co­or­de­na­dor da ac­ti­vi­da­de, Ga­bri­el Ca­bu­ço.

Em en­tre­vis­ta à An­gop, Ga­bri­el Ca­bu­ço avan­çou que não fo­ram cri­a­das, até on­tem, to­das as con­di­ções pa­ra que a fei­ra, com pe­ri­o­di­ci­da­de anu­al, acon­te­ces­se na da­ta pre­vis­ta, ra­zão pe­la qual se de­ci­diu pe­lo adi­a­men­to da pre­sen­te edi­ção.

De acor­do com o res­pon­sá­vel, a co­mis­são vai co­me­çar a tra­ba­lhar pa­ra a edi­ção 2017, olhan­do e tra­tan­do to­dos os as­pec­tos pa­ra a con­cre­ti­za­ção da fei­ra.

O pro­gra­ma de ac­ti­vi­da­des da Fei­ra do Don­do tem re­ser­va­da a re­a­li­za­ção de di­ver­sas ini­ci­a­ti­vas cul­tu­rais e des­por­ti­vas, tais co­mo ex­po­si­ção de pro­du­tos de ar­te­sa­na­to, con­fe­rên­ci­as, lan­ça­men­to de li­vros, re­ga­ta de ca­no­a­gem tra­di­ci­o­nal, con­cur­so de na­ta­ção no rio Kwan­za, ex­cur­sões a lo­cais e sí­ti­os his­tó­ri­cos da ci­da­de do Don­do e da co­mu­na de Mas­san­ga­no, en­tre ou­tras. Es­tas ac­ções en­qua­dram-se no le­que de ac­ti­vi­da­des da VI edi­ção sob o le­ma “Fei­ra do Don­do - en­tre o pas­sa­do e o pre­sen­te, 40 anos a pre­ser­var os nos­sos lu­ga­res de me­mó­ria.”

A Fei­ra do Don­do sur­ge num mo­men­to em que se pre­ten­de re­cons­ti­tuir a his­tó­ria do en­tre­pos­to co­mer­ci­al des­ta re­gião, trans­for­man­do-a num ro­tei­ro tu­rís­ti­co e cul­tu­ral que pas­sa pe­los sí­ti­os e lu­ga­res de me­mó­ri­as.

A Fei­ra do Don­do, que con­ju­ga his­tó­ria, cul­tu­ra, tu­ris­mo e ne­gó­ci­os, re­a­li­za-se ain­da num con­tex­to em que o país es­tá mo­bi­li­za­do pa­ra a re­a­li­za­ção de no­vos de­sa­fi­os, no­me­a­da­men­te os do enal­te­ci­men­to dos va­lo­res cul­tu­rais mo­rais e cí­vi­cos e uma aten­ção par­ti­cu­lar à va­riá­vel eco­nó­mi­ca da cul­tu­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.