Mo­çam­bi­que proí­be a exportação

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

Mo­çam­bi­que proi­biu a exportação de ma­dei­ra em toros a par­tir de Ja­nei­ro de 2017, anun­ci­ou o di­rec­tor na­ci­o­nal de Flo­res­tas do Mi­nis­té­rio da Ter­ra, Am­bi­en­te e De­sen­vol­vi­men­to Ru­ral, Xa­vi­er Sa­kam­bu­e­ra, à mar­gem da pri­mei­ra reu­nião na­ci­o­nal do sec­tor, re­a­li­za­da na ci­da­de da Bei­ra, pro­vín­cia de So­fa­la.

Xa­vi­er Sa­kam­bu­e­ra dis­se que a me­di­da vi­sa pro­mo­ver a in­dus­tri­a­li­za­ção do país. Nos ter­mos da lei em vi­gor, a exportação de ma­dei­ra de pri­mei­ra clas­se é fei­ta ape­nas de­pois de pro­ces­sa­da no país, en­quan­to a das res­tan­tes clas­ses de qua­li­da­de po­de ser efec­tu­a­da em toros.

O cor­te le­gal de ma­dei­ra em Mo­çam­bi­que si­tua-se en­tre 515 mil e 640 mil me­tros cú­bi­cos por ano. Mas, de­vi­do à pres­são que se re­gis­ta so­bre os re­cur­sos flo­res­tais, es­tas me­tas têm vin­do a ser ul­tra­pas­sa­das, fac­to que mo­ti­vou o Go­ver­no, com o apoio do Ban­co Mun­di­al, a efec­tu­ar em 2015 um le­van­ta­men­to dos ope­ra­do­res flo­res­tais.

O re­cen­se­a­men­to re­ve­lou a exis­tên­cia em Mo­çam­bi­que de 1.081 ope­ra­do­res, dos quais 198 são con­ces­sões e os res­tan­tes 707 ape­nas pos­su­em li­cen­ças “sim­ples”, mo­da­li­da­de con­si­de­ra­da não sus­ten­tá­vel na ex­plo­ra­ção flo­res­tal, por não dis­por de pla­nos de re­po­si­ção das es­pé­ci­es aba­ti­das.

“Fo­ram con­ce­di­das de­ma­si­a­das li­cen­ças sim­ples, pe­lo que es­ta­mos a ana­li­sar a eli­mi­na­ção des­ta mo­da­li­da­de de ex­plo­ra­ção flo­res­tal”, ad­ver­tiu o di­rec­tor na­ci­o­nal de Flo­res­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.