Jornal de Angola

Moçambique proíbe a exportação

-

Moçambique proibiu a exportação de madeira em toros a partir de Janeiro de 2017, anunciou o director nacional de Florestas do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvi­mento Rural, Xavier Sakambuera, à margem da primeira reunião nacional do sector, realizada na cidade da Beira, província de Sofala.

Xavier Sakambuera disse que a medida visa promover a industrial­ização do país. Nos termos da lei em vigor, a exportação de madeira de primeira classe é feita apenas depois de processada no país, enquanto a das restantes classes de qualidade pode ser efectuada em toros.

O corte legal de madeira em Moçambique situa-se entre 515 mil e 640 mil metros cúbicos por ano. Mas, devido à pressão que se regista sobre os recursos florestais, estas metas têm vindo a ser ultrapassa­das, facto que motivou o Governo, com o apoio do Banco Mundial, a efectuar em 2015 um levantamen­to dos operadores florestais.

O recenseame­nto revelou a existência em Moçambique de 1.081 operadores, dos quais 198 são concessões e os restantes 707 apenas possuem licenças “simples”, modalidade considerad­a não sustentáve­l na exploração florestal, por não dispor de planos de reposição das espécies abatidas.

“Foram concedidas demasiadas licenças simples, pelo que estamos a analisar a eliminação desta modalidade de exploração florestal”, advertiu o director nacional de Florestas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola