Ca­sos de ma­lá­ria ten­dem a cres­cer

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - AN­DRÉ BRANDÃO |

As au­to­ri­da­des sa­ni­tá­ri­as do Cu­an­za Nor­te re­gis­ta­ram, só no mês de Agos­to, mais de dois mil ca­sos de ma­lá­ria con­fir­ma­dos la­bo­ra­to­ri­al­men­te e 20 óbi­tos cau­sa­dos pe­la do­en­ça, re­ve­lou, em Nda­la­tan­do, o di­rec­tor pro­vin­ci­al da Saúde.

Do­min­gos Ki­a­la Cris­tó­vão, que fa­la­va du­ran­te a re­a­li­za­ção da Con­fe­rên­cia Pro­vin­ci­al so­bre Ma­lá­ria e Fe­bre-Ama­re­la, com apoio da or­ga­ni­za­ção Mé­di­cos del Mun­do, dis­se que o pa­lu­dis­mo con­ti­nua a ser a mai­or cau­sa de mor­bi­li­da­de e mor­ta­li­da­de, ocu­pan­do um ter­ço dos do­en­tes que pro­cu­ram os ser­vi­ços de saúde.

O di­rec­tor avan­çou que os da­dos re­fe­ren­tes à ma­lá­ria, ten­do em con­ta o nú­me­ro de ha­bi­tan­tes da pro­vín­cia do Cu­an­za Nor­te, não são alar­man­tes, mas são pre­o­cu­pan­tes pa­ra os téc­ni­cos de saúde, que se es­for­çam de for­ma ár­dua pa­ra re­du­zir a mor­bi­li­da­de e mor­ta­li­da­de por ma­lá­ria nas ins­ti­tui­ções hos­pi­ta­la­res da re­gião.

Do­min­gos Cris­tó­vão in­for­mou que, além dos ca­sos de ma­lá­ria, a pro­vín­cia di­ag­nos­ti­cou igual­men­te ou­tros 300 ca­sos de fe­bre-ama­re­la. Por is­so, anun­ci­ou a re­a­li­za­ção de uma cam­pa­nha de va­ci­na­ção con­tra a es­ta úl­ti­ma do­en­ça, no mu­ni­cí­pio de Am­ba­ca, de­pois de ter acon­te­ci­do a mes­ma ac­ti­vi­da­de em Ca­zen­go e Cam­bam­be.

Du­ran­te a con­fe­rên­cia pro­vin­ci­al fo­ram de­ba­ti­dos te­mas co­mo a “Ex­pe­ri­ên­cia do Tra­ta­men­to da Ma­lá­ria nas Mu­lhe­res Grá­vi­das e Cri­an­ças Me­no­res de Cin­co Anos” e “Os Ca­sos Gra­ves de Pa­lu­dis­mo nas Uni­da­des Sa­ni­tá­ri­as”.

A ac­ti­vi­da­de vi­sou cri­ar es­pa­ços de diá­lo­go en­tre as or­ga­ni­za­ções da so­ci­e­da­de ci­vil, em par­ti­cu­lar os jo­vens e as ad­mi­nis­tra­ções lo­cais, e apre­sen­ta­ção de pro­pos­tas pa­ra a re­so­lu­ção dos pro­ble­mas de saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.