Amé­ri­ca é a pri­mei­ra re­gião a eli­mi­nar ví­rus do sa­ram­po

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

O con­ti­nen­te ame­ri­ca­no é a pri­mei­ra re­gião do mun­do a ser de­cla­ra­da li­vre do sa­ram­po, de acor­do com uma ava­li­a­ção ofi­ci­a­li­za­da, quin­ta-fei­ra, pe­lo Co­mi­té In­ter­na­ci­o­nal de Pe­ri­tos de Do­cu­men­ta­ção e Ve­ri­fi­ca­ção da Eli­mi­na­ção do Sa­ram­po, Ru­béo­la e Sín­dro­me de Ru­béo­la Con­gé­ni­ta nas Amé­ri­cas, du­ran­te o 55º Con­se­lho Di­rec­tor da Or­ga­ni­za­ção Pan-Ame­ri­ca­na da Saúde (OPAS).

“Es­te re­sul­ta­do cul­mi­na um es­for­ço de 22 anos, que en­vol­veu uma am­pla ad­mi­nis­tra­ção da va­ci­na con­tra o sa­ram­po, a ca­xum­ba e a ru­béo­la no con­ti­nen­te”, de­cla­rou a Or­ga­ni­za­ção Pan-Ame­ri­ca­na da Saúde, em co­mu­ni­ca­do.

O sa­ram­po, que afec­ta so­bre­tu­do cri­an­ças, é uma do­en­ça vi­ral que po­de cau­sar gra­ves pro­ble­mas de saúde, pneu­mo­nia, ce­guei­ra, in­fla­ma­ção do cé­re­bro e, in­clu­si­ve, a mor­te.

Na sequên­cia de um com­pro­mis­so as­su­mi­do em 1994, pa­ra aca­bar com a do­en­ça, o sa­ram­po tor­nou­se ago­ra na quin­ta do­en­ça pre­ve­ní­vel por va­ci­na­ção a ser eli­mi­na­da do con­ti­nen­te ame­ri­ca­no, de­pois da er­ra­di­ca­ção da va­río­la em 1971, da po­li­o­mi­e­li­te em 1994, da ru­béo­la e da sín­dro­me de ru­béo­la con­gé­ni­ta em 2015.

“An­tes de co­me­çar a va­ci­na­ção ma­ci­ça em 1980, o sa­ram­po cau­sa­va cer­ca de 2,6 mi­lhões de mor­tes por ano no mun­do e cer­ca de 101 mil 800 óbi­tos so­men­te nas Amé­ri­cas en­tre 1971 e 1979”, re­cor­da­ram os au­to­res do tex­to.

Se­gun­do a OPAS, “um es­tu­do so­bre a efec­ti­vi­da­de da eli­mi­na­ção do sa­ram­po na Amé­ri­ca La­ti­na e no Ca­ri­be es­ti­ma que, com a va­ci­na­ção, os paí­ses da re­gião pre­ve­ni­ram 3,2 mi­lhões de ca­sos de sa­ram­po e 16 mil mor­tes en­tre 2000 e 2020.”

MA­RIA AU­GUS­TA

A pre­ven­ção sal­va mi­lhões de vi­das no mun­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.