Mi­li­ta­res em gru­po aces­sí­vel

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

O sor­teio da 38ª edi­ção da Ta­ça dos Clu­bes Cam­peões co­lo­cou a for­ma­ção sé­ni­or fe­mi­ni­na de andebol do 1º de Agos­to, úni­ca re­pre­sen­tan­te an­go­la­na, no Gru­po B da com­pe­ti­ção que se dis­pu­ta de 21 a 30 de Ou­tu­bro, na ci­da­de de Ou­ga­dou­ou, Bur­ki­na Fa­so.

Na ce­ri­mó­nia, re­a­li­za­da quar­ta­fei­ra na se­de da Con­fe­de­ra­ção Afri­ca­na da mo­da­li­da­de (CAHB), em Abid­jan, Cos­ta do Mar­fim, a sor­te co­lo­cou as mi­li­ta­res do Rio Se­co na sé­rie B, com o Nai­ro­bi Wa­ter do Qué­nia, Ban­da­ma HBC da Cos­ta do Mar­fim e TKC dos Ca­ma­rões.

FAP dos Ca­ma­rões, HC He­ri­ta­ge do Con­go De­mo­crá­ti­co, ASPCA do Be­nim e AS Onea do Bur­qui­na Fa­so for­mam o Gru­po A. A com­pe­ti­ção é dis­pu­ta­da no sis­te­ma de to­dos con­tra to­dos a uma vol­ta. To­das as equi­pas apu­ram-se pa­ra os quar­tos-de-final, nos quais jo­gam em sis­te­ma cru­za­do.

As agos­ti­nas, tec­ni­ca­men­te ori­en­ta­das por Filipe Cruz, co­bi­çam a con­quis­ta do ter­cei­ro tro­féu con­se­cu­ti­vo. Na pre­sen­te épo­ca, com ex­cep­ção da Ta­ça de An­go­la, re­cen­te­men­te dis­pu­ta­da na Ci­da­de­la, o 1º de Agos­to con­quis­tou to­dos os tí­tu­los em dis­pu­ta, de­sig­na­da­men­te Su­per­ta­ça "Fran­cis­co Al­mei­da", cam­pe­o­na­tos Pro­vin­ci­al e Na­ci­o­nal, Ta­ça dos Ven­ce­do­res das Ta­ças e Su­per­ta­ça Afri­ca­na “Ba­ba­car Fall”.

O gru­po es­tá mo­ti­va­do a al­can­çar o cep­tro con­ti­nen­tal. Pa­ra atin­gir a me­ta tra­ça­da, as mi­li­ta­res já co­me­ça­ram a pro­jec­tar, na qu­a­dra de jo­gos do ex-RI-20, a dis­pu­ta da Ta­ça dos Clu­bes Cam­peões. O TKC e o FAP dos Ca­ma­rões são as equi­pas que po­dem cau­sar al­gu­ma di­fi­cul­da­de à re­pre­sen­tan­te an­go­la­na.

Com mai­or ou me­nor di­fi­cul­da­de, as ru­bro-ne­gras têm pos­si­bi­li­da­de de er­guer o tro­féu. O Pe­tro de Lu­an­da, pe­la pri­mei­ra vez, não par­ti­ci­pa na pro­va, após con­quis­tar 19 tí­tu­los, sen­do 17 su­ces­si­vos. O Pro­gres­so Sam­bi­zan­ga, que já re­pre­sen­tou o país em du­as edi­ções, tam­bém ab­di­cou da com­pe­ti­ção con­ti­nen­tal.

Em mas­cu­li­nos, o Es­pe­ran­ce de Tu­nis da Tu­ní­sia, Al Ahly do Egip­to, Mi­nush dos Ca­ma­rões, Cai­man do Con­go Braz­za­vil­le e Po­li­ce HBC do Ru­an­da in­te­gram o Gru­po A, en­quan­to Za­ma­lek do Egip­to, Wi­dad Sma­ra de Mar­ro­cos, FAP dos Ca­ma­rões, JSK do Con­go De­mo­crá­ti­co e As Dou­na­ne do Bur­qui­na Fa­so es­tão in­se­ri­dos no B.

O 1º de Agos­to par­ti­ci­pa­va com re­gu­la­ri­da­de na pro­va, mas des­de 2014 dei­xou de mar­car pre­sen­ça na com­pe­ti­ção, si­tu­a­ção que po­de ter ou­tra re­per­cus­são, por ser tam­bém o prin­ci­pal for­ne­ce­dor de atle­tas pa­ra a Se­lec­ção Na­ci­o­nal, que em Ja­nei­ro dis­pu­ta o Cam­pe­o­na­to do Mun­do da Fran­ça. A par­ti­ci­pa­ção na Ta­ça de Clu­bes ser­vi­ria pa­ra a ele­va­ção do ní­vel com­pe­ti­ti­vo dos atle­tas.

MO­TA AMBRÓSIO

Equi­pa sé­ni­or fe­mi­ni­na de andebol do 1º de Agos­to quer re­pre­sen­tar o país ao mais al­to ní­vel e re­gres­sar com mais uma ta­ça pa­ra a sua ga­le­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.