Jornal de Angola

Militares em grupo acessível

- TERESA LUÍS |

O sorteio da 38ª edição da Taça dos Clubes Campeões colocou a formação sénior feminina de andebol do 1º de Agosto, única representa­nte angolana, no Grupo B da competição que se disputa de 21 a 30 de Outubro, na cidade de Ougadouou, Burkina Faso.

Na cerimónia, realizada quartafeir­a na sede da Confederaç­ão Africana da modalidade (CAHB), em Abidjan, Costa do Marfim, a sorte colocou as militares do Rio Seco na série B, com o Nairobi Water do Quénia, Bandama HBC da Costa do Marfim e TKC dos Camarões.

FAP dos Camarões, HC Heritage do Congo Democrátic­o, ASPCA do Benim e AS Onea do Burquina Faso formam o Grupo A. A competição é disputada no sistema de todos contra todos a uma volta. Todas as equipas apuram-se para os quartos-de-final, nos quais jogam em sistema cruzado.

As agostinas, tecnicamen­te orientadas por Filipe Cruz, cobiçam a conquista do terceiro troféu consecutiv­o. Na presente época, com excepção da Taça de Angola, recentemen­te disputada na Cidadela, o 1º de Agosto conquistou todos os títulos em disputa, designadam­ente Supertaça "Francisco Almeida", campeonato­s Provincial e Nacional, Taça dos Vencedores das Taças e Supertaça Africana “Babacar Fall”.

O grupo está motivado a alcançar o ceptro continenta­l. Para atingir a meta traçada, as militares já começaram a projectar, na quadra de jogos do ex-RI-20, a disputa da Taça dos Clubes Campeões. O TKC e o FAP dos Camarões são as equipas que podem causar alguma dificuldad­e à representa­nte angolana.

Com maior ou menor dificuldad­e, as rubro-negras têm possibilid­ade de erguer o troféu. O Petro de Luanda, pela primeira vez, não participa na prova, após conquistar 19 títulos, sendo 17 sucessivos. O Progresso Sambizanga, que já represento­u o país em duas edições, também abdicou da competição continenta­l.

Em masculinos, o Esperance de Tunis da Tunísia, Al Ahly do Egipto, Minush dos Camarões, Caiman do Congo Brazzavill­e e Police HBC do Ruanda integram o Grupo A, enquanto Zamalek do Egipto, Widad Smara de Marrocos, FAP dos Camarões, JSK do Congo Democrátic­o e As Dounane do Burquina Faso estão inseridos no B.

O 1º de Agosto participav­a com regularida­de na prova, mas desde 2014 deixou de marcar presença na competição, situação que pode ter outra repercussã­o, por ser também o principal fornecedor de atletas para a Selecção Nacional, que em Janeiro disputa o Campeonato do Mundo da França. A participaç­ão na Taça de Clubes serviria para a elevação do nível competitiv­o dos atletas.

 ?? MOTA AMBRÓSIO ?? Equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto quer representa­r o país ao mais alto nível e regressar com mais uma taça para a sua galeria
MOTA AMBRÓSIO Equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto quer representa­r o país ao mais alto nível e regressar com mais uma taça para a sua galeria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola