Es­ta­be­le­ci­do pra­zo li­mi­te pa­ra pro­ces­sos elei­to­rais

Jornal de Angola - - DESPORTO - TE­RE­SA LUÍS |

O pro­ces­so de re­no­va­ção de man­da­tos nas federações e as­so­ci­a­ções des­por­ti­vas, pa­ra o qua­drié­nio olím­pi­co 2016/2020, do­mi­nou a reu­nião re­a­li­za­da na Ga­le­ria dos Des­por­tos, sob a di­rec­ção do mi­nis­tro da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos, Al­bi­no da Con­cei­ção.

Com vis­ta à re­gu­la­ri­za­ção da si­tu­a­ção, foi adop­ta­da a da­ta de 31 de De­zem­bro pa­ra a con­clu­são dos pro­ces­sos elei­to­rais, in­cluin­do a to­ma­da de pos­se. Po­dem vo­tar os clu­bes e as­so­ci­a­ções que reú­nam os re­qui­si­tos le­gais. Par­ti­ci­pa­ram no en­con­tro pre­si­den­tes das dis­tin­tas federações, os quais apre­sen­ta­ram as pre­o­cu­pa­ções que en­fren­tam no pro­ces­so de re­no­va­ção de man­da­tos.

A Fe­de­ra­ção de Andebol, de­vi­do à dis­pu­ta do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no sé­ni­or fe­mi­ni­no, a de­cor­rer em Lu­an­da, em No­vem­bro, e do mun­di­al mas­cu­li­no, em Ja­nei­ro na Fran­ça, re­a­li­za o pro­ces­so a pos­te­ri­or. Os di­ri­gen­tes fe­de­ra­ti­vos fo­ram ori­en­ta­dos a man­ter um diá­lo­go per­ma­nen­te com o mi­nis­té­rio, no sen­ti­do de evi­tar-se si­tu­a­ções que man­cham a ima­gem da ins­ti­tui­ção re­gu­la­do­ra do des­por­to.

A se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra os Des­por­tos, Ana Pau­la Sa­cra­men­to, con­si­de­rou o en­con­tro pro­du­ti­vo e re­al­çou es­ta­rem re­cep­ti­vos ao diá­lo­go. “Es­ta­mos a con­tar com a co­la­bo­ra­ção de to­dos. Fo­ram re­gis­ta­dos atra­sos na re­a­li­za­ção de as­sem­blei­as. Pas­sá­mos em re­vis­ta a ques­tão das pro­vín­ci­as com ape­nas um clu­be e que não têm con­di­ções cri­a­das pa­ra ter as­so­ci­a­ção. Mas de­fi­ni­mos que, nas elei­ções da fe­de­ra­ção, po­dem vo­tar se es­ti­ve­rem reu­ni­das as con­di­ções.”

Ana Pau­la Sa­cra­men­to re­co­men­dou tam­bém às federações pa­ra in­te­ra­gi­rem re­gu­lar­men­te com os clu­bes e fis­ca­li­za­rem o pro­ces­so, com vis­ta à ges­tão das di­fe­ren­tes mo­da­li­da­des. No final da reu­nião, foi pro­du­zi­da uma ac­ta as­si­na­da pe­los di­ri­gen­tes fe­de­ra­ti­vos.

JO­SÉ SO­A­RES

Al­bi­no da Con­cei­ção quer mais ce­le­ri­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.