Ins­pec­to­res da pro­va che­gam hoje ao país

Jornal de Angola - - DESPORTO - ARMINDO PE­REI­RA |

As em­bar­ca­ções que par­ti­ci­pam no Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no da Na­ções de Ve­la, da clas­se Op­ti­mist, a de­cor­rer na ca­pi­tal, de 6 a 14 do cor­ren­te, na con­tra-cos­ta do Clu­be Na­val da Ilha de Lu­an­da, co­me­çam a ser ins­pec­ci­o­na­das na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra, por uma em­pre­sa náu­ti­ca por­tu­gue­sa.

A co­mis­são de ins­pec­to­res, che­fi­a­da por Nuno Reis, tem che­ga­da pre­vis­ta pa­ra hoje e o seu tra­ba­lho te­rá a du­ra­ção de três di­as, in­for­mou ao Jor­nal de An­go­la uma fon­te da Fe­de­ra­ção An­go­la­na de Des­por­tos Náu­ti­cos (FADN).

Tra­ta-se de um "pro­ces­so ri­go­ro­so", que con­sis­te na re­ti­ra­da e apli­ca­ção dos au­to­co­lan­tes, ava­li­a­ção téc­ni­ca dos bar­cos e dos equi­pa­men­tos, com vis­ta a se­rem uti­li­za­dos pe­los par­ti­ci­pan­tes sem qual­quer ir­re­gu­la­ri­da­de.

En­quan­to an­fi­triã, An­go­la vai con­cor­rer com du­as equi­pas no afri­ca­no, on­de se es­ti­ma a par­ti­ci­pa­ção de 12 a 14 paí­ses, com des­ta­que pro­vá­vel dos es­tre­an­tes Na­mí­bia e Ca­bo Ver­de. Nuno Go­mes, afec­to à or­ga­ni­za­ção, dis­se que um dos gran­des ob­jec­ti­vos é apro­vei­tar o Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no pa­ra di­vul­gar a mo­da­li­da­de in­ter­na­men­te e in­cen­ti­var mais jo­vens a pra­ti­car es­te des­por­to náu­ti­co.

Por ou­tro la­do, o di­ri­gen­te avan­çou que a “fa­mí­lia da ve­la an­go­la­na” quer apro­vei­tar a re­a­li­za­ção iné­di­ta da pro­va no país pa­ra ocu­par os lu­ga­res do pó­dio.

Na úl­ti­ma edi­ção, que te­ve co­mo pal­co a Ar­gé­lia, em Ou­tu­bro de 2015, a Se­lec­ção Na­ci­o­nal con­quis­tou cin­co me­da­lhas, sen­do uma de ou­ro e qua­tro de bron­ze.

Oi­ten­ta bar­cos se­rão uti­li­za­dos du­ran­te o cer­ta­me, com a par­ti­ci­pa­ção de ve­le­ja­do­res com ida­des com­pre­en­di­das en­tre os 12 e os 15. De acor­do com da­dos for­ne­ci­dos pe­la FADN, a pro­va vai reu­nir 80 atle­tas, 65 dos quais vêm do ex­te­ri­or.

A or­ga­ni­za­ção ga­ran­te que tu­do es­tá a ser fei­to de for­ma an­te­ci­pa­da, pa­ra evi­tar em­ba­ra­ços no iní­cio da com­pe­ti­ção, cu­ja ce­ri­mó­nia de aber­tu­ra acon­te­ce no dia se­te de Ou­tu­bro.

As de­le­ga­ções co­me­çam a che­gar a Lu­an­da na se­gun­da-fei­ra e o Cen­tro Tu­rís­ti­co de Be­las vai alo­jar as dis­tin­tas de­le­ga­ções.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.