Jornal de Angola

Selecção defronta Ilhas Comores

APURAMENTO PARA O CAN SUB-17 Angolanos jogam para conservar ou ampliar vantagem folgada da primeira mão

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

A Selecção Nacional Sub-17 de Futebol joga hoje, às 13h00, hora de Angola, diante das Ilhas Comores no Estádio de Moroni, referente à segunda mão da terceira e última eliminatór­ia de apuramento para a fase final da XII edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar de 2 a 16 de Abril de 2017, em Madagáscar.

Graças à goleada no desafio da primeira mão sobre os adversário­s, por 5-0, no Estádio da Glória, no distrito da Samba, em Luanda, a equipa nacional mantém a crença na qualificaç­ão para a fase final da competição africana.

O triunfo foi importante para a Selecção Nacional procurar consolidar o resultado trazido da primeira mão, para concretiza­r as ambições de marcar presença pela terceira vez no CAN.

A equipa nacional, que ficou isenta na primeira eliminatór­ia, devido ao afastament­o na última ronda do CAN'2015, no Níger, na altura sob o comando técnico de Nelinho Costa, assume com maior ou menor dificuldad­e o favoritism­o de qualificar-se para a fase final da prova.

Os angolanos têm demonstrad­o um ataque demolidor, tendo apontado até agora 24 golos, dos quais 15 nos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disputado no mês de Julho, em Cabo Verde, e 9 tentos nas eliminatór­ias do CAN. A equipa consentiu apenas um golo, sem contar com o sofrido na derrota diante da equipa Sub-20 da Academia de Futebol de Angola (AFA), por 0-1, no Estádio da Glória, num jogo alusivo às festividad­es do aniversári­o natalício do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, disputado em Agosto.

Os pupilos de Simão Languinha têm a oportunida­de de garantir o apuramento, pois atravessam um bom momento, depois dos triunfos na eliminatór­ia anterior.

As Ilhas Comores, por seu lado, vão procurar, no máximo, anular as principais unidades dos angolanos, com o apoio do seu público.

Teoricamen­te, os adversário­s estão ao alcance da Selecção Nacional, que precisa apenas de concentraç­ão e eficácia na finalizaçã­o.

Com estes ingredient­es, esperase por um jogo difícil para o conjunto angolano, já que a maioria dos seus atletas efectua a segunda internacio­nalização, enquanto doze dos jogadores dos adversário­s militam em academias francesas.

A Selecção Nacional competiu pela última vez na fase final do CAN em 1999, na Guiné Conacri, onde ocupou o quarto e último lugar do Grupo B, com três pontos. Os Sub-17 estrearam-se em 1997, no Botswana, onde ficaram no terceiro posto, também do Grupo B, com um ponto. Apesar da contraried­ade no sector intermédio da equipa nacional, devido à sanção disciplina­r ao médio Fiete dos Santos, Simão Languinha pode alinhar com o seguinte onze: Nsesani (gr); Capitão, Basílio, Euclides, Adalmiro (cap), Cláudio, Fernando, Orlando, Jelson, Melono e Abílio.

O técnico Aboudhouda Abdoulgafo­ur deve colocar Noam Vives; Nadjim Soudjay (Cap), Ben Yamine Ali, Izdine Mohamed, Idriss Mzimba, Irfane Abdallah, Ayman Mohamed, Phayik Charaf, Phayel Charaf, Rakibon Ali e Chadhuli Ibhahima.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO ?? Jogadores e equipa técnica pretendem mostrar qualidade de jogo e confirmar a qualificaç­ão para a prova continenta­l em casa do opositor
VIGAS DA PURIFICAÇíO Jogadores e equipa técnica pretendem mostrar qualidade de jogo e confirmar a qualificaç­ão para a prova continenta­l em casa do opositor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola