Lí­de­res mun­di­ais no fu­ne­ral de Pe­res

Jornal de Angola - - DESPORTO -

De­ze­nas de lí­de­res mun­di­ais jun­ta­ram-se on­tem em Je­ru­sa­lém no fu­ne­ral de Shi­mon Pe­res, nu­ma con­cen­tra­ção co­mo já não era vis­ta no país des­de o fu­ne­ral, em 1995, do an­ti­go pri­mei­ro-mi­nis­tro is­ra­e­li­ta Yitzhak Ra­bin, com quem par­ti­lhou o Pré­mio No­bel da Paz.

De­bai­xo da mes­ma ten­da es­ti­ve­ram re­pre­sen­tan­tes de 70 paí­ses, mas a pre­sen­ça mais sig­ni­fi­ca­ti­va foi a de Mah­moud Ab­bas, o Pre­si­den­te da Au­to­ri­da­de Pa­les­ti­na, que es­te­ve em Je­ru­sa­lém pe­la pri­mei­ra vez des­de 2010. Su­ces­sor de Yas­ser Ara­fat, que em 1994 di­vi­diu com Pe­res e Ra­bin o No­bel da Paz, Ab­bas foi um dos prin­ci­pais ne­go­ci­a­do­res pa­les­ti­nos nos lon­gos di­as de con­ver­sa­ções que cul­mi­na­ram com a as­si­na­tu­ra no ano an­te­ri­or dos Acor­dos de Os­lo.

Ab­bas e Ne­tanyahu tro­ca­ram um aper­to de mão an­tes do iní­cio do fu­ne­ral, tro­can­do bre­ves pa­la­vras. “Há quan­to tem­po, há quan­to tem­po”, dis­se o lí­der pa­les­ti­no, en­quan­to o che­fe do Go­ver­no is­ra­e­li­ta lhe agra­de­cia a pre­sen­ça: “É al­go que apre­cio mui­to em no­me do nos­so po­vo”. Pe­res foi se­pul­ta­do no Mon­te Herzl, o ce­mi­té­rio na­ci­o­nal de Is­ra­el.

Aviões de com­ba­te des­co­la­ram on­tem do por­ta-aviões fran­cês Char­les de Gaul­le pa­ra ope­ra­ções con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co na ba­ta­lha pe­la to­ma­da de Mos­sul, bas­tião dos jiha­dis­tas no Ira­que, anun­ci­ou on­tem um ofi­ci­al a bor­do. Oi­to aviões de ca­ça Ra­fa­le par­ti­ram pe­las 08h00 lo­cais (06h00 em An­go­la) do na­vio des­ta­ca­do no Me­di­ter­râ­neo, cons­ta­tou um fo­tó­gra­fo da AFP. Tra­ta-se da ter­cei­ra mis­são do Char­les de Gaul­le no âm­bi­to da co­li­ga­ção in­ter­na­ci­o­nal con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co, li­de­ra­da pe­los EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.