Jornal de Angola

Líderes mundiais no funeral de Peres

-

Dezenas de líderes mundiais juntaram-se ontem em Jerusalém no funeral de Shimon Peres, numa concentraç­ão como já não era vista no país desde o funeral, em 1995, do antigo primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin, com quem partilhou o Prémio Nobel da Paz.

Debaixo da mesma tenda estiveram representa­ntes de 70 países, mas a presença mais significat­iva foi a de Mahmoud Abbas, o Presidente da Autoridade Palestina, que esteve em Jerusalém pela primeira vez desde 2010. Sucessor de Yasser Arafat, que em 1994 dividiu com Peres e Rabin o Nobel da Paz, Abbas foi um dos principais negociador­es palestinos nos longos dias de conversaçõ­es que culminaram com a assinatura no ano anterior dos Acordos de Oslo.

Abbas e Netanyahu trocaram um aperto de mão antes do início do funeral, trocando breves palavras. “Há quanto tempo, há quanto tempo”, disse o líder palestino, enquanto o chefe do Governo israelita lhe agradecia a presença: “É algo que aprecio muito em nome do nosso povo”. Peres foi sepultado no Monte Herzl, o cemitério nacional de Israel.

Aviões de combate descolaram ontem do porta-aviões francês Charles de Gaulle para operações contra o Estado Islâmico na batalha pela tomada de Mossul, bastião dos jihadistas no Iraque, anunciou ontem um oficial a bordo. Oito aviões de caça Rafale partiram pelas 08h00 locais (06h00 em Angola) do navio destacado no Mediterrân­eo, constatou um fotógrafo da AFP. Trata-se da terceira missão do Charles de Gaulle no âmbito da coligação internacio­nal contra o Estado Islâmico, liderada pelos EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola