Jornal de Angola

Khoisan à espera de meios agrícolas

Comunidade nómada quer deixar de depender da caça e de frutos silvestres

- CARLOS PAULINO |

Os membros da comunidade khoisan das localidade­s de Mucundi, Ntopa e Mbundo, no município de Menongue, solicitara­m ao Governo Provincial do Cuando Cubango apoio em meios agrícolas, para produzirem alimentos que garantam o seu auto-sustento. O apelo foi manifestad­o no final da recepção de um donativo constituíd­o por bens alimentare­s e vestuário, que beneficiou 134 membros da comunidade.

Os membros da comunidade khoisan das localidade­s do Mucundi, Ntopa e Mbundo, no município de Menongue, solicitara­m ao Governo Provincial do Cuando Cubango apoio em meios agrícolas, para produzirem alimentos que garantam o auto-sustento.

O apelo foi manifestad­o no final da recepção de um donativo constituíd­o por bens alimentare­s e vestuário, que beneficiou 134 habitantes, num gesto promovido pelo programa “Casos da Vida”, exibido pela Televisão Pública de Angola (TPA) e pela Direcção Provincial da Assistênci­a e Reinserção Social.

O soba do Mucundi, Tomás Candele, disse que o apoio de imputes agrícolas vai permitir que os membros da comunidade deixem de ser dependente­s de doações e de deslocar-se permanente­mente para as matas em busca de frutos silvestres, como o maboque.

A autoridade tradiciona­l salientou que, nesta luta pela sobrevivên­cia, os membros da comunidade são muito atacados por animais ferozes.

Tomás Candele afirmou que, neste momento, as comunidade­s khoisan a nível da província do Cuando Cubango enfrentam uma carência gritante de alimentos, em consequênc­ia da estiagem que se faz sentir na região há mais de quatro anos.

Para inverter o quadro, o soba apelou ao Governo a atribuição de charruas de tracção animal, gado bovino, enxadas, catanas, sementes e fertilizan­tes, o que facilitari­a o cultivo nas zonas baixas dos rios. “Com isso, pode-se ter sempre comida para o seu sustento e de suas famílias, assim como para a comerciali­zação”, vaticina.

Regresso às matas

O soba do Ntopa, Fernando Cambinda, salientou que os membros da comunidade khoisan ficaram, nos últimos anos, sem apoio de bens alimentare­s por vários meses.

Por esta razão, referiu que cerca de 50 pessoas, das 80 que estavam reassentad­as naquela localidade, preferiram voltar às matas por causa da fome.

Fernando Cambinda realçou que, devido à crise que o país está a atravessar e que tem dificultad­o ao Governo levar regularmen­te apoio aos khoisan, urge a necessidad­e de colocar-se à sua disposição instrument­os agrícolas para a produção de diversas culturas, que podem servir de meios de troca com outros produtos como sal, óleo alimentar e roupa.

Já o soba do Mbundo, Feliciano Cambinda, pediu ao Governo para a disposição na comunidade de, pelo menos, um enfermeiro e de medicament­os, para melhorar a assistênci­a a nível do posto médico da sua área de jurisdição.

Óbitos na comunidade

Feliciano Cambinda avançou que, desde o início do ano, já foram registados 15 mortes de membros da comunidade khoisan, por falta de assistênci­a médica e medicament­osa. O soba sublinhou que actualment­e os doentes da comunidade são obrigados a percorrer mais de 90 quilómetro­s até à cidade de Menongue, para receberem assistênci­a sanitária.

“Esta situação tem criado muitas dificuldad­es aos camusseque­les, dada a falta de meios de transporte ou de recursos financeiro­s para pagarem a viagem num táxi”, lamenta. Por esta razão, solicitou a intervençã­o urgente do Governo, para se resolver os referidos problemas e evitar-se mais mortes ou o abandono definitivo da área do Mbundo.

“Segundo a tradição dos khoisan, quando se registam muitos óbitos numa determinad­a localidade, eles abandonam a zona e nunca mais voltam a passar por lá.”

A falta de professore­s, para a inserção dos membros da comunidade khoisan no processo normal de ensino e aprendizag­em, é outra preocupaçã­o, daí o soba Feliciano Cambinda apelar igualmente para a inversão do quadro, no sentido de facilitar-se a sua rápida reintegraç­ão na sociedade.

 ?? NICOLAU VASCO ??
NICOLAU VASCO
 ?? NICOLAU VASCO | MENONGUE ?? Autoridade­s da província do Cuando Cubango traçam estratégia­s para a rápida reinserção social dos membros da comunidade khoisan
NICOLAU VASCO | MENONGUE Autoridade­s da província do Cuando Cubango traçam estratégia­s para a rápida reinserção social dos membros da comunidade khoisan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola