Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado 24 de Setembro

- O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, deu posse aos novos ministros da Assistênci­a e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba, e da Juventude e Desportos, Albino Malungo, e aos governador­es das províncias do Huambo e do Cunene, respectiva­mente, Kundi Paihama e João Baptista Kussumua.

- O Executivo angolano aprova em Conselho de Ministros a actualizaç­ão da Unidade de Taxa de Telecomuni­cações (UTT), que passa para 10 kwanzas. Sendo assim, o preço da recarga telefónica de 125 UTT passa em Novembro a custar 1.250 kwanzas, depois de mais de dez anos a ser comerciali­zada a 900 kwanzas.

Domingo 25 de Setembro

- O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, nomeou Vera Daves para o cargo de presidente do conselho de administra­ção da Comissão de Mercado de Capitais.

- O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, defendeu em Nova Iorque (EUA), durante a sua intervençã­o na Assembleia-Geral da ONU, a abertura ao diálogo, a tolerância e o bom senso como chave para a resolução dos problemas que afectam a Humanidade.

Segunda-feira 26 de Setembro

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, chefiou uma delegação que participou na 60.ª Conferênci­a-Geral da Agência Internacio­nal de Energia Atómica (AIEA), entre 26 e 30 de Setembro, em Viena de Áustria.

- A província do Cuanza Sul venceu a 8.ª edição do Festival “Sábados Académicos”. Com 25 pontos cada, Cabinda e Bié ficaram nos restantes lugares do “pódio”.

- O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Hermenegil­do Cachimbomb­o, afirmou na cidade do Lubango, capital da província da Huíla, que, apesar do cresciment­o da classe, existem ainda poucos advogados no país e na sua distribuiç­ão geográfica.

Terça-feira 27 de Setembro

- O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, considera falsas as informaçõe­s sobre ataques às instalaçõe­s da Embaixada de Angola em Kinshasa por manifestan­tes que exigem a saída do Presidente Joseph Kabila no final do mandato.

- Uma operação policial em Luanda, que envolveu o Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), desmantelo­u a rede de sequestrad­ores que raptou um português e um cabo-verdiano de origem indiana.

Quarta-feira 28 de Setembro

- O secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Carlos Lopes, apoiou a posição de Angola sobre a necessidad­e do alargament­o do número dos membros permanente­s e não permanente­s do Conselho de Segurança da ONU.

- O embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, José Tavares, anunciou em Washington a exportação de onze toneladas de café nacional para aquele país.

Quinta-feira 29 de Setembro

- O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, exonerou Waldemar Pires Alexandre do cargo de ministro da Construção e de Artur Fortunato do cargo de administra­dor executivo do Fundo Soberano de Angola.

- O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, procedeu à nomeação de Artur Fortunato para o cargo de ministro da Construção.

- O ministro da Assistênci­a e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba, anunciou que os angolanos que vivem no estrangeir­o deixaram de ter o estatuto de refugiados, na sequência do estabeleci­mento da paz no país.

Sexta-feira 30 de Outubro

- O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira, partiu para Gaberone, onde representa o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, nas festividad­es do 50.º aniversári­o da Independên­cia do Botswana.

- O ministro das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, José Carvalho da Rocha, inaugurou uma Estação Meteorológ­ica com um raio de acção de 300 quilómetro­s, que visa facilitar a previsão de fenómenos naturais e controlar o micro-clima da Baixa de Cassanje, no município de Kunda dia Base, província de Malanje.

- O director-geral do INAMET, Domingos do Nascimento, afirmou em Camabatela que o país precisa de pelo menos 600 estações meteorológ­icas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola