RE­VIS­TA DA SE­MA­NA

Jornal de Angola - - OPINIÃO -

Sá­ba­do 24 de Se­tem­bro

- O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos Santos, deu pos­se aos no­vos mi­nis­tros da As­sis­tên­cia e Rein­ser­ção So­ci­al, Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba, e da Ju­ven­tu­de e Des­por­tos, Al­bi­no Ma­lun­go, e aos go­ver­na­do­res das pro­vín­ci­as do Hu­am­bo e do Cu­ne­ne, res­pec­ti­va­men­te, Kun­di Paiha­ma e João Bap­tis­ta Kus­su­mua.

- O Exe­cu­ti­vo an­go­la­no apro­va em Con­se­lho de Mi­nis­tros a ac­tu­a­li­za­ção da Uni­da­de de Ta­xa de Te­le­co­mu­ni­ca­ções (UTT), que pas­sa pa­ra 10 kwan­zas. Sen­do as­sim, o pre­ço da re­car­ga te­le­fó­ni­ca de 125 UTT pas­sa em No­vem­bro a cus­tar 1.250 kwan­zas, de­pois de mais de dez anos a ser co­mer­ci­a­li­za­da a 900 kwan­zas.

Do­min­go 25 de Se­tem­bro

- O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos Santos, no­me­ou Vera Da­ves pa­ra o car­go de pre­si­den­te do con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção da Co­mis­são de Mer­ca­do de Capitais.

- O Vi­ce-Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Ma­nu­el Vi­cen­te, de­fen­deu em No­va Ior­que (EUA), du­ran­te a sua in­ter­ven­ção na As­sem­bleia-Ge­ral da ONU, a aber­tu­ra ao diá­lo­go, a to­le­rân­cia e o bom sen­so co­mo cha­ve pa­ra a re­so­lu­ção dos pro­ble­mas que afec­tam a Hu­ma­ni­da­de.

Se­gun­da-fei­ra 26 de Se­tem­bro

O mi­nis­tro da Ener­gia e Águas, João Bap­tis­ta Bor­ges, che­fi­ou uma de­le­ga­ção que par­ti­ci­pou na 60.ª Con­fe­rên­cia-Ge­ral da Agên­cia In­ter­na­ci­o­nal de Ener­gia Ató­mi­ca (AIEA), en­tre 26 e 30 de Se­tem­bro, em Vi­e­na de Áus­tria.

- A pro­vín­cia do Cu­an­za Sul ven­ceu a 8.ª edi­ção do Fes­ti­val “Sá­ba­dos Aca­dé­mi­cos”. Com 25 pon­tos ca­da, Ca­bin­da e Bié fi­ca­ram nos res­tan­tes lu­ga­res do “pó­dio”.

- O bas­to­ná­rio da Or­dem dos Ad­vo­ga­dos de An­go­la, Her­me­ne­gil­do Ca­chim­bom­bo, afir­mou na ci­da­de do Lu­ban­go, ca­pi­tal da pro­vín­cia da Huí­la, que, ape­sar do cres­ci­men­to da clas­se, exis­tem ain­da pou­cos ad­vo­ga­dos no país e na sua dis­tri­bui­ção ge­o­grá­fi­ca.

Ter­ça-fei­ra 27 de Se­tem­bro

- O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, con­si­de­ra fal­sas as in­for­ma­ções so­bre ata­ques às ins­ta­la­ções da Em­bai­xa­da de An­go­la em Kinsha­sa por ma­ni­fes­tan­tes que exi­gem a saí­da do Pre­si­den­te Jo­seph Ka­bi­la no final do man­da­to.

- Uma ope­ra­ção po­li­ci­al em Lu­an­da, que en­vol­veu o Ser­vi­ço de In­ves­ti­ga­ção Cri­mi­nal (SIC), des­man­te­lou a re­de de se­ques­tra­do­res que rap­tou um por­tu­guês e um ca­bo-ver­di­a­no de ori­gem in­di­a­na.

Quar­ta-fei­ra 28 de Se­tem­bro

- O se­cre­tá­rio exe­cu­ti­vo da Co­mis­são Eco­nó­mi­ca das Na­ções Uni­das pa­ra Áfri­ca, Car­los Lo­pes, apoi­ou a po­si­ção de An­go­la so­bre a ne­ces­si­da­de do alar­ga­men­to do nú­me­ro dos mem­bros per­ma­nen­tes e não per­ma­nen­tes do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça da ONU.

- O em­bai­xa­dor de An­go­la nos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, Jo­sé Ta­va­res, anun­ci­ou em Washing­ton a exportação de on­ze to­ne­la­das de ca­fé na­ci­o­nal pa­ra aque­le país.

Quin­ta-fei­ra 29 de Se­tem­bro

- O Che­fe de Es­ta­do an­go­la­no, Jo­sé Edu­ar­do dos Santos, exo­ne­rou Wal­de­mar Pi­res Ale­xan­dre do car­go de mi­nis­tro da Cons­tru­ção e de Ar­tur For­tu­na­to do car­go de ad­mi­nis­tra­dor exe­cu­ti­vo do Fun­do So­be­ra­no de An­go­la.

- O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Jo­sé Edu­ar­do dos Santos, pro­ce­deu à no­me­a­ção de Ar­tur For­tu­na­to pa­ra o car­go de mi­nis­tro da Cons­tru­ção.

- O mi­nis­tro da As­sis­tên­cia e Rein­ser­ção So­ci­al, Gon­çal­ves Mu­an­dum­ba, anun­ci­ou que os an­go­la­nos que vi­vem no es­tran­gei­ro dei­xa­ram de ter o es­ta­tu­to de re­fu­gi­a­dos, na sequên­cia do es­ta­be­le­ci­men­to da paz no país.

Sex­ta-fei­ra 30 de Ou­tu­bro

- O mi­nis­tro da Jus­ti­ça e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, Rui Man­guei­ra, par­tiu pa­ra Ga­be­ro­ne, on­de re­pre­sen­ta o Che­fe de Es­ta­do an­go­la­no, Jo­sé Edu­ar­do dos Santos, nas fes­ti­vi­da­des do 50.º ani­ver­sá­rio da In­de­pen­dên­cia do Botswa­na.

- O mi­nis­tro das Te­le­co­mu­ni­ca­ções e Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção, Jo­sé Car­va­lho da Rocha, inau­gu­rou uma Es­ta­ção Me­te­o­ro­ló­gi­ca com um raio de ac­ção de 300 qui­ló­me­tros, que vi­sa fa­ci­li­tar a previsão de fe­nó­me­nos na­tu­rais e con­tro­lar o mi­cro-cli­ma da Bai­xa de Cas­san­je, no mu­ni­cí­pio de Kun­da dia Ba­se, pro­vín­cia de Ma­lan­je.

- O di­rec­tor-ge­ral do INAMET, Do­min­gos do Nas­ci­men­to, afir­mou em Ca­ma­ba­te­la que o país pre­ci­sa de pe­lo me­nos 600 es­ta­ções me­te­o­ro­ló­gi­cas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.