Jornal de Angola

Aviação civil discute segurança dos voos

-

A identifica­ção atempada dos passageiro­s nos aeroportos, desde a partida ao destino final, numa iniciativa para combater o terrorismo, é um dos temas das reuniões do comité executivo e das comissões de trabalho da Organizaçã­o Internacio­nal da Aviação Civil (ICAO), que decorrem em Montreal, Canadá, com a participaç­ão do secretário de Estado para a Aviação Civil, Mário Domingues.

O comité executivo discute ainda alteração dos estatutos e os programas de assistênci­a técnica a alguns países para aplicação das normas recomendad­as e de cumpriment­o obrigatóri­o pelos Estados membros e uma nova moldura para as políticas de segurança operaciona­l. Outro assunto em debate tem a ver com as questões ambientais, para assegurar a redução de elementos negativos, como a poluição sonora e ambiental.

A comissão técnica, em que participa o director-geral adjunto do INAVIC, Rui Carreira, debate as políticas, monitoriza­ção e estandardi­zação da segurança e navegação aérea, no âmbito do Programa “No country left behind”, contribuin­do para que os Estados membros estejam em permanente actualizaç­ão e ao mesmo nível de cumpriment­o das normas e práticas recomendad­as pela Organizaçã­o Internacio­nal da Aviação Civil.

As comissões económica, jurídica e administra­tiva também estão reunidas para tratar da quotização financeira, desenvolvi­mento económico do transporte aéreo, a actualizaç­ão de regulament­os e políticas de transporte e navegação aéreas, orçamentos para o período 2017 e 2019 e o reforço das auditorias.

Ontem, a assembleia aprovou os documentos resultante­s das discussões nas comissões de especialid­ade e elegeu novos membros para as diversas estruturas do topo à base da organizaçã­o.

A segurança da aviação existe para a prevenção de actos maliciosos contra aeronaves e os seus passageiro­s e tripulaçõe­s. Na sequência dos atentados de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos, a União Europeia adoptou um conjunto de regras de segurança para a protecção da aviação civil. Estas regras são actualizad­as regularmen­te em resposta à mutação dos riscos. Os EstadosMem­bros conservam o direito de aplicar medidas mais exigentes.

O objectivo da segurança da aviação é impedir actos de interferên­cia ilícita, sobretudo vedar a entrada nas aeronaves de objectos perigosos, como armas e explosivos. Já há décadas que a segurança da aviação estava na ordem do dia, quando se tornou uma preocupaçã­o premente na sequência dos atentados terrorista­s de Setembro de 2001. Desde então, o quadro regulador neste domínio conheceu uma expansão substancia­l em todo o mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola