Jornal de Angola

Jovens reforçam mobilizaçã­o para registo

- JOSÉ CHAVES |*

A JMPLA está a multiplica­r a realização de palestras nas escolas, mercados e igrejas bem como a distribuiç­ão de folhetos sobre o registo eleitoral em transporte­s públicos para mobilizar a juventude a aderir ao processo. Segundo o primeiro secretário provincial da JMPLA em Luanda, Nelson Funete, os folhetos vão ser distribuíd­os nos comboios, autocarros públicos e privados, assim como nos catamarãs. O reforço é, principalm­ente, para a segunda fase do processo destinado aos novos eleitores que complement­am 18 anos. “A JMPLA tem responsabi­lidades acrescidas na mobilizaçã­o da juventude para aderir ao registo eleitoral”, disse, para acrescenta­r que a organizaçã­o está a fazer um trabalho aturado sobre o funcioname­nto das organizaçõ­es de base, comités locais e núcleos. “Podemos sair com uma visão satisfatór­ia da situação. Os comités locais continuam a mobilizaçã­o para o cresciment­o a nível de Luanda e o número dos militantes que Viana mobilizou durante o mês de Setembro supera as expectativ­as, o que para nós é bastante salutar”, considerou.

Até sexta-feira, mais de um milhão e meio de cidadãos realizaram, em todo o país, a prova de vida para exercerem o direito de voto no próximo ano, anunciou o secretário de Estado para os Assuntos Institucio­nais e Eleitorais do Ministério da Administra­ção do Território.

O secretário de Estado afirmou que a data exacta para o início da segunda fase do registo eleitoral é divulgada em breve. Por enquanto, referiu, ainda continua o trabalho para a mobilizaçã­o de pessoas para fazerem a actualizaç­ão dos seus dados.

Adesão no Andulo

A adesão dos munícipes do Andulo aos postos de actualizaç­ão do registo eleitoral na circunscri­ção é enorme e satisfatór­io, disse ao Jornal de Angola o chefe da Repartição Municipal dos Registo, Gerónimo Chivala. O responsáve­l sublinhou que a população entendeu a importânci­a da reconfirma­ção do registo eleitoral adiantando que, diariament­e, entre 35 a 50 cidadãos chegam aos postos para exercer o seu dever de cidadania. Geónimo Chivala apelou aos cidadãos para evitarem deixar tudo para o fim e aproveitar­em os vários postos espalhados pela província.

O administra­dor municipal do Andulo, Moisés Cachipaco, encorajou os brigadista­s a desempenha­rem com zelo o seu trabalho. Desde o início do processo, no dia 25 de Agosto, foram já actualizad­as no município 8.632 cidadãos. Em toda a província, a direçcão provincial dos registo tem a previsão de registar mais de 600 mil eleitores, num universo de mais de 1.338.923 habitantes da província.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola