Jo­vens re­for­çam mo­bi­li­za­ção pa­ra re­gis­to

Jornal de Angola - - POLÍTICA - JO­SÉ CHA­VES |*

A JMPLA es­tá a mul­ti­pli­car a re­a­li­za­ção de palestras nas es­co­las, mer­ca­dos e igre­jas bem co­mo a dis­tri­bui­ção de fo­lhe­tos so­bre o re­gis­to elei­to­ral em trans­por­tes pú­bli­cos pa­ra mo­bi­li­zar a ju­ven­tu­de a ade­rir ao pro­ces­so. Se­gun­do o pri­mei­ro se­cre­tá­rio pro­vin­ci­al da JMPLA em Lu­an­da, Nel­son Fu­ne­te, os fo­lhe­tos vão ser dis­tri­buí­dos nos com­boi­os, au­to­car­ros pú­bli­cos e pri­va­dos, as­sim co­mo nos ca­ta­ma­rãs. O re­for­ço é, prin­ci­pal­men­te, pa­ra a se­gun­da fa­se do pro­ces­so des­ti­na­do aos no­vos elei­to­res que com­ple­men­tam 18 anos. “A JMPLA tem res­pon­sa­bi­li­da­des acres­ci­das na mo­bi­li­za­ção da ju­ven­tu­de pa­ra ade­rir ao re­gis­to elei­to­ral”, dis­se, pa­ra acres­cen­tar que a or­ga­ni­za­ção es­tá a fa­zer um tra­ba­lho atu­ra­do so­bre o fun­ci­o­na­men­to das or­ga­ni­za­ções de ba­se, co­mi­tés lo­cais e nú­cle­os. “Po­de­mos sair com uma vi­são sa­tis­fa­tó­ria da si­tu­a­ção. Os co­mi­tés lo­cais con­ti­nu­am a mo­bi­li­za­ção pa­ra o cres­ci­men­to a ní­vel de Lu­an­da e o nú­me­ro dos mi­li­tan­tes que Vi­a­na mo­bi­li­zou du­ran­te o mês de Se­tem­bro su­pe­ra as ex­pec­ta­ti­vas, o que pa­ra nós é bas­tan­te sa­lu­tar”, con­si­de­rou.

Até sex­ta-fei­ra, mais de um mi­lhão e meio de ci­da­dãos re­a­li­za­ram, em to­do o país, a pro­va de vi­da pa­ra exer­ce­rem o di­rei­to de vo­to no pró­xi­mo ano, anun­ci­ou o se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra os As­sun­tos Ins­ti­tu­ci­o­nais e Elei­to­rais do Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do afir­mou que a da­ta exac­ta pa­ra o iní­cio da se­gun­da fa­se do re­gis­to elei­to­ral é di­vul­ga­da em bre­ve. Por en­quan­to, re­fe­riu, ain­da con­ti­nua o tra­ba­lho pa­ra a mo­bi­li­za­ção de pes­so­as pa­ra fa­ze­rem a ac­tu­a­li­za­ção dos seus da­dos.

Ade­são no An­du­lo

A ade­são dos mu­ní­ci­pes do An­du­lo aos pos­tos de ac­tu­a­li­za­ção do re­gis­to elei­to­ral na cir­cuns­cri­ção é enor­me e sa­tis­fa­tó­rio, dis­se ao Jor­nal de An­go­la o che­fe da Re­par­ti­ção Mu­ni­ci­pal dos Re­gis­to, Ge­ró­ni­mo Chi­va­la. O res­pon­sá­vel su­bli­nhou que a po­pu­la­ção en­ten­deu a im­por­tân­cia da re­con­fir­ma­ção do re­gis­to elei­to­ral adi­an­tan­do que, di­a­ri­a­men­te, en­tre 35 a 50 ci­da­dãos che­gam aos pos­tos pa­ra exer­cer o seu de­ver de ci­da­da­nia. Geó­ni­mo Chi­va­la ape­lou aos ci­da­dãos pa­ra evi­ta­rem dei­xar tu­do pa­ra o fim e apro­vei­ta­rem os vá­ri­os pos­tos es­pa­lha­dos pe­la pro­vín­cia.

O ad­mi­nis­tra­dor mu­ni­ci­pal do An­du­lo, Moi­sés Ca­chi­pa­co, en­co­ra­jou os bri­ga­dis­tas a de­sem­pe­nha­rem com ze­lo o seu tra­ba­lho. Des­de o iní­cio do pro­ces­so, no dia 25 de Agos­to, fo­ram já ac­tu­a­li­za­das no mu­ni­cí­pio 8.632 ci­da­dãos. Em to­da a pro­vín­cia, a di­reç­cão pro­vin­ci­al dos re­gis­to tem a previsão de re­gis­tar mais de 600 mil elei­to­res, num uni­ver­so de mais de 1.338.923 ha­bi­tan­tes da pro­vín­cia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.