Ban­co com sal­do tri­mes­tral ne­ga­ti­vo

Jornal de Angola - - ECONOMIA - ARMANDO ES­TRE­LA |

O cré­di­to mal­pa­ra­do no Ban­co de Pou­pan­ça e Cré­di­to (BPC) atin­giu um sal­do ne­ga­ti­vo de mais de 920 mil mi­lhões de kwan­zas, no se­gun­do tri­mes­tre, se­guin­do um grá­fi­co cres­cen­te, em re­la­ção ao re­sul­ta­do al­can­ça­do no tri­mes­tre an­te­ri­or, cu­jo va­lor ron­da os 856 mil mi­lhões de kwan­zas, in­di­ca o úl­ti­mo ba­lan­ce­te da ins­ti­tui­ção di­vul­ga­do se­gun­da-fei­ra.

Na sua ge­ne­ra­li­da­de, as de­mons­tra­ções fi­nan­cei­ras do ban­co apre­sen­tam sal­dos ne­ga­ti­vos em qua­se to­das as prin­ci­pais ope­ra­ções, com o pas­si­vo a atin­gir um va­lor ex­pres­si­vo de me­nos 1,4 tri­liões de kwan­zas, con­tra os an­te­ri­o­res 1,289 tri­liões ne­ga­ti­vos do pri­mei­ro tri­mes­tre. A dis­po­ni­bi­li­da­de do BPC ron­da 83 mil mi­lhões de kwan­zas, con­tra os an­te­ri­o­res 128,456 mil mi­lhões, e os cré­di­tos es­tão em tor­no de um tri­lião de kwan­zas, con­tra os 945,38 mil mi­lhões do pri­mei­ro tri­mes­tre.

Dí­vi­da pú­bli­ca

A dí­vi­da pú­bli­ca co­lo­ca­da se­ma­nal­men­te pe­lo Ban­co Na­ci­o­nal de An­go­la (BNA) au­men­tou qua­se 70 por cen­to, pa­ra 31,5 mil mi­lhões de kwan­zas, man­ten­do-se as ta­xas de ju­ro pa­gas pe­lo Es­ta­do nos 18,5 a um ano, re­fe­re o re­la­tó­rio se­ma­nal so­bre a evo­lu­ção dos mer­ca­dos mo­ne­tá­rio e cam­bi­al do BNA. En­quan­to ope­ra­dor do Es­ta­do, o ban­co cen­tral co­lo­cou no mer­ca­do pri­má­rio, en­tre 19 e 23 de Se­tem­bro, 20,3 mil mi­lhões de kwan­zas (108,8 mi­lhões de eu­ros) em Bi­lhe­tes do Te­sou­ro (BT) e 9,7 mil mi­lhões (52 mi­lhões) em Obri­ga­ções do Te­sou­ro (OT).

As ta­xas de ju­ro mé­di­as pe­la emis­são de BT os­ci­la­ram en­tre os 13,89 por cen­to na ma­tu­ri­da­de a 91 di­as e os 18,50 no pra­zo a 364 di­as (es­tá­vel des­de o iní­cio de Se­tem­bro), en­quan­to as OT fe­cha­ram, uma vez mais, com ta­xas de ju­ro de até 7,75 por cen­to, a cin­co anos. No seg­men­to de ven­da di­rec­ta de tí­tu­los ao pú­bli­co, fo­ram ain­da co­lo­ca­dos pe­lo BNA mais 1,5 mil mi­lhões de kwan­zas.

O Ban­co Na­ci­o­nal de An­go­la (BNA) re­a­li­zou en­tre os di­as 19 e 23 de Se­tem­bro a ven­da de di­vi­sas ao mer­ca­do mo­ne­tá­rio e cam­bi­al no mon­tan­te de 138,1 mi­lhões de eu­ros, o equi­va­len­te a 154,3 mi­lhões de dó­la­res, pa­ra co­ber­tu­ra de ope­ra­ções dos di­ver­sos sec­to­res da eco­no­mia. Do va­lor, 49,6 mi­lhões de eu­ros co­bri­ram as ope­ra­ções de mi­nis­té­ri­os e or­ga­nis­mos do Es­ta­do, 60 mi­lhões pa­ra as ope­ra­ções de em­pre­sas di­ver­sas, 29,9 mi­lhões pa­ra as do sec­tor de Ener­gia e Águas e 15 mi­lhões pa­ra as ope­ra­ções do sec­tor pe­tro­lí­fe­ro.

A ta­xa de câm­bio mé­dia de re­fe­rên­cia de ven­da do dó­lar do mer­ca­do cam­bi­al pri­má­rio, apu­ra­da ao final da se­ma­na, foi de 166,717 kwan­zas e a de ven­da do eu­ro foi de 186,271. Pa­ra a ges­tão cor­ren­te do Te­sou­ro Na­ci­o­nal, o BNA, en­quan­to ope­ra­dor do Es­ta­do, co­lo­cou no mer­ca­do pri­má­rio Tí­tu­los do Te­sou­ro no mon­tan­te de 30 mil mi­lhões de kwan­zas, sen­do 20,3 mil mi­lhões em Bi­lhe­tes do Te­sou­ro (BT) e 9,7 mil mi­lhões em Obri­ga­ções do Te­sou­ro (OT-TX). As OT-TX emi­ti­das fo­ram nas ma­tu­ri­da­des de 2 e 5 anos, a ta­xas de ju­ro no­mi­nais de se­te e 7,75 por cen­to ao ano, res­pec­ti­va­men­te.

As ta­xas de ju­ro mé­di­as apu­ra­das pa­ra os BT nas ma­tu­ri­da­des de 91, 182 e 364 di­as ti­ve­ram uma va­ri­a­ção na ma­tu­ri­da­de de 182 di­as de me­nos 0,01 pon­tos per­cen­tu­ais fa­ce à se­ma­na an­te­ri­or, ten­do-se si­tu­a­do em 13,89 por cen­to ao ano (aa) pa­ra 91 di­as, 16,69 (aa) pa­ra 182 di­as e 18,50 (aa) pa­ra 364 di­as.

No seg­men­to de ven­da di­rec­ta de tí­tu­los ao pú­bli­co, foi co­lo­ca­do o mon­tan­te de 1,5 mil mi­lhões de kwan­zas, sen­do 540,1 mi­lhões em OTMN/TXC, na ma­tu­ri­da­de de 2 anos, e 958,7 mi­lhões em BT, nas ma­tu­ri­da­des de 91, 182 e 364 di­as.

DO­MIN­GOS CADÊNCIA

Con­tas do BPC com ní­veis de­cres­cen­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.