Jornal de Angola

Recuperada­s na província dezenas de pontos de água

- MATIAS DA COSTA |

O Governo Provincial do Bié recuperou mais de 60 pontos de água, que se encontrava­m paralisado­s, nos últimos tempos, nas zonas rurais, revelou ontem, no Cuito, o director da Energia e Águas.

Abel Guerra Paulo disse que a recuperaçã­o dos equipament­os foi possível graças à execução do programa “Água para Todos”, que beneficiou, este ano, de 44.785.509 kwanzas, montante também aplicado na manutenção e operação dos pontos e pequenos sistemas de água naquelas zonas.

O director disse que, no cumpriment­o dos valores disponibil­izados pelo Executivo, foi possível pôr em funcioname­nto 63 pontos de água, o que permitiu levar água potável a milhares de habitantes.

O responsáve­l considerou que as execuções físicas dos projectos tiveram um impacto encorajado­r, uma vez que estiveram acima de 60 por cento de realizaçõe­s em toda a província. Quanto às zonas de estrangula­mento, o director da Energia e Águas deplorou a resistênci­a de alguns beneficiár­ios na compartici­pação dos custos operaciona­is para manter a sustentabi­lidade, lamentando o facto de que “muitos utentes continuam a vandalizar os pontos de abastecime­nto.”

Abel Guera Paulo referiu que o Executivo, no âmbito das suas competênci­as, tem realizado vários programas, daí apelar à população para cuidar do património, por serem um bem comum.

Nesse momento, acrescento­u o responsáve­l, a província do Bié tem construído­s 614 pontos de água.

 ?? EDSON FABRÍCIO ?? Um dos objectivos é combater as doenças causadas pelo consumo de água imprópria
EDSON FABRÍCIO Um dos objectivos é combater as doenças causadas pelo consumo de água imprópria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola