Re­cu­pe­ra­das na pro­vín­cia de­ze­nas de pon­tos de água

Jornal de Angola - - PROVÍNCIAS - MATIAS DA COS­TA |

O Go­ver­no Pro­vin­ci­al do Bié re­cu­pe­rou mais de 60 pon­tos de água, que se en­con­tra­vam pa­ra­li­sa­dos, nos úl­ti­mos tem­pos, nas zo­nas ru­rais, re­ve­lou on­tem, no Cui­to, o di­rec­tor da Ener­gia e Águas.

Abel Guer­ra Pau­lo dis­se que a re­cu­pe­ra­ção dos equi­pa­men­tos foi pos­sí­vel gra­ças à exe­cu­ção do pro­gra­ma “Água pa­ra To­dos”, que be­ne­fi­ci­ou, es­te ano, de 44.785.509 kwan­zas, mon­tan­te tam­bém apli­ca­do na ma­nu­ten­ção e ope­ra­ção dos pon­tos e pe­que­nos sis­te­mas de água na­que­las zo­nas.

O di­rec­tor dis­se que, no cum­pri­men­to dos va­lo­res dis­po­ni­bi­li­za­dos pe­lo Exe­cu­ti­vo, foi pos­sí­vel pôr em fun­ci­o­na­men­to 63 pon­tos de água, o que per­mi­tiu le­var água po­tá­vel a mi­lha­res de ha­bi­tan­tes.

O res­pon­sá­vel con­si­de­rou que as exe­cu­ções fí­si­cas dos pro­jec­tos ti­ve­ram um im­pac­to en­co­ra­ja­dor, uma vez que es­ti­ve­ram aci­ma de 60 por cen­to de re­a­li­za­ções em to­da a pro­vín­cia. Quan­to às zo­nas de es­tran­gu­la­men­to, o di­rec­tor da Ener­gia e Águas de­plo­rou a re­sis­tên­cia de al­guns be­ne­fi­ciá­ri­os na com­par­ti­ci­pa­ção dos cus­tos ope­ra­ci­o­nais pa­ra man­ter a sus­ten­ta­bi­li­da­de, la­men­tan­do o fac­to de que “mui­tos uten­tes con­ti­nu­am a van­da­li­zar os pon­tos de abas­te­ci­men­to.”

Abel Gu­e­ra Pau­lo re­fe­riu que o Exe­cu­ti­vo, no âm­bi­to das su­as com­pe­tên­ci­as, tem re­a­li­za­do vá­ri­os pro­gra­mas, daí ape­lar à po­pu­la­ção pa­ra cui­dar do pa­tri­mó­nio, por se­rem um bem co­mum.

Nes­se mo­men­to, acres­cen­tou o res­pon­sá­vel, a pro­vín­cia do Bié tem cons­truí­dos 614 pon­tos de água.

ED­SON FABRÍCIO

Um dos ob­jec­ti­vos é com­ba­ter as do­en­ças cau­sa­das pe­lo con­su­mo de água im­pró­pria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.