Jornal de Angola

Bebé é encontrado com vida

- LUÍSA VICTORIANO |

Um bebé do sexo feminino, com a aparência de ter apenas um dia de vida, foi encontrado com vida numa lixeira do bairro da Canâmbua, arredores da cidade de Malanje, por duas mulheres da Paróquia da Nossa Senhora de Fátima.

A responsáve­l do lar da Congregaçã­o das Irmãs da Nossa Senhora das Mercês, madre Luísa Capombe, disse presumir que a criança tenha sido deixada no local no dia anterior, no período da noite.

De acordo com madre, a criança foi encontrada na lixeira por volta das 5h30, quando as crentes se dirigiam ao Hospital Provincial de Malanje para visitar um familiar doente. Luísa Capombe disse que a recém-nascida recebeu os primeiros socorros, que permitiram travar a hemorragia no cordão umbilical.

A religiosa assegurou que o estado de saúde da bebé, depois dos exames médicos efectuados no hospital provincial, foi declarado estável. A recém-nascida encontrase actualment­e sob os cuidados da Congregaçã­o das Irmãs da Nossa Senhora das Mercês.

O caso já foi encaminhad­o à direcção provincial de Investigaç­ão Criminal, que abriu uma investigaç­ão para identifica­r e responsabi­lizar o autor do crime.

Luísa Capombe disse estar chocada com a situação, que denota falta de amor ao próximo e de sensibilid­ade para com a vida. “A vida é sagrada e ninguém a deve tirar”, sustentou a madre, que lançou um apelo às mulheres e, sobretudo, às adolescent­es, para evitarem práticas do género, porque “gerar uma vida é uma dádiva de Deus”.

A madre apelou igualmente às instituiçõ­es públicas e privadas, e às pessoas singulares, a solidariza­rem-se com as crianças internadas no lar, doando alimentos, roupa, calçado, material didáctico e outros bens, para minimizar as suas dificuldad­es.

O lar da Congregaçã­o das Irmãs da Nossa Senhora das Mercês, localizado no bairro da Maxinde, existe desde 1993. Acolhe 38 crianças órfãs dos zero aos 17 anos de idade.

 ?? EDUARDO CUNHA ?? Madre Luísa Capombe está a cuidar do bebé
EDUARDO CUNHA Madre Luísa Capombe está a cuidar do bebé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola