Pa­pa dis­po­ní­vel pa­ra vi­si­tar o Ira­que

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

O Pa­pa Fran­cis­co re­no­vou a sua dis­po­ni­bi­li­da­de pa­ra vi­si­tar os cris­tãos do Ira­que, nu­ma bre­ve con­ver­sa com o pa­tri­ar­ca Louis Rapha­el I Sa­ko, lí­der da co­mu­ni­da­de cal­deia, a mais an­ti­ga e im­por­tan­te nes­se país.

“IInshal­lah”, se Deus qui­ser, dis­se o pon­tí­fi­ce ar­gen­ti­no, em ára­be, em res­pos­ta ao con­vi­te do pa­tri­ar­ca ca­tó­li­co do Ira­que.

A no­tí­cia foi avan­ça­da on­tem pe­la Agên­cia Fi­des, do Va­ti­ca­no, após o en­con­tro de ora­ção pe­la paz que de­cor­reu sex­ta-fei­ra na Geór­gia, na pri­mei­ra vez que um Pa­pa en­trou nu­ma igre­ja as­sí­rio-cal­deia.

“Es­pe­ra­mos a sua vi­si­ta em bre­ve ao Ira­que. Pre­ci­sa­mos da sua pre­sen­ça e do seu apoio”, ti­nha ex­pli­ca­do à Agên­cia Fi­des D. Louis Rapha­el I Sa­ko, an­tes do en­con­tro na igre­ja de São Simão Bar Sab­bae.

Em Agos­to de 2014, ao re­gres­sar de uma vi­a­gem à Co­reia do Sul, Fran­cis­co ad­mi­tiu uma vi­si­ta ao Cur­dis­tão, con­fes­san­do que dis­cu­tiu “mui­tas coi­sas” com os seus co­la­bo­ra­do­res quan­do se co­me­çou a ter no­ção da di­men­são da si­tu­a­ção no Ira­que. “Es­tou dis­po­ní­vel”, re­ve­lou en­tão. Sex­ta-fei­ra es­ti­ve­ram com o Pa­pa 12 bis­pos cal­deus, que aca­bam de ce­le­brar o seu sí­no­do anu­al em Er­bil, ca­pi­tal do Cur­dis­tão ira­qui­a­no. O ri­to cal­deu re­mon­ta às ori­gens do Cris­ti­a­nis­mo e tem par­ti­cu­lar im­por­tân­cia na Sí­ria e no Ira­que. A cha­ma­da Igre­ja As­sí­ria do Ori­en­te ob­te­ve a au­to­no­mia no con­cí­lio de Mark­ba­ta, em 492, com a pos­si­bi­li­da­de de ele­ger um pa­tri­ar­ca com o tí­tu­lo de ‘catho­li­cos’.

Em 1830, o Pa­pa Pio VIII no­me­ou o “pa­tri­ar­ca da Ba­bi­ló­nia dos Cal­deus” co­mo che­fe de to­dos os ca­tó­li­cos cal­deus. A se­de des­te pa­tri­ar­ca­do era Mos­sul, no nor­te do Ira­que, e se­ria trans­fe­ri­da pa­ra Bag­da­de em 1950, após a II Guer­ra Mun­di­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.