Jornal de Angola

Papa disponível para visitar o Iraque

-

O Papa Francisco renovou a sua disponibil­idade para visitar os cristãos do Iraque, numa breve conversa com o patriarca Louis Raphael I Sako, líder da comunidade caldeia, a mais antiga e importante nesse país.

“IInshallah”, se Deus quiser, disse o pontífice argentino, em árabe, em resposta ao convite do patriarca católico do Iraque.

A notícia foi avançada ontem pela Agência Fides, do Vaticano, após o encontro de oração pela paz que decorreu sexta-feira na Geórgia, na primeira vez que um Papa entrou numa igreja assírio-caldeia.

“Esperamos a sua visita em breve ao Iraque. Precisamos da sua presença e do seu apoio”, tinha explicado à Agência Fides D. Louis Raphael I Sako, antes do encontro na igreja de São Simão Bar Sabbae.

Em Agosto de 2014, ao regressar de uma viagem à Coreia do Sul, Francisco admitiu uma visita ao Curdistão, confessand­o que discutiu “muitas coisas” com os seus colaborado­res quando se começou a ter noção da dimensão da situação no Iraque. “Estou disponível”, revelou então. Sexta-feira estiveram com o Papa 12 bispos caldeus, que acabam de celebrar o seu sínodo anual em Erbil, capital do Curdistão iraquiano. O rito caldeu remonta às origens do Cristianis­mo e tem particular importânci­a na Síria e no Iraque. A chamada Igreja Assíria do Oriente obteve a autonomia no concílio de Markbata, em 492, com a possibilid­ade de eleger um patriarca com o título de ‘catholicos’.

Em 1830, o Papa Pio VIII nomeou o “patriarca da Babilónia dos Caldeus” como chefe de todos os católicos caldeus. A sede deste patriarcad­o era Mossul, no norte do Iraque, e seria transferid­a para Bagdade em 1950, após a II Guerra Mundial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola