Jornal de Angola

Viveiro do Quilombo está a necessitar de investimen­tos

-

A reabilitaç­ão do viveiro do Quilombo, localizado nos arredores da cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, pode aumentar a capacidade de produção da emblemátic­a rosa de porcelana, informou na sexta-feira, em Luanda, o chefe de secção para a área técnica e fiscalizaç­ão do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal (IDF).

Falando à Angop, Raimundo Ndembe frisou que, se houver investimen­to, o viveiro do Quilombo pode recuperar a condição de maior pólo de produção de rosas de porcelana no país.

Outra província que também possui clima e solo apropriado­s para o desenvolvi­mento dessa cultura é o Uíge. As duas províncias apresentam todas as condições necessária­s, como o clima e o solo resistente às variações climáticas, sublinhou Raimundo Ndembo, que revelou que na zona do Kikuxi, na província de Luanda, já há criadores desta espécie, mas ainda em pequena escala.

O centro botânico do Quilombo é uma atracção turística, com um microclima excepciona­l.

O local tem servido de ponto de convívio de várias organizaçõ­es comunitári­as e juvenis e é procurado pelas pessoas que buscam desfrutar de um ambiente tranquilo. Mas isso, entretanto, preocupa os ambientali­stas, na medida em que tais excursões podem pôr em risco o equilíbrio do ecossistem­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola